Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

5 dicas para MEI: saiba como melhorar seu negócio

4 min de leitura Atualizado em 29/01/2024
Melhorar experiência como MEI - experiência como MEI

O MEI - microempreendedor individual - tem sido a opção de muitos brasileiros que desejam empreender de forma menos burocrática. A opção foi justamente criada com o objetivo de incentivar e facilitar a formalização de pequenos negócios no Brasil.

Ao longo de 11 anos desde a sua implantação, o programa apresenta um crescimento exponencial e já totaliza mais de 10 milhões de pequenos empresários registrados no país. Os benefícios da formalização MEI são indiscutíveis, já que o microempreendedor passa a ter acesso a vários direitos, inclusive do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, sabemos que gerenciar um negócio não é fácil, principalmente para quem está começando. 

 

5 dicas financeiras para melhorar a sua experiência como MEI

Quando se fala na experiência como microempreendedor, algumas ações e escolhas simples podem fazer toda a diferença para resultados muito melhores - principalmente no que diz respeito à gestão financeira do seu negócio. Por isso, separamos algumas dicas importantes:

 

1. Tenha uma conta digital

barra_conta

Diga adeus às burocracias e taxas dos bancos tradicionais. Ao investir em uma conta digital, você dispõe de diversas facilidades e benefícios exclusivos para os microempreendedores individuais. Com a proposta de ajudar o crescimento de pequenos negócios, diversas empresas oferecem soluções completas de serviços bancários on-line para MEI. Entre essas vantagens podem estar: pagamento de DAS pelo celular sem pegar filas; conta sem taxas; transferências gratuitas; rendimento maior que da poupança; cartão virtual para compras on-line; gestão financeira via app e muitos outros.

 

2. Separe contas pessoais de contas do negócio

barra_pix

Um dos erros mais comuns que um empresário pode cometer é não separar as finanças do CNPJ e do CPF. Por isso, é muito importante organizar o que é da pessoa física e aquilo que pertence à empresa. Ao fazer a separação de contas pessoais e do negócio é possível ter mais controle financeiro, visibilidade clara dos gastos, evitar pagamentos atrasados e planejar futuros investimentos.

 

3. Fique de olho nas leis que regulamentam o MEI

barra_seguro

Outro ponto de atenção é o que envolve as leis que regulamentam o funcionamento do MEI. Em relação ao faturamento, desde 2018 o valor máximo anual é de R$81 mil reais, havendo uma tolerância de 20% a mais. Além disso, a lei estabelece que o MEI pode ter apenas um empregado e não pode participar como sócio ou titular em outra empresa.

 

4. Use uma planilha de contas

barra_pagar_cel

Por mais que você seja ótimo com números, todo cálculo humano está sujeito a falhas. Por isso, 2021 é o ano de abandonar o caderninho e deixar a tecnologia te ajudar a fazer uma melhor e mais prática gestão do seu dinheiro. Existem, é claro, diferentes ferramentas para isso, como aplicativos, programas de computador ou planilhas de contas. O importante é ter tudo isso registrado na internet, de maneira organizada e de fácil acesso para evitar dores de cabeça.

 

5. Invista em cursos de educação financeira para empreendedores

barra_credito

Precisa entender um pouco mais sobre a gestão financeira do seu negócio? Você não está sozinho! Mais da metade dos MEIs, segundo o Sebrae, querem aprender sobre controle financeiro. E nunca foi tão importante saber poupar, estabelecer metas e escolher bons investimentos. Com educação financeira, você pode diminuir impactos no seu negócio em situações de crise, entender melhor quais devem ser suas prioridades, onde pode economizar e, assim, tornar a vida financeira do seu empreendimento sustentável. 

 

Melhore a gestão do seu dinheiro e sua experiência como microempreendedor individual

Certamente, essas dicas irão te ajudar ainda mais na sua experiência como MEI. Além disso, vão te auxiliar também a ter o controle financeiro da sua empresa na palma da mão. 

Agora que você já leu sabe mais sobre o assunto, é hora de agir! Organize as suas finanças, crie planilhas e controle a movimentação do seu dinheiro na sua conta digital.

 

Sem burocracias, taxas e soluções que facilitam a organização financeiro do seu negócio.


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados