Destacar seu negócio no mercado e o tornar competitivo em vendas online é uma tarefa que exige o enfrentamento de desafios significativos. Contudo, existem ações e estratégias que contornam esses obstáculos e permitem uma entrega de experiência muito mais satisfatória ao cliente, proporcionando, inclusive, a possibilidade do aumento do ticket médio da compra por parte dele, além, é claro, da fidelização de clientes para seu negócio.
Uma dessas estratégias é a venda cruzada, também conhecida como cross sell, que oferece ao cliente, sugestões de produtos que podem complementar sua compra diretamente no checkout de pagamento e de forma estratégica.
Ou seja, imagine um cliente comprando um tênis branco e a sua loja oferecendo um “limpa tênis” para que ele possa conservar a originalidade do produto. Isso, além de estimular uma compra que nem passou pela cabeça dele, ainda pode aumentar o ticket médio.
Você, seus amigos, seus familiares e qualquer um que conheça já devem estar cansados de receber tantas informações com estímulo ao consumo, não é mesmo?! Seja nas redes sociais, WhatsApp, TV, propaganda física ou outras, a oferta de produtos é grande e chega a saturar o desejo de comprar.
Para contornar isso, principalmente quando falamos de comércio eletrônico, é fundamental utilizar de funções e estratégias mais personalizadas, que proporcionem ao cliente a possibilidade de adquirir algo no momento certo. Ou seja, na hora da compra.
A venda cruzada faz exatamente isso, nem antes do checkout e nem depois do pedido feito, mas, na hora exata, para que o cliente não se sinta invadido.
Essa invasão é inoportuna porque pode despertar no cliente um sentimento negativo, isto é, se ele receber uma proposta de compra complementar antes de estar no checkout, pode pensar: “mas ainda nem comprei e já querem me vender outra coisa?” Ou então, se sentir invadido no pós-compra, em que pode vir aquele pensamento de: “mal comprei e já estão me oferecendo outros produtos”.
Dessa forma, entender o momento certo para aplicar o cross sell é essencial, já que essa estratégia precisa vir como uma ajuda a ele, um lembrete, uma forma de agrado ou atenção com a sua necessidade. Como no exemplo que vimos, ao sugerir um limpa tênis para o cliente que está comprando um tênis branco, a loja mostra que está preocupada com a estética do produto mesmo depois da venda. Além de ser algo que o cliente de fato precisará em algum momento.
Quem é dono de negócio sabe que se reinventar e buscar alternativas para manter a competitividade é fundamental para o crescimento e sucesso. Afinal de contas, quando implementada da forma correta, a venda cruzada é uma excelente alternativa para trazer vantagens e benefícios ao negócio, principalmente no comércio eletrônico.
Saiba que, além de melhorar o relacionamento, investir em uma estratégia de cross sell pode aumentar o faturamento da loja através de benefícios como:
A aplicação da venda cruzada precisa ser feita da maneira correta, para não invadir o espaço do cliente e acabar causando o efeito contrário. Ele precisa se sentir confortável e enxergar aquilo como um olhar carinhoso que a loja está dando para a sua compra. Somente dessa maneira será possível agregar na experiência do cliente, fazendo com que ele compre outras vezes, aumentando o ticket médio de cada venda também.
Existem algumas práticas que podem fazer com que o cliente tenha uma experiência mais personalizada, imersiva e sem desconfortos que podem fazer com que ele veja na sua loja apenas um negócio oportunista. Para tornar essa experiência única, algumas das estratégias são:
Sua loja pode, por exemplo, sugerir um produto que complemente a compra do cliente, como um jogo de canetas para quem está comprando um caderno ou um case para quem está comprando um celular. Isso, além de lembrar o cliente de algo que ele poderia ter esquecido no momento da compra, ainda é relevante e complementar a sua compra.
Ser chata é algo que sua loja não quer, por isso, evite oferecer vários produtos, diversas vezes, com pop-ups entrando na tela, atrapalhando o fluxo do cliente e até mesmo sendo invasivo. Isso pode afastar o cliente e fazer com que ele deixe de comprar até o produto que já queria.
Uma mensagem direta, como: “talvez este produto combine com que você está comprando”, já mostra ao cliente sobre a possibilidade de fazer um complemento na sua compra. Utilizar alguns apelos diretos também pode funcionar, como: “aproveite o frete e leve este item que combina com sua compra”.
Os descontos progressivos são uma boa forma de aumentar o ticket médio da venda. A estratégia consiste em aumentar o desconto conforme o valor da compra. Por exemplo, se o cliente levar duas peças terá 10% de desconto, se levar três peças terá 15%, já se levar quatro peças, terá 20% de desconto. Isso estimula a compra de mais itens.
É importante testar ofertas para entender o que o público da sua loja gosta e o que os atrai, por isso você pode implementar e testar o desconto progressivo, o frete grátis, a possibilidade de parcelamento sem juros, ou o compre um e ganhe outro. Tudo isso pode ser testado e, quando bem aceito, ser ajustado para melhorar a satisfação do cliente e para que sua loja tenha lucro.
Contar com a inteligência artificial na venda cruzada é fundamental para ofertar produtos condizentes com o perfil do cliente. Através da análise de dados e entendimento do produto que ele está comprando, ela faz sugestões certeiras e que tendem a despertar o interesse.
O Checkout Mercado Pago, por exemplo, é uma excelente opção para quem busca confiabilidade na hora da venda, tanto pelo robusto sistema antifraude quanto pela confiança de uma venda garantida, sem barreiras ou problemas. Além disso, o Checkout Mercado Pago proporciona maior possibilidade de personalização, para que o cliente tenha uma experiência muito mais completa.
O cross sell, ou venda cruzada, é uma excelente maneira de aumentar o ticket médio, gerar fidelização de clientes e aumentar a competitividade no mercado de comércio eletrônico.
Aplicar a venda cruzada de maneira estratégica, correta e não invasiva também é fundamental para que tudo isso possa acontecer.
O Checkout Mercado Pago pode ser o seu grande parceiro na aplicação da venda cruzada, ele é a ferramenta ideal para simplificar essa implementação, proporcionando um maior poder de personalização e flexibilidade no momento da compra. Isso soma e muito para deixar o processo mais fácil, dinâmico e seguro.
Além disso tudo, com o Checkout Mercado Pago ainda é possível receber o dinheiro na hora por suas vendas, item que é essencial para o fluxo de caixa e crescimento sustentável do negócio.
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