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Venda cruzada: como aumentar o ticket médio sem ser invasivo

7 min de leitura Atualizado em 05/02/2025
Mercado Pago: imagem de uma consumidora vestindo camisa azul e calça jeans e caminhando pelo corredor de um shopping com algumas sacolas de compras, enquanto olha para a tela do seu celular sorrindo. A imagem ilustra uma consumidora que está finalizando uma compra online pelo dispositivo móvel e aproveitou uma oportunidade de sugestão de compra de venda cruzada para adquirir mais produtos no checkout e economizar no frete.
Venda cruzada: como aumentar o ticket médio sem ser invasivo
10:25

Destacar seu negócio no mercado e o tornar competitivo em vendas online é uma tarefa que exige o enfrentamento de desafios significativos. Contudo, existem ações e estratégias que contornam esses obstáculos e permitem uma entrega de experiência muito mais satisfatória ao cliente, proporcionando, inclusive, a possibilidade do aumento do ticket médio da compra por parte dele, além, é claro, da fidelização de clientes para seu negócio.

Uma dessas estratégias é a venda cruzada, também conhecida como cross sell, que oferece ao cliente, sugestões de produtos que podem complementar sua compra diretamente no checkout de pagamento e de forma estratégica.

Ou seja, imagine um cliente comprando um tênis branco e a sua loja oferecendo um “limpa tênis” para que ele possa conservar a originalidade do produto. Isso, além de estimular uma compra que nem passou pela cabeça dele, ainda pode aumentar o ticket médio.

 

Venda cruzada: por que investir em uma estratégia não invasiva?

Você, seus amigos, seus familiares e qualquer um que conheça já devem estar cansados de receber tantas informações com estímulo ao consumo, não é mesmo?! Seja nas redes sociais, WhatsApp, TV, propaganda física ou outras, a oferta de produtos é grande e chega a saturar o desejo de comprar. 

Para contornar isso, principalmente quando falamos de comércio eletrônico, é fundamental utilizar de funções e estratégias mais personalizadas, que proporcionem ao cliente a possibilidade de adquirir algo no momento certo. Ou seja, na hora da compra.

A venda cruzada faz exatamente isso, nem antes do checkout e nem depois do pedido feito, mas, na hora exata, para que o cliente não se sinta invadido.

Essa invasão é inoportuna porque pode despertar no cliente um sentimento negativo, isto é, se ele receber uma proposta de compra complementar antes de estar no checkout, pode pensar: “mas ainda nem comprei e já querem me vender outra coisa?” Ou então, se sentir invadido no pós-compra, em que pode vir aquele pensamento de: “mal comprei e já estão me oferecendo outros produtos”.

Dessa forma, entender o momento certo para aplicar o cross sell é essencial, já que essa estratégia precisa vir como uma ajuda a ele, um lembrete, uma forma de agrado ou atenção com a sua necessidade. Como no exemplo que vimos, ao sugerir um limpa tênis para o cliente que está comprando um tênis branco, a loja mostra que está preocupada com a estética do produto mesmo depois da venda. Além de ser algo que o cliente de fato precisará em algum momento.

 

Quais as vantagens de adotar a venda cruzada em seu negócio?

Quem é dono de negócio sabe que se reinventar e buscar alternativas para manter a competitividade é fundamental para o crescimento e sucesso. Afinal de contas, quando implementada da forma correta, a venda cruzada é uma excelente alternativa para trazer vantagens e benefícios ao negócio, principalmente no comércio eletrônico. 

Saiba que, além de melhorar o relacionamento, investir em uma estratégia de cross sell pode aumentar o faturamento da loja através de benefícios como:

 

  • Aumento do ticket médio: imagine que seu cliente estava na etapa final, pronto para comprar um produto de R$ 250, mas, ao ser impactado por um produto que complementaria sua compra aumentando apenas R$ 40 e já tendo o benefício do frete, por exemplo, decidiu comprar este item também. Dessa forma, uma venda que seria de R$ 250, passou para R$ 290 e, assim, colaborou para o aumento do ticket médio.

  • Fidelização de clientes: quando um cliente se sente impactado positivamente por uma ação da loja que está comprando, a tendência é que ele sempre se lembre dela na hora de comprar. Ou seja, se ele viu que a loja o proporcionou uma vantagem que outras lojas não se preocupam em oferecer, é provável que ele se fidelize espontaneamente a ela, principalmente pelo fato de que muitas outras só pensam na “venda” em si, não na experiência do cliente.

  • Eficiência no uso do checkout: o checkout é o momento final da compra, é ali que ele decide comprar ou não. Dessa forma, oferecer um produto nesta parte da jornada, pode fazer com que ele leve muito mais em consideração comprar, do que em outros momentos, em que está em fase de escolha do produto. Quando sua loja já oferece outros produtos em uma fase diferente dessa, é possível que ele nem leve em consideração.

  • Otimização do estoque: seja para esvaziar um estoque que está parado ou para movimentar um estoque novo, utilizar da venda cruzada pode ser uma boa estratégia para otimizar o estoque. Isso é fundamental para qualquer negócio, já que, ao movimentar o estoque, possibilita ao negócio, por exemplo, novos investimentos, possibilidade de renovação, compra de novos produtos, entre outras possibilidades.

  • Vantagem competitiva: seu negócio possui hoje um destaque ou um diferencial no mercado? Utilizando estratégias como o cross sell, é possível ganhar vantagem competitiva frente aos concorrentes que ainda não fazem esse tipo de ação, melhorando o ticket médio das vendas, alcançando mais clientes e gerando fidelização.

  • Melhor aproveitamento de dados: quando uma venda cruzada acontece, é possível aproveitar os dados do cliente para traçar o perfil dele e aprimorar as estratégias de vendas e marketing. Dessa forma, sua loja online pode proporcionar benefícios e vantagens como desconto progressivo, frete grátis ou outras maneiras de atrair o cliente de acordo com o seu perfil.


7 estratégias para aplicar a venda cruzada de forma não invasiva

A aplicação da venda cruzada precisa ser feita da maneira correta, para não invadir o espaço do cliente e acabar causando o efeito contrário. Ele precisa se sentir confortável e enxergar aquilo como um olhar carinhoso que a loja está dando para a sua compra. Somente dessa maneira será possível agregar na experiência do cliente, fazendo com que ele compre outras vezes, aumentando o ticket médio de cada venda também.

Existem algumas práticas que podem fazer com que o cliente tenha uma experiência mais personalizada, imersiva e sem desconfortos que podem fazer com que ele veja na sua loja apenas um negócio oportunista. Para tornar essa experiência única, algumas das estratégias são:

1. Ofereça produtos complementares no checkout


Sua loja pode, por exemplo, sugerir um produto que complemente a compra do cliente, como um jogo de canetas para quem está comprando um caderno ou um case para quem está comprando um celular. Isso, além de lembrar o cliente de algo que ele poderia ter esquecido no momento da compra, ainda é relevante e complementar a sua compra.

2. Evite exageros


Ser chata é algo que sua loja não quer, por isso, evite oferecer vários produtos, diversas vezes, com pop-ups entrando na tela, atrapalhando o fluxo do cliente e até mesmo sendo invasivo. Isso pode afastar o cliente e fazer com que ele deixe de comprar até o produto que já queria.

3. Use mensagens claras


Uma mensagem direta, como: “talvez este produto combine com que você está comprando”, já mostra ao cliente sobre a possibilidade de fazer um complemento na sua compra. Utilizar alguns apelos diretos também pode funcionar, como: “aproveite o frete e leve este item que combina com sua compra”.

4. Ofereça descontos progressivos


Os descontos progressivos são uma boa forma de aumentar o ticket médio da venda. A estratégia consiste em aumentar o desconto conforme o valor da compra. Por exemplo, se o cliente levar duas peças terá 10% de desconto, se levar três peças terá 15%, já se levar quatro peças, terá 20% de desconto. Isso estimula a compra de mais itens.

5. Teste e ajuste as ofertas


É importante testar ofertas para entender o que o público da sua loja gosta e o que os atrai, por isso você pode implementar e testar o desconto progressivo, o frete grátis, a possibilidade de parcelamento sem juros, ou o compre um e ganhe outro. Tudo isso pode ser testado e, quando bem aceito, ser ajustado para melhorar a satisfação do cliente e para que sua loja tenha lucro.

6. Invista em inteligência artificial


Contar com a inteligência artificial na venda cruzada é fundamental para ofertar produtos condizentes com o perfil do cliente. Através da análise de dados e entendimento do produto que ele está comprando, ela faz sugestões certeiras e que tendem a despertar o interesse.

7. Tenha uma solução de checkout confiável


O Checkout Mercado Pago, por exemplo, é uma excelente opção para quem busca confiabilidade na hora da venda, tanto pelo robusto sistema antifraude quanto pela confiança de uma venda garantida, sem barreiras ou problemas. Além disso, o Checkout Mercado Pago proporciona maior possibilidade de personalização, para que o cliente tenha uma experiência muito mais completa.

 

Venda cruzada eficiente é aumento do ticket médio garantido!

O cross sell, ou venda cruzada, é uma excelente maneira de aumentar o ticket médio, gerar fidelização de clientes e aumentar a competitividade no mercado de comércio eletrônico.

Aplicar a venda cruzada de maneira estratégica, correta e não invasiva também é fundamental para que tudo isso possa acontecer.

O Checkout Mercado Pago pode ser o seu grande parceiro na aplicação da venda cruzada, ele é a ferramenta ideal para simplificar essa implementação, proporcionando um maior poder de personalização e flexibilidade no momento da compra. Isso soma e muito para deixar o processo mais fácil, dinâmico e seguro. 

Além disso tudo, com o Checkout Mercado Pago ainda é possível receber o dinheiro na hora por suas vendas, item que é essencial para o fluxo de caixa e crescimento sustentável do negócio.

 


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