Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Vender no Whatsapp e redes sociais: descubra como começar

Você já considerou as redes sociais como canais de distribuição ou até mesmo pontos de venda?
vender nas redes sociais - como vender no whatsapp - como vender pelo whatsapp - vender no facebook - vender no whatsapp

Os smartphones, a tecnologia e as redes sociais têm mudado, definitivamente, os hábitos de compra de consumidores ao redor do mundo todo. E uma nova prática tem surgido a partir disso.

Estudos realizados pela GlobalWebIndex em 45 dos maiores mercados de internet do mundo apontam que as pessoas gastam em média 143 minutos diários nas redes sociais. E no Brasil? Você acha que esse número é maior ou menor? Nós, brasileiros, somos o segundo lugar no ranking, com a marca de 225 minutos por dia, considerando que 66% da população é ativa nas redes sociais.

Dessa interação toda, você, empreendedor, com toda certeza pode aproveitar para alavancar suas vendas. Mas, primeiro, é preciso entender o porquê. Nem só de posts, curtidas e selfies vive o usuário ativo das redes sociais. Nesses canais abertos de comunicação com possíveis clientes, marcas de todo tipo, de todo segmento e tamanho se posicionam, a fim de que os consumidores as sigam, com o intuito conhecer novidades, acompanhar tendências, escolher produtos favoritos, ficar atentos a promoções e comparar preços e produtos.

Portanto, utilizar as redes sociais como canais de distribuição de conteúdo para construir a identidade da marca do seu empreendimento é imprescindível, mas não só isso. É possível ainda utilizar essas plataformas como seu próprio ponto de venda, enxugando o caminho que os clientes fazem entre descobrir sua loja online e os produtos comercializados nela e a finalização da compra.

Quer entender mais sobre isso? Descubra como transformar suas redes sociais em um ambiente de compra e venda e entenda como vender pelo WhatsApp para impulsionar o seu negócio!


Escolha a rede social mais relevante para o seu negócio e aposte no WhatsApp


Seja seu negócio estabelecido, seja ele novo no mercado, você já percebeu que tem um público que mais se interessa e tem relacionamento com a sua marca. Dentre o Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn, Twitter, Pinterest ou, até mesmo, o Spotify (por que não?) tente entender em qual rede seu público está e como são seus hábitos de consumo. Por exemplo, se você oferece serviços de consultoria ou corporativos, o LinkedIn é um bom lugar para começar, onde, inclusive, é possível criar uma conta comercial com canal de atendimento via WhatsApp. Se você tem produtos de maior apelo visual, estética ou estilo de vida, moda, entre outros, o Instagram é a melhor escolha. Lembrando que estes são só exemplos. É preciso sempre entender o perfil do seu público e descobrir onde ele está.


Poste sobre seus produtos nas redes sociais


Nas redes sociais, o que seus consumidores mais querem ver são seus produtos. Por isso, capriche nos posts. Tenha um calendário de publicações recorrentes, padronize suas postagens - visualmente inclusive (hoje, utilizando o Canva, até pessoas com pouca experiência conseguem sucesso) conforme produtos ou segmentos diferentes. Tire boas fotos, preste atenção à qualidade, aos detalhes. Estude melhores horários e dias de publicação, para garantir mais visualizações.


Preste atenção no que outras marcas estão fazendo nas redes sociais


Lembre-se de separar algumas marcas (parceiros, fornecedores, concorrentes ou modelos) para analisar o que eles estão fazendo nas redes sociais deles, o que funciona, o que não funciona e o que caberia no seu universo. Desta forma, você aprende utilizando a experiência de quem já tentou.


Responda comentários nas suas postagens


Relacionamento com seus clientes é tudo. Por isso, não se esqueça de responder aos comentários nas suas publicações nas redes sociais. Aqui, ficar atento, ser ágil, cortês e atencioso significa garantir a satisfação daqueles que interagem com as redes sociais do seu negócio, o que não só impulsiona o número de interações, consolida a identidade e tom amigável da marca, como também serve como suporte para alavancar a conversão das vendas. Se um possível cliente comenta uma publicação perguntando o preço de um produto, pergunte-se qual o real interesse dele: a compra.


Use link de pagamento e entenda como vender pelo WhatsApp e redes sociais 


Uma forma bastante utilizada para impulsionamento de vendas no Instagram, Facebook e WhatsApp é a utilização de link de pagamento. Sua marca não precisa, na verdade, nem de um e-commerce, caso não possua um. É possível criar links diretos para uma página de pagamento e colocá-los em posts ou, até mesmo, enviá-los via WhatsApp, e-mail ou outras mensagens de texto.

Ele ainda permite oferecer diversos meios de pagamentos e a personalização da página, para que tudo fique com a cara da sua marca e atenda aos desejos do seu público.

Pensando no consumidor usuário de redes sociais, esse caminho é muito mais simples, confortável e dá uma experiência de compra agradável, uma vez que não é preciso fazer a compra por meio de um motor de busca, entrar num site, procurar um produto, ir para a página do produto, depois para a página de compra, depois para página de checkout e assim por diante.

👉Baixe o guia "Vendas pelo WhatsApp" - as melhores dicas e boas práticas para vender mais

 

Transforme as redes socais e WhatsApp em canais de venda digitais


Quer utilizar a tecnologia a favor do seu empreendimento e transformar suas redes sociais em pontos de venda digitais? Conheça o link de pagamento e outras soluções do Mercado Pago

 

New call-to-action


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados