Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Retentativa de pagamento: o que é e como o link pode ajudar

Veja como melhorar as taxas de conversão da sua loja virtual com o Link de Pagamento
Cliente tendo sucesso na transação em uma loja virtual depois de usar um Link de Pagamento na retentativa de pagamento.

Imagine a seguinte situação: um cliente entra na sua loja virtual, adiciona um produto ao carrinho, preenche as informações para fazer o pagamento e para nessa etapa sem efetivar a compra. Por algum motivo, o cartão de crédito foi recusado, por exemplo. 
E agora, o que fazer? As chances dele desistir da compra são grandes. E se você providenciasse novamente o pagamento sem o transtorno do cliente precisar preencher tudo de novo? Com certeza, a probabilidade da venda acontecer seria maior.

Esse processo de tentar fazer a cobrança mais de uma vez é conhecido como retentativa de pagamento, que permite o aumento das taxas de conversão e aprovação.

Mas isso só é possível através de uma solução de multiadquirência, que é um dos métodos utilizados por bons fornecedores para melhorar a experiência de pagamento e as taxas de aprovação nas lojas digitais. E o Link de Pagamento é uma das ferramentas para esse recurso. 

 

Como funciona o processo de retentativa de pagamento?


A retentativa precisa de alguns fluxos de transação entre a loja virtual, as bandeiras de cartão, os bancos e as adquirentes - empresas que fazem a conexão e análise de todo o processo. 

Dessa forma, primeiro, o cliente envia os dados para finalização do pedido e, na sequência, as adquirentes entram em contato com as bandeiras que são responsáveis por verificar com o banco se as informações estão corretas e se existe saldo ou limite disponível para aprovar a operação.

Mercado pago fluxo retentativa de pagamento

No entanto, existem alguns problemas que podem prejudicar a aprovação instantânea, como preenchimento errado dos dados pelo comprador, demora na comunicação entre a adquirente e empresa do cartão e até indisponibilidade do sistema. 

Leia também: O que é gateway de pagamento

 

Quais são as vantagens da multiadquirência? 


A multiadquirência é uma maneira de fazer retentativas de pagamento em diferentes adquirentes automaticamente. Com isso, as chances de qualquer falha atrapalhar o pagamento é praticamente nula. Além disso, o comprador não precisa fazer uma nova tentativa.

Além do risco de perder potenciais clientes, as lojas que não contam com uma multiadquirente possuem desvantagens como:

  • Diminuição das taxas de conversão e aprovação;

  • Falta de boa experiência de compra;

  • Mais clientes insatisfeitos e detratores; 

  • Riscos de fraude e chargeback;

  • Aumento do custo da operação;

  • Perda de eficiência nas análises de pagamento;

  • Processo de pagamento lento. 

 

Saiba como o Link de Pagamento facilita as retentativas de pagamento


O Link de Pagamento não é apenas uma solução para cobrar à distância ou vender nas redes sociais, ele é, também, uma ferramenta eficiente para as retentativas de pagamento, afinal, permite que o cliente faça a retentativa corrigindo o problema ou, até mesmo, escolhendo outro método. 

Por exemplo: você já tem um site ou fez uma venda física e aconteceu algum problema na hora do pagamento. Nesse caso, o cliente pode contar com o link para facilitar a retentativa. É só compartilhar e pedir que ele escolha como deseja pagar. Assim, é possível garantir mais aprovações e não existe o risco de perder vendas.

Mas, para que você tenha uma taxa de aprovação maior, é preciso contar com uma solução completa e robusta de pagamentos online, que será responsável por fazer a ponte entre sua loja, bancos e adquirentes.

A vantagem de contar com um bom fornecedor é ter à disposição recursos unificados em um só lugar para te ajudar aumentar o faturamento e melhorar a gestão do seu negócio.

Além disso, com as ferramentas certas, você deixa de se preocupar com atividades operacionais e passa a se dedicar ao que realmente importa: estratégias para seu negócio. 

 

Use o Link de Pagamento e descomplique as retentativas de pagamento


Quer aumentar as taxas de conversão da sua loja? Conte com o Link de Pagamento para oferecer retentativas.

Independente se a sua atuação é na loja física ou digital, o que importa é fazer com que suas vendas sejam efetivadas com sucesso!

 

link de pagamento


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados