Dúvidas sobre MEI: saiba como regularizar a guia DAS
Os negócios enquadrados como MEI crescem a cada ano pelas facilidades que proporcionam aos empreendedores. Aliás, atualmente quase 70% dos negócios em atividade no país são formados por Microempreendedores Individuais, segundo o Ministério da Economia.
Mas mesmo oferecendo facilidades e menos burocracias, podem surgir dúvidas que fazem o MEI se atrapalhar com suas finanças, principalmente quando o assunto são os impostos, onde alguns acabam atrasando o pagamento da DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional).
O problema é que o não pagamento em dia desta guia que engloba todos os recolhimentos de impostos do MEI pode te levar à perda de direitos previdenciários, além de gerar multas e juros.
💙 Acesso Rápido - Dúvidas sobre MEI: saiba como regularizar a guia DAS
Como funciona a cobrança da guia DAS
Uma das dúvidas mais comuns sobre MEI é em relação à cobrança das guias DAS.
Elas são a forma de arrecadar os impostos de quem empreende e tem um valor calculado conforme os reajustes do salário mínimo. Em 2022, por exemplo, o valor máximo da contribuição do MEI é de R$ 66,60, variando de acordo com o segmento de atuação somado ao ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e/ou ISS (Imposto Sobre Serviços).
Aliás, é através do pagamento destas guias que você garante acesso aos benefícios da categoria, como aposentadoria, salário-maternidade, auxílio-doença, pensão por morte para a família, entre outros. Por isso, para se manter em dia e não perder seus direitos como MEI, o documento deve ser pago mensalmente e antes do vencimento, todo dia 20 do mês, mesmo que não tenha faturado ou emitido nota fiscal no período em questão.
Como regularizar a guia DAS?
Quem tem guias em atraso pode fazer a regularização emitindo as guias DAS em atraso e pagar os débitos com os acréscimos legais correspondentes (multas e juros). Basta seguir o passo a passo:
- Acesse o portal PGMEI e informar o CNPJ
- Clique na opção Emitir Guia de Pagamento (DAS)
- Selecione o ano-calendário correspondente aos pagamentos pendentes e clique em OK
- Selecione o período de apuração (PA) e, em seguida, clique no botão Apurar/Gerar DAS, sendo possível verificar os meses em abertos clicando no campo situação. Esses atrasos estarão identificados como “devedor”
- Por fim, clique no botão Imprimir/Visualizar PDF para ter acesso às guias DAS para o pagamento, que estará disponível no boleto por código de barras ou Pix.
Caso os valores devidos forem muito altos, o MEI pode ainda negociar seu parcelamento, dividindo o valor em até 60 vezes com parcelas mínimas de R$ 50.
Quais os riscos em não regularizar a guia DAS?
É importante ficar atento aos pagamentos, pois caso haja atraso ou não pagamento, a dívida acumula com multa de 0,33% ao dia, limitada a 20%, e ainda terão juros com base na taxa Selic, que se acumula após o mês seguinte ao vencimento da guia, acumulando mais 1% referente ao mês em que o débito for quitado. Por fim, a inadimplência pode ainda ser enviada para inscrição na Dívida Ativa da União, comprometendo o seu CNPJ.
Ao não cumprir essas obrigações durante esse período, seu CNPJ poderá ser cancelado e com o atraso, também existe a possibilidade de perder seu vínculo com o INSS e demais benefícios previdenciários, além de pagar multas e juros, e até sofrer a exclusão SIMEI e do Simples Nacional.
💡Leia também: Tudo sobre MEI - O que é, quem pode e como funciona
Evite transtornos financeiros em seu negócio!
É importante manter as obrigações do seu negócio em dia para evitar transtornos maiores e, para evitar atrasos ou esquecimentos, você pode contar com a ajuda da tecnologia. Afinal, diversas instituições financeiras oferecem soluções exclusivas para MEI, além de permitirem o cadastro de boletos, como as guias DAS, para pagamento mensal no débito automático.
Assim, você realiza o pagamento das guias em dia e evita dores de cabeça.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Por que adotar um sistema integrado no varejo híbrido?
| Outubro 7, 2024
Oferecer uma experiência de compra mais fluida deixou de ser um diferencial para empreendedores que querem se destacar no mercado. Hoje, garantir..
Quanto custa para abrir um MEI e começar um negócio de sucesso
| Outubro 2, 2024
Vamos aos fatos: quem nunca sonhou em ter o próprio negócio? Esse é o desejo de muitos brasileiros, e o melhor é que se esse é o seu sonho também,..
Como usar link de pagamento e destacar sua loja no Instagram Shopping
| Setembro 30, 2024
Que as redes sociais se tornaram um destino certo do brasileiro durante as horas vagas, todo mundo sabe! Mas o que muitos ainda não sabem é que elas..