Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Como otimizar o checkout para dispositivos móveis e melhorar as vendas

7 min de leitura Atualizado em 28/11/2024
Mercado Pago: imagem da mão de uma pessoa segurando um celular enquanto realiza a compra de produtos que estão em seu carrinho em um site. Na imagem é possível ver a foto de botas e o ícone de um carrinho de compras, indicando que o site possui estratégias que otimizam o checkout para dispositivos móveis a fim de agilizar o processo de compra de seus calçados.
Como otimizar o checkout para dispositivos móveis e melhorar as vendas
11:42

Uma das principais formas de comprar online hoje é por meio de dispositivos móveis, sejam celulares, tablets ou até os mais recentes smartwatches. Inclusive, se ainda restam dúvidas, conforme apontam dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 50% das transações de e-commerce já são realizadas por meio destes aparelhos. 

Isso mostra como a jornada do consumidor se transformou, não é mesmo?! E sabe o que é imprescindível neste processo para garantir mais vendas? A otimização do processo de checkout. Afinal de contas, um checkout fluido, rápido e sem obstáculos melhora a experiência do usuário e evita a perda de clientes devido a dificuldades durante o pagamento online.

Inclusive, vale pontuar que os consumidores modernos esperam um processo de compra mais eficiente e seguro, especialmente ao realizarem transações por esses dispositivos. Portanto, garantir que o checkout móvel esteja otimizado deixou de ser um diferencial em relação à concorrência, tornando-se uma necessidade para qualquer negócio que deseja crescer no digital.

Até porque, a primeira impressão conta, e um checkout complexo, repleto de etapas, pode significar a diferença entre uma venda concluída e um carrinho abandonado.

 

O que é um checkout otimizado para dispositivos móveis?

Quando você ouve o termo "checkout otimizado" o que vem à mente em um primeiro momento? Para muitos empreendedores a otimização é deixar um processo mais fluído, mas não é só isso, viu?! Otimizar o seu checkout significa adaptar o processo de compra a fim de garantir uma melhor experiência de compra para seus clientes, reduzindo assim o abandono de carrinho e, claro, melhorando suas taxas de conversão e a confiança dos usuários em seu site. 

Mas como essa otimização funciona? Otimizar seu checkout pode acontecer de diversas formas. Neste caso, especificamente, falamos sobre uma otimização do checkout móvel. Ou seja, dos processos de compra online realizados em dispositivos móveis — celulares e tablets, por exemplo. 

Isso quer dizer que seus processos de checkout precisam atender a uma vasta demanda de clientes que esperam realizar compras e encontrar etapas de finalização que tenham uma interface amigável, responsiva (que se adapta aos diversos formatos de dispositivos) e, principalmente, que ofereça eficiência e segurança. Afinal de contas, se o cliente já está comprando a partir de um celular, por exemplo, ele possivelmente não tem o perfil de um cliente que se sentiria confortável com longos formulários e processos complexos para realização de uma compra.

E como facilitar esse processo? Com automações que permitam o preenchimento automático, uso de carteiras digitais, com soluções de pagamento seguras e a redução de etapas. Isso, sem dúvidas, fará diferença em seu negócio. 

 

Como escolher as ferramentas certas para uma otimização de checkout eficiente

As ferramentas e tecnologias adequadas para otimizar o checkout em dispositivos móveis devem ser cuidadosamente escolhidas e planejadas. Aliás, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Baymard, cerca de 70% dos clientes abandonam o carrinho no momento do pagamento .

Isso demonstra a importância de uma otimização que seja efetiva e simplifique a vida do seu cliente. Até porque, eliminando as dificuldades e garantindo uma navegação rápida e intuitiva, é possível aumentar significativamente as chances de concluir a venda. Os principais fatores que influenciam na escolha de uma boa ferramenta de checkout incluem:

 

  • Rapidez no processamento: a velocidade é um ponto decisivo para garantir que os clientes não percam o interesse durante o processo de compra. Imagine, por exemplo, uma loja de roupas que está fazendo uma promoção de Black Friday, mas possui um checkout de pagamento extenso, complexo e demorado. Além de despertar a desconfiança do cliente no sistema, essa demora pode fazer com que o cliente desista de esperar pela resposta da plataforma e prefira comprar em outra loja.

  • Compatibilidade com dispositivos móveis: a ferramenta deve ser totalmente funcional em todos os tipos de dispositivos móveis, garantindo uma experiência uniforme. Por exemplo, se uma loja de jogos eletrônicos e videogames não possui um checkout responsivo e realiza uma promoção no final do ano para alguns jogos, certamente perderá clientes que não conseguirão realizar compras por terem dificuldades em finalizar seus pedidos.

  • Segurança percebida pelo cliente: garantir que os clientes se sintam seguros ao inserir suas informações financeiras é essencial para a conversão. Imagine o caso de uma perfumaria que não possui um processo de checkout otimizado. A falta de eficiência e credibilidade nos processos de pagamento pode gerar insegurança nos clientes, fazendo com que desistam da compra por receio de fraudes ou golpes.

  • Facilidade de integração: a nova ferramenta deve ser fácil de integrar com o sistema existente do negócio, evitando complicações técnicas. Escolher soluções que permitam uma integração mais simples é essencial para evitar instabilidades no sistema. Com o Checkout Mercado Pago, por exemplo, é possível oferecer uma opção segura, de fácil integração e com opções de pagamento para clientes que realizam compras online.

  • Suporte e oferta de métodos de pagamento móveis: é importante oferecer múltiplas opções de pagamento, como cartões de crédito, carteiras digitais e transferências bancárias. Imagine uma papelaria online que não dispõe de opções diversificadas de pagamento para seu checkout. Um cliente que deseja, por exemplo, realizar a compra online de material escolar e pagar via boleto bancário, ao não encontrar essa possibilidade, certamente irá buscar outra papelaria que ofereça essa possibilidade.

  • Taxas e custos associados: analisar as taxas e custos que cada solução pode acarretar é essencial para garantir que o negócio permaneça lucrativo. Cada transação pode gerar custos, além, é claro, da adesão da solução para seu site. Considere ainda custos com suporte e sustentação de software. Pensando nisso, escolha bem a solução que possa garantir uma abrangência maior de pagamentos e não deixe de colocar na ponta do lápis cada custo envolvendo a implementação e manutenção regular.

 

Melhores práticas para otimizar seu checkout móvel

A otimização do checkout para dispositivos móveis requer, entre outras estratégias, a implementação de práticas que melhorem tanto a experiência do usuário quanto a eficiência do processo de pagamento. Com isso, a melhor maneira de promover uma experiência de compra imersiva é unir essas práticas e estratégias com tecnologias que garantam eficiência operacional e segurança. Aqui estão algumas dicas importantes você pode adotar em seu negócio:

 

1. Redução do número de etapas

Menos etapas no processo de checkout significa menos chances de abandono. Consolidar informações sempre que possível é uma boa estratégia. Imagine uma cafeteria que vende acessórios e cápsulas, por exemplo, que possui um checkout bem otimizado com etapas bem reduzidas e até mesmo a possibilidade de compra como visitante. Isso facilita o processo para o cliente, aumentando as taxas de conversão.

 

2. Utilização de preenchimento automático

Facilitar a inserção de dados pessoais dos clientes reduz o tempo gasto no checkout e melhora a experiência geral. Uma loja de suplementos, por exemplo, pode usar o preenchimento dos dados e até mesmo sugerir a recompra de pedidos anteriores como uma forma de facilitar o processo de checkout. Há ainda casos em que o cliente pode escolher uma compra como um pedido recorrente.

Essa opção pode ser muito interessante quando o cliente faz recompras de um mesmo item com periodicidade regular. Essa opção melhora a experiência do cliente e permite a fidelização de clientes.

 

3. Oferta de múltiplos meios de pagamento

Diversificar as opções de pagamento permite que os clientes escolham a que mais lhes agrada, aumentando a probabilidade de finalização da compra. Imagine, por exemplo, uma livraria que se prepara para vender pela internet mais e melhor, principalmente no final do ano e período de compra de material escolar. Oferecer mais soluções de pagamento é essencial para atender às necessidades de mais clientes e converter mais vendas.

 

4. Utilização de formulários mais curtos

Formulários simplificados que pedem apenas as informações necessárias são mais atraentes e menos intimidador para os clientes. Além disso, tecnologias como o Checkout Mercado Pago permitem que os usuários possam realizar suas compras sem a necessidade de login. Esse primeiro contato pode ser fundamental para uma conversão rápida e que, após uma primeira experiência positiva, certamente retornará ao seu site para mais compras e fidelização.

 

5. Transparência de custos

Mostrar todos os custos envolvidos, incluindo impostos e taxas de envio, no início do processo de checkout, reduz surpresas desagradáveis no final. Imagine uma loja de presentes que apresenta novamente todos os valores da compra no momento final da compra, permitindo que o cliente tenha uma visão clara de tudo o que está comprando. Isso facilita a organização financeira e transmite mais confiança.

 

6. Alto nível de personalização

Oferecer recomendações personalizadas e conteúdos relevantes durante o checkout pode aumentar a satisfação do cliente e a taxa de conversão. Imagine uma loja de produtos eletrônicos que, no processo de checkout de um notebook, oferece como estratégia de venda cruzada, ou cross sell, mouse e teclado sem fio, por valores especiais. Além de aumentar o ticket médio do cliente, a loja promove uma experiência melhor. Essa personalização pode ir além, oferecendo sugestões de compra de acordo com o dispositivo móvel que normalmente é identificado na realização das compras e também com base no comportamento de compra do cliente.

 

Transforme seu checkout móvel em sucesso de conversões!

Sabendo que a otimização do checkout para dispositivos móveis é um fator indispensável para aumentar as taxas de conversão e garantir a satisfação dos clientes, procure escolher as práticas e ferramentas certas, como um bom parceiro de soluções de pagamento que possa oferecer tecnologia eficaz. O Mercado Pago, por exemplo, além de garantir soluções com altos níveis de personalização para uma experiência de compra verdadeiramente imersiva no seu checkout, oferece mais segurança a cada transação.

Quando o assunto é comprar via dispositivos móveis, seus clientes têm a certeza de realizar compras por meio de uma solução completa e que certamente terá o meio de pagamento que o cliente está buscando para finalizar seu pagamento. E as vantagens dessa escolha são muitas, como as transações mais rápidas e seguras para seus clientes e, claro, a tranquilidade das boas vendas com o recebimento do dinheiro na hora para você, facilitando a gestão da sua loja.

Então, não deixe para depois as melhorias que você pode fazer ainda hoje. 

Otimize seu checkout, transforme as vendas para dispositivos móveis em sua loja online e tenha muito mais sucesso nas conversões!

 


💡Leia também:

Por que o sistema antifraude é importante para e-commerces?

O que é chargeback e como proteger seu negócio?

Gateway de pagamento e processador de pagamento: veja as diferenças

Abandono de carrinho no e-commerce: por que 82% desistem da compra

Checkout em e-commerce: qual sua importância e como otimizá-lo?

 

Confira dicas para reduzir o índice de abandono de carrinho do seu e-commerce


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados