Vender por link de pagamento: o futuro das vendas já chegou
Há alguns anos, usar um cartão de crédito para pagar compras em lojas físicas era inovador. Poder parcelar esse pagamento então, parecia um sonho. Passamos pelo período de fazer a leitura do cartão pela tarja e assinar o cupom do estabelecimento. Depois, vieram os chips, aumentando a segurança das transações e facilitando ainda mais o processo de compra.
O comércio eletrônico pegou carona nessa evolução. Toda a insegurança que parecia envolver os pagamentos online acabou dando lugar a um mundo de novas oportunidades - para vendedores e compradores - onde a facilidade é quem comanda.
Não importa o que você precise ou queira comprar, não precisa nem abrir o computador, é só usar o celular e fazer seu pedido para receber em casa.
Mas não para por aí. Hoje, não é preciso mais nem ter uma loja online para poder oferecer produtos e serviços. É possível aproveitar o tempo que as pessoas passam nas redes sociais, por exemplo, e oferecer ofertas ali mesmo, encaminhando-as direto para a página de checkout. É isso que um link de pagamento faz e é sobre ele que vamos falar.
Está preparado? O futuro já chegou. Saiba mais sobre como ele pode fazer a diferença no seu e-commerce.
💙 Acesso rápido - Vender por link de pagamento
👉 Como as soluções de pagamento alternativas estão transformando a forma de vender online
👉 Redes sociais: como elas têm impactado as vendas online e quais as melhores plataformas para seu negócio
👉 Link de pagamento: como funciona essa ferramenta?
👉 Quais os benefícios de vender por link de pagamento no e-commerce
👉 É seguro receber com link de pagamento?
👉 Vender em redes sociais: qual o melhor link de pagamento?
👉 Comece a receber com o link de pagamento Mercado Pago no WhatsApp e redes sociais
💙 Como gerar link de pagamento no Mercado Pago?
Como as soluções de pagamento alternativas estão transformando a forma de vender online
De acordo com a Statista, empresa especialista em dados de mercado e consumo, cerca de 1,8 bilhão de pessoas compra online ao redor do mundo.
A maioria das compras - 63% -, não importa se finalizadas em uma loja física ou e-commerce, começa online, seja para mais informações sobre o produto ou comparações de preço. Esse é um mercado cheio de oportunidades para quem quer empreender ou investir no seu negócio.
E esse crescimento expressivo e contínuo não é sem motivo. O mundo das compras online acompanha os desejos, necessidades e hábitos dos consumidores. Hoje, tem crescido algo que chamamos de comércio contextual. Basicamente, essa prática envolve comprar um produto ou serviço enquanto fazemos qualquer outra coisa.
Quando estamos passando pelo nosso feed nas redes sociais, por exemplo, e vemos algo de que gostamos - seja por uma propaganda da própria loja ou indicação de algum influenciador - ter a possibilidade de compra à nossa disposição ali, naquela plataforma, aumenta muito as chances de irmos adiante com a transação. Isso mostra a diferença que a experiência faz.
E para surfar nessa onda gigante que é o comércio eletrônico, é preciso responder a isso. E as soluções de pagamento alternativas fazem muito bem esse papel. São alternativas porque costumam ser diferentes do que é comum, mas podem ser as melhores maneiras de receber pagamentos online.
Normalmente, quando pensamos no processo de compra, imaginamos uma pessoa que recebeu uma newsletter com uma propaganda ou que, simplesmente, quer comprar um produto e entra no site de uma loja procurando por ele.
Quando encontra, escolhe o método de pagamento e faz a compra. A questão é que, como já vimos, nem sempre é assim. Os caminhos até o checkout podem ser muitos e é preciso estar atento a eles para oferecer o que os consumidores precisam e traduzir isso em faturamento.
Por isso, quem vende online precisa, além de conhecer bem o seu público e suas preferências, se preocupar com as experiências de compra que oferece.
Redes sociais: como elas têm impactado as vendas online e quais as melhores plataformas para seu negócio
Falar sobre internet sem pensar nas redes sociais é praticamente impossível, principalmente aqui no Brasil. Somos o povo que mais usa essas plataformas na América Latina.
Quando se trata de tempo de uso, ficamos em segundo lugar na comparação global - segundo dados da GlobalWebIndex, empresa britânica. Em média, gastamos 225 minutos todos os dias checando, curtindo e compartilhando informações e imagens online.
E é claro que isso afeta diretamente nossos hábitos de consumo. As vendas pelas redes sociais não são só uma realidade, mas uma prática que veio para ficar e crescer.
Isso pelo crescimento do comércio contextual, como já falamos, e também pelas mudanças geracionais. Cada vez mais as pessoas precisam de agilidade, principalmente quem já nasceu em um mundo conectado.
Você pode estar pensando: "Eu já tenho uma loja online, achei que isso era suficiente". E você está certo. Mas se quer que o seu negócio se destaque em meio aos concorrentes e continue acompanhando as mudanças de hábitos de consumo, precisa ir um passo além e considerar as vendas através das redes sociais.
