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Como vender online?

Mercado Pago: Mãos de mulher segurando celular com imagens de diversos aplicativos remetendo a como vender online

Um índice do Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, o MCC-ENET, revelou que o e-commerce brasileiro apresentou um crescimento de mais de 73% em 2020. Ou seja, mais pessoas estão vendendo e comprando online. Essa é uma tendência que já vinha se consolidando nos últimos anos, mas que foi potencializada pela necessidade de isolamento social e promete ficar de vez.

Não é novidade que a internet se tornou um lugar de oportunidades. Isso tanto para quem quer começar um novo negócio ou, até mesmo, para quem quer crescer uma loja que já atua em um ponto físico, alcançando mais clientes. Independentemente de qual seja a situação, a verdade é que o comércio digital está de portas abertas para quem quiser aproveitar suas vantagens.

Mas como dar os primeiros passos neste mundo? Como vender online? Algumas informações podem ser essenciais para quem quer começar no comércio eletrônico.

 

Como vender pela internet?

Essa talvez seja a primeira pergunta para você que está pensando em investir no mundo das vendas digitais. A verdade é que as possibilidades são inúmeras!

A seguir, listamos alguns dos principais canais de venda:

seta2 Site próprio

Administrar sua própria loja é a maneira mais convencional de vender online e te permite controle total. Você decide a aparência da sua loja, como seus produtos são apresentados e também não está vulnerável a fatores externos, como atualizações de algoritmos. 

Por outro lado, ter um site próprio também requer mais esforços e investimento, pois tudo estará sob sua responsabilidade. Por isso, pelo menos no começo, o ideal é investir numa plataforma de e-commerce que te dê suporte e já tenha a estrutura necessária para que você cadastre os produtos e já possa iniciar as vendas. 

Ao criar um site próprio, além dos esforços da própria plataforma, é comum ter dificuldade em atrair tráfego e clientes, já que as pessoas ainda não conhecem as suas soluções. Por isso, é necessário investir em marketing para que seu site seja encontrado nos grandes buscadores e até nas redes sociais.

seta2 Redes sociais: Facebook, Instagram e Live Commerce

O social selling cada vez mais se estabelece como ferramenta essencial nas vendas online. Para simplificar, ele nada mais é do que usar o potencial das redes sociais para aumentar a interação com os clientes e melhorar a efetividade do negócio. Entre 2019 e 2020, por exemplo, as vendas pelas redes sociais passaram de 22% para 34%. 

Outra grande tendência nesse sentido é o Live Commerce. Essa modalidade busca vender produtos por meio de streamings e transmissões ao vivo. Em outras palavras, o consumidor assiste à transmissão, vê o produto e faz a compra, podendo aproveitar promoções, tirar dúvidas ao vivo e ter acesso a condições especiais. 

seta2 WhatsApp

O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para quem quer vender online. No Brasil, o app está presente em 99% dos smartphones. Ou seja, ele também não pode ficar de fora do seu plano de negócio, pois vai ajudar tanto para finalizar vendas quanto para prestar um atendimento de qualidade. Você pode, inclusive, usar o mensageiro para enviar um link de pagamento para os seus clientes e receber imediatamente, com toda a agilidade e segurança, mesmo sem ter um site. 

seta2 Marketplace

Os marketplaces funcionam como verdadeiros shoppings virtuais. Neles, você pode cadastrar seus produtos, aproveitando o grande tráfego e número de clientes que esses sites já possuem. O custo para vender nesses canais é a comissão cobrada em cima das vendas.

Mas, por outro lado, nesse caso não será necessário investir pesado em anúncios para atrair possíveis compradores como acontece no uso de um site próprio. Um bom exemplo de marketplace é o Mercado Livre, um dos maiores canais de e-commerce do mundo.

 

Entenda quais são as ferramentas mais importantes para vender online

Além de pensar no canal em que você vai vender, é muito importante conhecer algumas ferramentas essenciais para o e-commerce.

Algumas delas são:

seta2 Plataforma de e-commerce

Essa é uma das decisões mais importantes para qualquer loja virtual. Uma plataforma de e-commerce, em suma, deve fornecer os recursos dos quais você precisa para iniciar, evoluir e gerenciar seu negócio. Leve em conta as facilidades, integrações e também o suporte na hora de escolher sua plataforma.

seta2 Meio de pagamento e soluções como link de pagamento

O consumidor precisa de segurança e facilidade no checkout. Além disso, é essencial disponibilizar os melhores e mais variados métodos de pagamento. Com isso, você assegura que os clientes sintam confiança e tenham praticidade ao comprar no seu site, garantindo boas taxas de conversão.

Uma dessas ferramentas essenciais para potencializar suas vendas é o link de pagamento, que pode ser gerado em apenas alguns cliques e enviado para os seus clientes pelas redes sociais, WhatsApp ou qualquer outro canal de contato que você preferir. Além de super simples e prático, o link de pagamento é muito seguro, o que é perfeito para quem vende e para quem compra.

seta2 Sistema antifraude

Outro ponto de atenção é se proteger das tentativas de transações fraudulentas. Para isso, é necessário investir em um meio de pagamento com um sistema antifraude robusto – que proteja o e-commerce sem comprometer as taxas de aprovação e o sucesso das vendas.

seta2 Parceiro de logística

O empreendedor deve pensar nos parceiros de entrega, como os Correios e transportadoras, e fornecer opções atrativas para atender os clientes. Isso significa equilibrar tanto prazos que atendam à demanda quanto um custo de frete que caiba no bolso dos compradores.

seta2 Redes sociais

As mídias sociais não impactam somente as percepções dos consumidores, mas também são grandes impulsionadoras do seu resultado. Afinal, auxiliam no marketing, atendimento, promoção e até nas vendas.

 

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Use o potencial do comércio digital a seu favor para vender mais pela internet

Com atenção a essas questões, seus primeiros passos nas vendas online podem ser ainda melhores do que você imagina. Você pode aprimorar sua estratégia ao longo do caminho, mas o importante é botar em prática e começar de vez a explorar o potencial do comércio eletrônico. Para isso, invista em um bom começo e garanta mais vendas.

 


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