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Canais de venda: qual o melhor para seu negócio

Consumidor acessando canais de venda disponibilizados pela sua loja online preferida

Em um mundo cada vez mais conectado, o consumidor encontrou no isolamento social o empurrão que faltava para a adesão das compras online e, em pouco tempo, a necessidade se transformou em uma preferência, graças às inúmeras facilidades. 

Com uma infinidade de opções à disposição, os compradores buscam multicanais para encontrar as melhores ofertas. Sabendo disso, hoje, praticamente 85% dos lojistas já avaliam o uso de diferentes canais de venda como extremamente importantes, segundo dados da pesquisa da Jet E-Commerce feita em parceria com o E-Commerce Brasil. 

Canais de vendas: qual sua importância?

Como os canais de venda se dividem entre virtuais e físicos, é importante pensar em formas de atrair seus clientes onde quer que eles estejam, prática que se enquadra nas estratégias da multicanalidade. Por exemplo, no offline, é comum lojas próprias, distribuidores que revendem produtos de terceiros e franquias. Já no digital, alguns destaques são e-commerces, redes sociais e marketplaces.

Para te ajudar nas suas escolhas e no planejamento das suas abordagens, reunimos os canais de venda online mais procurados pelos consumidores.

 

Quais os tipos de canais de venda digitais?

A variedade de canais de venda ajuda a promover e difundir o negócio para alcançar clientes interessados em seu setor e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão e credibilidade do negócio. 

 

1. Loja online ou e-commerce

Você pode criar uma loja virtual através de um site próprio ou escolher as opções disponíveis no mercado de plataformas de e-commerce. Entre elas, existem opções gratuitas, de código fonte aberto (Open Source) e pagas (SaaS).

Em qualquer uma, é possível criar estratégias para alcançar seu público-alvo em outros canais de venda através de uma integração com diferentes plataformas. 

 

2. Redes sociais

As redes sociais são usadas por 74% dos brasileiros para comprar, segundo a Opinion Box. As mais acessadas no comércio eletrônico são: Google Shopping (53%), Instagram (50%), Facebook (43%) e WhatsApp (42%), entre outras que ainda estão ganhando notoriedade, como Pinterest e LinkedIn.  

O diferencial dessas plataformas, além do fácil acesso pelo público em geral, é a gratuidade e possibilidade de vender sem precisar de um site. Além disso, como a maioria das pessoas passa muito tempo navegando na internet, é possível atrair por impulso novos clientes através de publicações recomendadas pelas próprias redes sociais. 

 

3. Marketplace

Os marketplaces cresceram 52% em 2020 em relação a 2019, de acordo com o estudo Marketplace B2C da Ebit/Nielsen. Eles funcionam como um shopping virtual, em que várias lojas vendem seus produtos no mesmo lugar. O Mercado Livre, por exemplo, é líder nesse modelo de vendas. 

Como existe uma empresa que administra a estrutura e divulgação da plataforma, as vantagens são relacionadas com investimento menor e risco financeiro baixo. Por exemplo, você tem mais facilidade para começar a vender sozinho sem precisar envolver outros profissionais no início. Além disso, é possível atrair maior diversidade e volume de público sem gastos com marketing digital.

 

 💡 Tudo sobre vender online, pelo WhatsApp e redes sociais

 

4. E-mail marketing

O e-mail marketing é um canal de venda para manter o contato com seus clientes e gerar novas conversões. Ele pode ser usado para oferta de descontos exclusivos e divulgação de novidades no seu catálogo de serviços. 

Esses e-mails também são uma forma de recuperar carrinhos abandonados na sua loja. Basta enviar uma mensagem para lembrar o cliente que a compra não foi efetuada ou, ainda, criar gatilhos para novos itens de desejo de acordo com as preferências apontadas. 

 

5. Google Ads 

Também conhecido como links patrocinados, o Google Adwords é uma estratégia para converter compradores que sabem o que querem, mas ainda não conhecem sua loja. Quando os consumidores pesquisam itens de desejo relacionados à sua marca, sua empresa aparece nas primeiras posições. 

A prática costuma gerar bons resultados, afinal, segundo o Google, 75% dos usuários sequer passam da primeira página de pesquisa. 

 

6. Comparadores de preço

De acordo com uma pesquisa da Opinion Box em parceria com a Lett, um dos principais motivos de compra é a possibilidade de comparar ofertas. Por isso, os comparadores de preço, como Google Shopping, Buscapé e Zoom são importantes canais de venda. Nesse caso, vale um estudo da concorrência para otimizar seus descontos nessas plataformas, que ordenam as melhores promoções e direcionam os consumidores para os sites das lojas. 

 

7. Programa de afiliados

O programa de afiliados é mais uma forma de ampliar o alcance do seu público através de influenciadores na área. Trata-se de uma parceria feita com criadores de conteúdo na internet para divulgação dos seus produtos nas redes sociais, blog ou site deles. 

Normalmente, o pagamento para cada venda é feito por meio de comissões.   

       

Como escolher o melhor canal de vendas?

Com o aumento da adesão das compras online, os canais de venda se tornaram essenciais para os negócios. Hoje em dia, é extremamente importante que os lojistas avaliem e utilizem diferentes meios de venda, sejam eles virtuais ou físicos.

No ambiente online, os canais mais procurados pelos consumidores são: loja online ou e-commerce, redes sociais, marketplace, e-mail marketing, Google Ads, comparadores de preço e programas de afiliados. Cada um desses canais possui suas vantagens e benefícios, como o alcance de um público diversificado, a possibilidade de vender sem precisar de um site próprio e com o link de pagaqmento e a oportunidade de atrair novos clientes.

Portanto, é fundamental escolher os melhores canais de venda para aumentar a visibilidade da sua loja e conquistar mais clientes.

 

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Escolha os melhores canais de venda e aumente a visibilidade da sua loja 

A escolha de um ou mais canais de venda para o seu negócio deve levar em consideração alguns critérios, como presença do seu público-alvo, tempo disponível para gerenciamento dos pontos de contato e custos envolvidos para administrar as opções. 

Enfim, não tem por que abraçar todas as estratégias, mas também não precisa escolher apenas uma devido à comodidade. Aproveite o que você aprendeu sobre os canais de venda e conquiste mais clientes! 

 


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