Elas possibilitam não só disponibilizar as compras em si, mas fazer todo o trabalho de marketing e publicidade em volta dos produtos e serviços, e ainda ajudam a alcançar e se relacionar com o público certo com esses esforços.
Para entender qual a melhor plataforma para seu tipo de negócio, é preciso conhecer as que estão disponíveis hoje e fazem mais sucesso no Brasil.
YouTube
O YouTube é a rede mais utilizada no Brasil. De acordo com o Digital 2019, relatório feito pela We are social e a Hootsuite, a plataforma teve um crescimento de mais 58% em número de usuários brasileiros nos últimos anos. É ideal para fazer a publicidade dos produtos, principalmente mostrando seu uso, seus benefícios e particularidades.
Popular no mundo todo, a rede social criada por Mark Zuckerberg conta com mais de 130 milhões de usuários brasileiros e, já há algum tempo, deixou de ser apenas uma ferramenta social. Por isso, vale a pena investir em um perfil para sua empresa, não só divulgando seus produtos e serviços, mas também fazendo sua comercialização e se relacionando com o público..
Apesar de não ser exatamente uma rede social, o WhatsApp também é ótimo para vendas. O aplicativo tem cerca de 1,5 bilhão de usuários ao redor do mundo e é um dos maiores meios de comunicação do Brasil. Criar grupos com clientes e compartilhar os produtos é uma ótima estratégia.
Uma das redes que mais cresce no Brasil e no mundo, o Instagram também pode ser uma ótima plataforma de vendas, principalmente com os posts de venda, que redirecionam os usuários para a página de compra do produto.
Essas são as 4 redes sociais mais utilizadas no Brasil. Ainda é possível investir no Twitter, Messenger, LinkedIn, Snapchat, Pinterest, que também têm seus públicos bem definidos. São milhares de oportunidades e estratégias para fazer dessas plataformas o novo ponto de vendas da sua loja online.
- Link de pagamento: como funciona essa ferramenta?
Quando se trata de tecnologia, internet e meios de comunicação, parece que as coisas mudam em um ritmo mais acelerado. É como se quando nos acostumamos com alguma coisa ela muda e parece que precisamos parar e aprender tudo de novo.
E quando estamos gerenciando um negócio, parar para estudar algo novo pode parecer a perda de algo muito precioso: o tempo.
Mas a verdade é que acompanhar a inovação é ideal para empreitadas bem-sucedidas. E, muitas vezes, não é preciso gastar tanto tempo para se adaptar. A solução pode ser muito mais simples do que parece.
O link de pagamento nasceu para ajudar as lojas online a responderem aos anseios dos consumidores de forma simples, rápida e segura.
A solução é uma nova maneira de fazer cobranças fora de uma loja online tradicional. Como o próprio nome já diz, é um link enviado por mensagem de texto, que encaminha o comprador direto à página de checkout, onde ele preenche suas informações e escolhe como quer pagar.
Além de facilitar a vida de quem já vende online, criando transações mais ágeis, um dos benefícios de pagamento rápido que o link de pagamento oferece é como uma ótima ferramenta para quem quer começar a empreender, mas não quer ou não tem condições de investir em um site.
É como ter uma máquina de cartão de crédito virtual, para vender a qualquer hora e de qualquer lugar.
Quais os benefícios de vender por link de pagamento no e-commerce
Além de criar novas possibilidades para o comércio online, escolher o link de pagamento como uma das soluções de pagamento de um negócio traz diversos benefícios.
1. Facilidade para pagar
A partir do momento em que o cliente clica no link de pagamento da sua loja e é enviado para a página de checkout, pode escolher a melhor maneira de finalizar a compra, já que tem diversos meios de pagamento à sua disposição.
Aliás, dependendo da plataforma escolhida para gerar o link, essa página de pagamento também pode ser adaptável para celular e tablet, facilitando mais ainda a vida de quem está comprando.
2. Facilidade para receber pagamentos
Sem a necessidade de muitas integrações e desenvolvimentos, gerar um link de pagamento é simples e permite a personalização das páginas e do seu redirecionamento da maneira que funciona melhor para cada e-commerce.
Você pode usar o logotipo da sua empresa, escolher as informações de pagamento que quer pedir, escolher a mensagem a ser enviada com a finalização da transação.
3. Mais agilidade
Para todos os envolvidos no processo de compra, o link de pagamento garante mais agilidade, já que funciona como um "atalho". O comprador já viu o produto ou serviço a que tem interesse, já sabe quanto custa e quer comprar.
Precisa apenas de um clique para prosseguir para o pagamento. Isso possibilita o investimento no comércio contextual, por exemplo.
4. Venda por link no Instagram, WhatsApp e à distância
A internet possibilita que comércios locais possam vender seus produtos de maneira global. Qualquer pessoa tem acesso. O link de pagamento facilita as vendas a distância, seja qual for a maneira com que tenham sido feitas - por telefone, um anúncio, redes sociais, WhatsApp, e-mail.
