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9 razões para investir na experiência de compra mobile first

Cada vez mais, os hábitos de compra como um todo se configuram em padrões em que a utilização de dispositivos móveis alteram a experiência do usuário. Seu e-commerce já se deu conta disso?
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Eles estão por toda parte. Nos acordam para irmos para o trabalho, nos avisam de reuniões, carregam nossos dados e preferências. Os smartphones e tablets não saem das nossas mãos, seja para trabalho ou lazer, e têm definido nossos hábitos e rotinas. Há alguns anos alguém disse que o número de smartphones ultrapassaria o de seres humanos na Terra. E, de fato, esse dia chegou. Em pesquisa realizada pela Bank My Cell, empresa que incentiva a reciclagem de dispositivos eletrônicos pela compra e revenda de usados, revela que, já em 2018, o número de smartphones era maior do que de pessoas no mundo. Enquanto a população era de 7,7 bilhões de pessoas, o número de dispositivos móveis ativos era de mais de 8 bilhões. E esse número só tende a crescer.

Só no Brasil, são mais de 230 milhões de celulares ativos, não é surpresa que ocupamos a 5ª posição no ranking dos países que mais utilizam esses dispositivos. E isso tem impactado diretamente nossos hábitos e a maneira como o mundo a nossa volta deve se comportar. Segundo dados do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) em conjunto com a CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), em 2019 dos 86% de consumidores conectados, 67% realizaram compras pelo smartphone.

Isso explica o aumento de 36% no volume de faturamento e de 42% em pedidos, registrado pela Webshoppers no m-commerce - nome dado ao comércio feito através de dispositivos móveis. E essa tendência não parece estacionar, muito pelo contrário, só dá indícios de crescimento. Mas assim como cresce a tendência, cresce também a exigência do consumidor mobile, que espera uma experiência muito mais agradável e ágil.

 

App ou responsividade na loja on-line


Para responder à demanda de compradores que preferem os dispositivos móveis, muitas lojas on-line têm optado pela criação de aplicativos, que permitem uma experiência ainda mais personalizada, além de criarem possibilidades como a compra com um clique. Mas também é possível otimizar o site do seu e-commerce para ser responsivo no acesso pelo navegador através do celular.

Nos dois casos, é preciso garantir que todas as partes da jornada de compra funcionem bem para acesso mobile e garantam a segurança das transações.

 

9 razões para investir na otimização mobile de seu e-commerce


Entenda por que sua loja on-line já deveria ter opções para acesso via dispositivos móveis:

 

1. Melhor experiência e usabilidade para o comprador

 

Fornecer uma experiência focada no tipo de dispositivo com que seu cliente acessa sua loja virtual é imprescindível para garantir uma boa usabilidade e resultar em vendas. Assim como você se preocupa em deixar tudo claro, bonito, limpo, agradável e fácil de usar na versão desktop, deve prestar atenção nos mesmos detalhes no acesso via tablets, celulares e, quem sabe, até smartwatches.

 

2. Maior potencial de crescimento de vendas

 

Como já apontamos, o futuro dos smartphones e do crescente mercado é inegável. Portanto, apostar em uma loja virtual ou até mesmo no desenvolvimento de um app da sua marca para atender a esse público é um investimento para o futuro, já que que o hábito de compra tem se modelado cada vez mais mobile, bem como a aquisição de dispositivos móveis continua crescendo.

 

3. Experiência omnichannel

 

Outra tendência crescente no comércio eletrônico é o omnichannel, ou seja, a venda através de diversos canais. Aqui, é possível se aproveitar da geolocalização e oferecer novas possibilidades, como o link de pagamento, que facilita as compras a distância. Ou, até mesmo, a otimização para uso de QR Codes e pagamentos por aproximação - uma integração do mundo off-line com o mundo on-line.

 

4. Compras mais rápidas na loja online

 

Assim como em tudo que fazemos com um dispositivo mobile, esperamos poder comprar com mais agilidade. Investir na otimização do seu e-commerce para esse tipo de acesso permite isso e cria a experiência que os compradores esperam. Por isso, é importante não só se aproveitar de soluções diferenciadas, mas garantir a responsividade das páginas.

 

5. Conexão com os clientes por meio das notificações

 

Para quem deseja dar mais atenção aos clientes e criar experiências personalizadas, um ótimo canal de comunicação são as notificações que um aplicativo pode entregar direto na tela dos smartphones.

 

6. Personalização para os clientes

 

Personalização no app, nas páginas de checkout, no seu site mobile, em tudo. Isso permite que seus clientes criem a própria experiência, do jeito que desejam, além de garantir mais segurança, já que as informações de compra e pagamento ficam cadastradas.

 

7. Variedade de opções de pagamento

 

Outra grande vantagem de otimizar sua loja virtual para dispositivos móveis é a necessidade de oferecer mais e diversos meios de pagamento. Sair da mesmice e investir em um checkout completo, oferecendo mais que o cartão de crédito e o boleto bancário, mas também permitir pagamentos através de boletos parcelados, transferências bancárias, carteira digital, Pix, etc. Lembre-se de checar com seu gateway de pagamento se há essas opções. Senão, procure por um que as ofereça.

 

8. Análises de dados mais profundas do seu e-commerce

 

Abraçando cada vez mais clientes, o sistema pelo qual você administra e faz a gestão do seu e-commerce será populado com dados, como gênero, região, faixa-etária e posição bancária, além das informações de pagamento, o que permite que suas análises e construção de clientes sejam mais profundas e que seja possível garantir a segurança das transações.

 

9. Escalabilidade

 

Com mais clientes e faturamento fica mais fácil escalar seu modelo de negócio. Optar por atender à crescente demanda de usuários e hábitos de compra mobile significa atender uma demanda que só tende a crescer, bem como significa atualizar e preparar seu e-commerce para crescer.

 

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Escrito por:

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