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Por que o sistema antifraude é importante para e-commerces?

6 min de leitura Atualizado em 21/08/2024
Mercado Pago: mãos de uma pessoa mexendo no tablet para garantir o sistema antifraude da sua loja online e a outra mão segura o cartão de crédito.

Sabemos que segurança nunca é demais, não é mesmo?! Então, garantir transações seguras no seu e-commerce é essencial tanto para seus clientes quanto para o sucesso do seu negócio. 

Neste sentido, investir em um sistema antifraude, que impede a ação de criminosos e golpes na internet, pode ser a chave para reforçar a segurança do site da sua loja. E tem mais, viu?! Essa medida não apenas aumenta a credibilidade da sua loja no mercado, mas também contribui para uma boa reputação no mercado, que são elementos essenciais para impulsionar suas vendas.

 

Qual a importância do sistema antifraude em um e-commerce?

Você sabia que nada mais, nada menos, do que 7 milhões de tentativas de fraudes na internet foram cometidas no ano de 2023? Esses dados são da Serasa Experian e demonstram o quanto a fragilidade digital precisa ser pauta entre os empreendedores e, claro, os consumidores. 

Infelizmente essas tentativas de fraudes se tornam cada vez mais comuns, mas a boa notícia é que você pode fugir delas e desenvolver um ambiente promissor em vendas, como também seguro, para a satisfação do cliente, garantindo confiança para fazer compras online.

E como fazer isso na prática? Com a implementação de um sistema antifraude em e-commerces. 

Esse sistema não apenas protege o empreendedor, mas também resguarda os clientes contra golpes na internet e perdas de dinheiro. Ou seja, sem ele existe o risco de comprometer a imagem do seu negócio no mercado, além de expor suas finanças a riscos de fraudes. 

 

Tipos de fraudes que ocorrem no e-commerce e como identificá-las

Você conhece os tipos de fraudes mais comuns do mercado? Entender quais são as principais atividades criminosas deste meio pode fazer com que sua proteção seja mais focada. 

Além disso, ao entender o processo de identificação dessas fraudes, bem como elas acontecem e suas características, é possível se proteger e diminuir as dores de cabeça. Algumas delas são:

 

  • Fraude de cartão de crédito: este tipo de golpe consiste em uma utilização criminosa do cartão de crédito, a característica principal aqui é a compra de diversos itens em lojas desconhecidas, em um curto período de tempo.

  • Fraude de identidade: aqui o criminoso usa a identidade de outra pessoa, sem autorização, para comprar itens para si. Neste caso, é importante que sua loja confirme os dados do cliente, conferindo se são consistentes e correspondem ao já registrado no site.

  • Fraude de estorno: este tipo de fraude consiste em um cancelamento da compra realizada pelo cliente com o pedido de estorno logo após a compra. Neste caso, é essencial saber identificar registros ou dados incomuns nas transações. Caso contrário, você corre o risco de enviar a mercadoria e não receber o pagamento, pois o estorno foi solicitado pelo cliente golpista.

  • Fraude amigável: esse tipo de fraude acontece quando um cliente pede o cancelamento e estorno de uma compra por não se lembrar de ter comprado, ter comprado sem pensar, ou ter emprestado o cartão para alguém comprar algo que não foi pago. 

  • Autofraude: ocorre quando o cliente realiza uma compra e a cancela quando o produto chega, agindo por má-fé e alegando que seu cartão foi perdido, roubado ou clonado. É uma fraude bem difícil de ser rastreada, já que o cliente pode ter um bom histórico de compras.

  • Phishing: o termo phishing está ligado à palavra “fishing” em inglês que significa pescaria, que faz a associação aos criminosos fisgarem vítimas, e se trata de um golpe que utiliza falsos e-mails e cópias de sites reais para enganar clientes que, ao fazer a compra ou clicar em um link, tem seu dinheiro e informações roubadas. 
    Proteger seu e-commerce disso, requer um sistema antifraude que possibilita ativar todos os métodos de segurança, além de não instalar nada que seja fora do comum em sua loja.

 

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6 vantagens em contar com um sistema antifraude no e-commerce

Um sistema antifraude robusto e seguro pode oferecer maior tranquilidade para as vendas do seu e-commerce, isso porque através dele você tem diversas vantagens, que auxiliam na segurança das transações e também nas vendas. 

Aliás, ter uma solução de checkout segura, que é a etapa final do processo de compra online, onde os clientes inserem suas informações de pagamento e concluir a transação, também pode te ajudar com isso. Afinal de contas, ele não só protege os dados sensíveis dos seus clientes, como também agiliza o processo, proporcionando uma experiência de compra mais fluida.

Algumas das vantagens em contar com um bom sistema antifraude são:

 

1. Proteção contra diversos tipos de fraudes 

Através de um robusto e seguro sistema antifraude, sua loja tem proteção contra todas as fraudes que você conheceu e também muitas outras. Isso é fundamental para não ter prejuízos.

 

2. Redução de chargeback

O chargeback é o processo pelo qual um cliente contesta uma transação feita com cartão de crédito, resultando no estorno do valor pela operadora de cartão para o comprador e potencial prejuízo para o comerciante. Quando feito com frequência, ele pode causar sérios danos financeiros para seu e-commerce, já que você corre o risco de perder produtos, gastar com logística e não receber pela venda. 

 

3. Construção de uma reputação confiável

Além de prejudicar seu financeiro, as fraudes também acabam com a imagem do seu negócio, por isso, um sistema antifraude faz com que os clientes tenham mais confiança em comprar na sua loja online.

 

4. Economia financeira

O investimento em um bom sistema antifraude, te protege de golpes na internet e perdas financeiras, assim você conseguirá investir em áreas do seu e-commerce. Tudo isso, aliado ao aumento de vendas e a melhora na imagem do negócio.

 

5. Aumento da conversão

Um checkout seguro também proporciona otimização e facilidade do cliente concluir sua compra com eficiência e não abandonar o carrinho para trás, proporcionando uma melhor experiência e mais vendas.

 

6. Autenticação reforçada

Sempre que transações forem solicitadas, será preciso passar por uma autenticação reforçada, priorizando sua segurança e consequentemente, evitar fraudes e golpes. Ou seja, com a autenticação, os criminosos não vão conseguir se organizar, muito menos concluir as transações fraudulentas.

 

Segurança em primeiro lugar para seu e-commerce!

O sistema antifraude é um elemento crucial para seu e-commerce. Além de promover segurança nas transações, ele atua como uma barreira contra golpes e fraudes, garantindo a integridade da sua loja. Em outras palavras, ao adotar um sistema antifraude, seu e-commerce não apenas fortalece a confiança dos consumidores, mas também impulsiona as taxas de conversão. 

Invista em um sistema antifraude e priorize o crescimento seguro e eficiente do seu negócio.

 


💡 Leia também:

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Escrito por:

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