É só enviar o link ao cliente e deixar que ele cumpra os próximos passos.
5. Personalização
Engana-se quem pensa que fazer cobranças com link de pagamento gera uma experiência fria e distante do consumidor. A página de checkout pode ser personalizada de acordo com a vontade do lojista, com imagens, logo, mensagens específicas. Tudo para que, ao realizar o pagamento, o cliente se sinta no ambiente da loja. Além disso, é possível escolher as mensagens a serem expostas com a aprovação da transação e, até mesmo, o redirecionamento
6. É seguro receber com link de pagamento?
Apesar de todos os benefícios que uma ferramenta como o link de pagamentos apresenta, a segurança não deixa de ser uma preocupação para quem vende online. Afinal, estamos falando de dados pessoais e de pagamento da loja e dos compradores. E isso tudo precisa estar bem protegido.
Por isso, a pergunta que não quer calar é: é seguro receber via link de pagamentos? E a resposta é simples: sim.
Assim como em qualquer solução de pagamento, para gerar um link é preciso estar conectado a uma plataforma de pagamentos. Afinal, são elas que permitem a comunicação entre os diversos agentes envolvidos em uma transação financeira: bandeiras de cartão, adquirentes, subadquirentes e bancos.
Essas plataforma já contam com ferramentas como sistemas antifraude, criptografia e programas de proteção, que ajudam a garantir que todas as transações sejam feitas de maneira segura.
Por isso, quando quiser investir no link de pagamento para o seu negócio, é muito importante conhecer a plataforma que o oferece, porque é nela que estão os dispositivos e métodos de segurança necessários para garantir sua proteção e a de seus clientes.
7. Cobrança para televendas
Nas vendas feitas pelo telefone, em que, normalmente, pede-se as informações de pagamento através da própria ligação, em um processo bastante desprotegido, é possível enviar o link de pagamento por e-mail, chat ou SMS, por exemplo, e garantir muito mais segurança.
8. Vender em redes sociais: qual o melhor link de pagamento?
Além de facilitar - e muito - o processo de compra e trazer diversos benefícios para as transações online, o link de pagamento é a solução ideal para vender pelas redes sociais.
Com ele, é possível divulgar seus produtos e serviços e acrescentar o direcionamento para o checkout nas postagens, seja em qual plataforma for.
Por exemplo, você pode postar diversas imagens de um produto específico no Instagram e falar sobre seus benefícios. Nessas postagens - ou na bio da sua página -, pode inserir o link de pagamento para que as pessoas façam a compra.
Quando clicarem e forem encaminhadas à página de checkout, terão acesso à descrição do que estão comprando e de tudo o que precisam para finalizar a transação.
Vender por link torna mais fácil aproveitar todos os benefícios que a tecnologia e a inovação têm criado através das redes sociais.
Se sua loja também usa o WhatsApp para fazer divulgações e manter contato com os clientes, é possível enviar o link de pagamento através dele, alcançando o público certo, na hora certa, do jeito certo.
9. Comece a receber com o link de pagamento Mercado Pago no WhatsApp e redes sociais
Aqui no Mercado Pago, nos preocupamos em oferecer o que há de melhor e de mais inovador para o e-commerce brasileiro. Por isso, em meio a tantas soluções também oferecemos a possibilidade de criar um link de pagamento.
E, o melhor, ele vem com todos os benefícios que a plataforma oferece, inclusive um sistema robusto de segurança nas transações.
Com o link de pagamento do Mercado Pago, é possível fazer cobranças simples, criar estratégias utilizando as redes sociais e desenvolver promoções para atrair novos clientes, utilizando o pagamento com link Mercado Pago.
Tudo isso de forma simples, rápida e segura. Você não precisa nem ter uma loja online para começar a vender.
Assim que decide usar essa ferramenta, você pode:
- Escolher quando quer receber o valor das suas vendas (D0 - mesmo dia -, D14 e D30);
- Selecionar as formas de pagamento que quer disponibilizar - inclusive parcelamentos;
- Inserir descrições e fotos dos produtos e serviços;
- Selecionar o período de validade da oferta.
E tudo isso contando, ainda, com a base de cadastros do Mercado Pago, que tem informações de milhões de usuários, possibilitando o carregamento automático de dados e evitando fraudes. Mais uma maneira de agilizar o processo de compra.
👉 Saiba como funciona o microcrédito para pequenos negócios
Como gerar link de pagamento no Mercado Pago?
Começar a usar o link de pagamento no seu e-commerce ou, quem sabe, empreender com ele, é muito simples e rápido. Não é necessário fazer nenhuma integração ou ação complexa. Basta fazer o login na sua conta Mercado Pago - ou se cadastrar, caso ainda não seja cliente - e criar o seu.
Quer um passo a passo? Você pode conferir aqui ou baixar nosso infográfico.
Com Mercado Pago você vende mais e melhor. São diversas soluções para ajudar você a empreender e seu negócio a crescer. Comece hoje mesmo a receber pagamento via link e alavanque suas vendas.
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