Conexão Mercado Pago

Nova nota fiscal MEI: saiba como emitir sua NFS-e no novo sistema

Escrito por Equipe Mercado Pago | Nov 13, 2023 12:00:00 PM

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já somam uma grande parte dos empreendedores no Brasil. Aliás, eles têm papel super importante na construção da economia brasileira, impulsionando vendas, negócios e fazendo o dinheiro girar em todo o país. 

Ao contrário do que muitos pensam, os MEIs possuem muitas responsabilidades, inclusive legais, como a emissão de notas fiscais (NFs) que precisam detalhar inúmeras informações sobre serviços prestados ou produtos comercializados pelos empreendedores.

E por falar nisso, você sabia que o processo de emissão da nota fiscal MEI mudou?! Isso mesmo, agora tudo ficou mais simples, rápido e o principal, menos burocrático.

 

Desvendando a nota fiscal MEI: o que mudou?

Desde 1º de setembro deste ano, a emissão da nota fiscal para MEI, também chamada de “NFS-e MEI”, mudou completamente. O que antes era feito através dos sistemas das prefeituras, agora é centralizado em um único portal do Governo, o Portal de Gestão NFS-e

Através dele, a emissão das notas ficou mais simples, e o melhor: você pode acessar esse portal com o mesmo login e senha que costuma utilizar no acesso de outros serviços do Governo. 

Anteriormente, os MEIs que desejavam emitir NFS-e precisavam seguir os protocolos individuais da prefeitura da sua cidade, com acesso a uma plataforma específica para a emissão. Agora, com o novo sistema, você faz esse processo em um único lugar sem precisar seguir processos particulares determinados pela prefeitura onde seu MEI foi registrado e costuma operar. 

É mais fácil para você manter seu MEI sempre em dia e livre de perrengues. E tem mais, toda essa mudança é significativa para a regulamentação de impostos, transparência, facilidade e redução de burocracia, já que os sistemas tinham distinção entre si nos sites das prefeituras. 

 

Como emitir a nota fiscal MEI

Para executar o novo processo de emissão da nota fiscal MEI não há segredos, basta você ter acesso à internet e ir até o portal do Governo pelo computador ou aplicativo no celular. 

Com isso, você pode acessar sua conta ou fazer seu registro rapidamente, e ter acesso a todos os recursos e serviços oferecidos pelo Governo, inclusive a emissão da NFS-e MEI. 

Para fazer o processo agora mesmo você pode seguir os passos:

 

  • Acesse o aplicativo ou site do Portal de Gestão NFS-e;
  • Entre com seu CPF e senha;
  • Acesse a aba “Emitir NFS-e”;
  • Informe o tipo de serviço que prestou;
  • Preencha o valor com atenção;
  • E pronto, sua nota fiscal está feita.

 

👉 Guia completo de como começar um negócio do zero

 

5 vantagens do novo sistema para emitir nota fiscal MEI

Com a integração de tecnologia de ponta, a intuitividade e a flexibilidade do novo processo de emissão de notas fiscais, agora você pode cumprir com suas obrigações legais como MEI de qualquer lugar e a qualquer momento, unificando e aprimorando todo o processo.

E não para por aí, viu?! O novo sistema de emissão de NFS-e MEI oferece muitas outras vantagens para o gerenciamento eficiente do seu negócio e cumprimento de obrigações legais:

 

1. Padronização de informações

Com a centralização de emissão de nota fiscal MEI em apenas um portal, há também a centralização de informações, já que o sistema deixou de ser individual das prefeituras e passou a ser único. Com isso, você consegue consultar diferentes informações em um único local. 

 

2. Redução de burocracias:

Não há mais necessidade de burocracias geradas por sistemas antigos, inclusive em relação à necessidade de cadastramentos presenciais nas prefeituras. O novo sistema elimina diversos trâmites burocráticos e possibilita a emissão de notas em questão de minutos.

 

3. Redução de custos

Menos papel, menos impressões e menos tempo gasto em processos burocráticos significam redução de custos para você e principalmente para seu negócio. Com nosso sistema, você economiza dinheiro que pode ser investido em outras áreas do seu negócio.

 

4. Aumento na eficácia

A eficácia, controle e organização são prioridades. Com um processo de emissão de notas mais eficiente, você pode focar mais tempo e energia nas atividades que fazem seu negócio crescer. Isso aumenta a produtividade e o sucesso geral do seu empreendimento.

 

5. Flexibilidade e mobilidade

A vida de um MEI é dinâmica e, por isso, seu sistema de emissão de notas também deve ser. Com o novo processo você emite notas de onde estiver com segurança e agilidade. Isso proporciona a flexibilidade e mobilidade que todo empreendedor moderno precisa.

 

Simplifique sua vida com a nova nota fiscal MEI!

Emitir suas notas fiscais MEI ficou mais fácil e aderir ao novo sistema é essencial para estar conforme a lei. Manter-se atualizado junto a nova plataforma só trará benefícios, a começar pela agilidade, facilidade e centralização completa das suas NFS-e MEI emitidas. Comece hoje mesmo a utilizar o novo sistema de emissão de nota fiscal MEI, deixando a burocracia de lado e se preocupando apenas em vender.

 

💡 Leia também: 

Abri MEI, e agora? Confira os próximos passos para seu negócio crescer

Mudar de MEI para ME: saiba quando e como fazer

8 vantagens de uma conta digital para MEI

Dúvidas sobre MEI: saiba como regularizar a guia DAS