Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Nova nota fiscal MEI: saiba como emitir sua NFS-e no novo sistema

4 min de leitura Atualizado em 12/12/2023
Mercado Pago: mão de uma pessoa segurando o smartphone aberto na tela da Receita Federal sugerindo a necessidade de emitir a nova nota fiscal MEI

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) já somam uma grande parte dos empreendedores no Brasil. Aliás, eles têm papel super importante na construção da economia brasileira, impulsionando vendas, negócios e fazendo o dinheiro girar em todo o país. 

Ao contrário do que muitos pensam, os MEIs possuem muitas responsabilidades, inclusive legais, como a emissão de notas fiscais (NFs) que precisam detalhar inúmeras informações sobre serviços prestados ou produtos comercializados pelos empreendedores.

E por falar nisso, você sabia que o processo de emissão da nota fiscal MEI mudou?! Isso mesmo, agora tudo ficou mais simples, rápido e o principal, menos burocrático.

 

Desvendando a nota fiscal MEI: o que mudou?

Desde 1º de setembro deste ano, a emissão da nota fiscal para MEI, também chamada de “NFS-e MEI”, mudou completamente. O que antes era feito através dos sistemas das prefeituras, agora é centralizado em um único portal do Governo, o Portal de Gestão NFS-e

Através dele, a emissão das notas ficou mais simples, e o melhor: você pode acessar esse portal com o mesmo login e senha que costuma utilizar no acesso de outros serviços do Governo. 

Anteriormente, os MEIs que desejavam emitir NFS-e precisavam seguir os protocolos individuais da prefeitura da sua cidade, com acesso a uma plataforma específica para a emissão. Agora, com o novo sistema, você faz esse processo em um único lugar sem precisar seguir processos particulares determinados pela prefeitura onde seu MEI foi registrado e costuma operar. 

É mais fácil para você manter seu MEI sempre em dia e livre de perrengues. E tem mais, toda essa mudança é significativa para a regulamentação de impostos, transparência, facilidade e redução de burocracia, já que os sistemas tinham distinção entre si nos sites das prefeituras. 

 

Como emitir a nota fiscal MEI

Para executar o novo processo de emissão da nota fiscal MEI não há segredos, basta você ter acesso à internet e ir até o portal do Governo pelo computador ou aplicativo no celular. 

Com isso, você pode acessar sua conta ou fazer seu registro rapidamente, e ter acesso a todos os recursos e serviços oferecidos pelo Governo, inclusive a emissão da NFS-e MEI. 

Para fazer o processo agora mesmo você pode seguir os passos:

 

  • Acesse o aplicativo ou site do Portal de Gestão NFS-e;
  • Entre com seu CPF e senha;
  • Acesse a aba “Emitir NFS-e”;
  • Informe o tipo de serviço que prestou;
  • Preencha o valor com atenção;
  • E pronto, sua nota fiscal está feita.

 

👉 Guia completo de como começar um negócio do zero

 

5 vantagens do novo sistema para emitir nota fiscal MEI

Com a integração de tecnologia de ponta, a intuitividade e a flexibilidade do novo processo de emissão de notas fiscais, agora você pode cumprir com suas obrigações legais como MEI de qualquer lugar e a qualquer momento, unificando e aprimorando todo o processo.

E não para por aí, viu?! O novo sistema de emissão de NFS-e MEI oferece muitas outras vantagens para o gerenciamento eficiente do seu negócio e cumprimento de obrigações legais:

 

1. Padronização de informações

Com a centralização de emissão de nota fiscal MEI em apenas um portal, há também a centralização de informações, já que o sistema deixou de ser individual das prefeituras e passou a ser único. Com isso, você consegue consultar diferentes informações em um único local. 

 

2. Redução de burocracias:

Não há mais necessidade de burocracias geradas por sistemas antigos, inclusive em relação à necessidade de cadastramentos presenciais nas prefeituras. O novo sistema elimina diversos trâmites burocráticos e possibilita a emissão de notas em questão de minutos.

 

3. Redução de custos

Menos papel, menos impressões e menos tempo gasto em processos burocráticos significam redução de custos para você e principalmente para seu negócio. Com nosso sistema, você economiza dinheiro que pode ser investido em outras áreas do seu negócio.

 

4. Aumento na eficácia

A eficácia, controle e organização são prioridades. Com um processo de emissão de notas mais eficiente, você pode focar mais tempo e energia nas atividades que fazem seu negócio crescer. Isso aumenta a produtividade e o sucesso geral do seu empreendimento.

 

5. Flexibilidade e mobilidade

A vida de um MEI é dinâmica e, por isso, seu sistema de emissão de notas também deve ser. Com o novo processo você emite notas de onde estiver com segurança e agilidade. Isso proporciona a flexibilidade e mobilidade que todo empreendedor moderno precisa.

 

Simplifique sua vida com a nova nota fiscal MEI!

Emitir suas notas fiscais MEI ficou mais fácil e aderir ao novo sistema é essencial para estar conforme a lei. Manter-se atualizado junto a nova plataforma só trará benefícios, a começar pela agilidade, facilidade e centralização completa das suas NFS-e MEI emitidas. Comece hoje mesmo a utilizar o novo sistema de emissão de nota fiscal MEI, deixando a burocracia de lado e se preocupando apenas em vender.

 


💡 Leia também: 

Abri MEI, e agora? Confira os próximos passos para seu negócio crescer

Mudar de MEI para ME: saiba quando e como fazer

8 vantagens de uma conta digital para MEI

Dúvidas sobre MEI: saiba como regularizar a guia DAS

 

Quer transformar seu negócio e simplificar as finanças? A Conta Mercado Pago é a solução!

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados