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Gateway de pagamento: o que é e como ele afeta o checkout da sua loja

7 min de leitura Atualizado em 29/11/2024
Mercado Pago: Homem de camisa preta e de costas, sentado e apoiando seu notebook em uma mesa, implementando o gateway de pagamento em seu e-commerce . Na tela do notebook, aparece uma bota marrom para compra e na mesa há um celular, alguns papéis e cartões.

Vender pela internet é uma missão que exige dos proprietários de negócios muita atenção em suas estratégias e saber como escolher as melhores ferramentas e soluções para dar fluidez e facilidade na compra, assim como segurança e comodidade aos clientes, garantindo que a experiência de compra seja a melhor possível.

Afinal, ninguém quer que seu cliente se frustre e abandone o carrinho na etapa final do checkout, não é mesmo?

E falando nisso, o abandono de carrinho na fase de checkout faz com que muitas lojas deixem de vender e, o gateway de pagamento, quando não otimizado, acaba por deixar o processo ainda mais travado. Por isso, entender o que é gateway de pagamento e suas funções é tarefa essencial para escolher a melhor ferramenta para suas vendas online.

 

O que é gateway de pagamento e como ele funciona?

O gateway de pagamento é uma ferramenta que faz a comunicação entre o seu e-commerce, o cliente e a instituição financeira, criando um relacionamento que transmite dados e informações do consumidor no momento em que a transação é realizada. Imagine que o gateway de pagamento funciona como uma maquininha de cartão implementada no seu site e, no momento em que o cliente coloca suas informações, ela faz a comunicação com a instituição para liberar o pagamento.

Como se trata do processo final da compra e o momento em que o cliente deposita seus dados, ela tem uma função essencial para o e-commerce, já que precisa ter segurança, agilidade e otimização, para guardar os dados dos clientes, não atrasar a compra e se comunicar com a maioria das instituições financeiras. 

Para entender melhor o que é gateway de pagamento, algumas das etapas deste processo são:

  • Após selecionar os produtos desejados, o seu cliente chega à etapa de checkout para preencher seus dados, escolher seu método de pagamento e finalizar a compra;
  • Ao finalizar a compra, o gateway de pagamento cria um pedido e faz a comunicação com a adquirente para o processamento da transação;
  • A adquirente repassa as informações para as redes de cartões;
  • É feita uma verificação para garantir que os dados preenchidos estão corretos e que há saldo disponível para a operação;
  • O seu cliente recebe, então, uma notificação sobre a aprovação do pagamento.

 

Glossário: entenda mais sobre alguns termos utilizados no universo de gateway

Mesmo que alguns termos sejam mais conhecidos na hora de falarmos sobre sistemas de pagamento, muitos deles podem ficar perdidos, por isso, destrinchar sobre cada termo utilizado em um processo de pagamento é fundamental para entender melhor o que é gateway de pagamento e como escolher a melhor opção para o seu negócio.

  • Loja ou comércio: aqui, estamos falando de você e seu negócio, ou seja, da operação no seu e-commerce.
  • Cliente: este é o responsável pela compra ou o titular do cartão que está sendo utilizado, sendo quem inicia a transação ao adquirir produtos ou serviços através do seu e-commerce.
  • Rede de cartões: estas são as empresas responsáveis pelas bandeiras dos cartões (Mastercard, Visa, Elo, Amex, entre outras) e fazem o gerenciamento das transferências de fundos entre as lojas e os clientes.
  • Banco emissor: aqui, falamos sobre o banco emissor do cartão, ou seja, o banco que ofereceu ao cliente o cartão que ele utiliza.
  • Banco adquirente: é o banco que fornece uma conta comercial para o seu negócio, ele faz o processamento dos pagamentos do banco emissor em nome do seu e-commerce. 

 

Como escolher o melhor gateway de pagamento para seu negócio online?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é gateway de pagamento e a sua função no checkout do seu site, é importante também saber sobre algumas formas de como escolher a melhor ferramenta para otimizar ainda mais as vendas pela internet através de uma boa experiência do usuário. 

Se planejar e entender a demanda do seu site é fundamental nessa escolha, somente assim é possível entregar uma compra mais facilitada e segura ao cliente, além dessa tecnologia atender à demanda da sua loja e garantir uma melhor experiência de compra de seus consumidores.

Alguns aspectos que você deve ficar atento na hora dessa escolha são:

  • Avalie as taxas e os custos associados: é fundamental avaliar se o gateway que está pensando em contratar oferece taxas e custos atrativos, apesar de ser um investimento para o seu negócio, contar com essa ferramenta não precisa custar algo que não pode pagar.

  • Priorize a segurança e conformidade: opte por uma ferramenta que prioriza a segurança e conta com a conformidade, seguindo normas PCI DSS, assim como a utilização de criptografia nas transmissões de dados.

  • Analise a compatibilidade e integração: é fundamental ver também, a capacidade da compatibilidade e integração da ferramenta escolhida com a plataforma e-commerce que a sua loja utiliza. Isso é fundamental para não contratar uma plataforma que não permite integração.

  • Considere a experiência do usuário: analise se a ferramenta de gateway que está pensando em escolher proporciona experiência do usuário e possui adaptabilidade para diversos tipos de dispositivos.

  • Avalie o suporte ao cliente e serviços adicionais: confira qual é o nível de suporte que a ferramenta oferece aos clientes, assim como serviços adicionais que ela proporciona para facilitar o relacionamento. Pesquise em sites de opiniões públicas, assim como avaliações sobre aquela ferramenta.

 

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Como o gateway de pagamento influência no checkout do seu e-commerce

Uma pesquisa feita pela Moonsend, revelou que 69% dos carrinhos são abandonados em alguma etapa da compra, principalmente pelos clientes se sentirem inseguros com o processo de pagamento. Melhorar a experiência do usuário e fazer com que esses números não existam no seu negócio é fundamental para as vendas. 

Contar com um processo de pagamento que reduz atritos e fricções que dificultam a experiência do cliente na compra é fundamental para vender mais e, a escolha do gateway de pagamento ideal para as vendas online influenciará diretamente nisso, além de outros aspectos fundamentais para o sucesso em vender pela internet.

Confira:

 

1. Segurança das transações

Tanto para o seu cliente, quanto para o seu negócio, o gateway de pagamento oferece total segurança nas transações com o sistema antifraude, diminuindo golpes e roubo de dados. Por exemplo, um gateway de pagamentos que utiliza criptografia de ponta a ponta pode garantir que os dados dos seus clientes estejam protegidos, reduzindo assim o risco de fraudes e aumentando a confiança dos consumidores no seu negócio.

 

2. Velocidade e eficiência no processamento

Com um sistema de pagamento gateway, é possível ter mais velocidade no processo de pagamento, finalizando uma venda em segundos e evitando o abandono do carrinho pela demora na finalização, por exemplo. Além disso, é possível melhorar a experiência do cliente e aumentar a probabilidade de conclusão de compra. 

 

3. Suporte a múltiplos métodos de pagamento 

É possível aceitar em sua loja uma grande quantidade de meios de pagamento, como cartões de débito e crédito, Pix, link de pagamento, transferência, pagamento com saldo em conta e muitos outros, o que abrange mais clientes e possibilita a venda para todos, independentemente da forma que ele queira pagar.

 

4. Experiência do usuário

O aumento na experiência do usuário reflete em uma venda melhor, fidelização do cliente, maior amplitude de divulgação espontânea e consequente aumento nas vendas. Isso tudo porque o cliente conseguirá realizar tudo o que precisa em segundos, o que aumenta a sensação de segurança.

Ter um gateway que oferece uma interface de usuário clara, com menos passos e preenchimento automático de informações, por exemplo, tornam o processo de pagamento mais agradável e eficiente para os seus clientes. 

 

5. Confiabilidade e tempo em atividade

É fundamental proporcionar um sistema de gateway que ofereça confiabilidade e, mostrando ao cliente que ele pode contar com isso no seu site, é possível despertar nele uma sensação maior de credibilidade e confiança. 

 

Transforme seus pagamentos em sucesso com o gateway certo

A escolha do gateway de pagamento correto pode ser a virada de chave que seu negócio precisa para aumentar as vendas online. Proporcionar uma boa experiência do usuário fará com que eles consigam concluir sua compra com mais facilidade, assim, é possível reduzir a taxa de abandono de carrinho do seu e-commerce.

Com o sistema de gateway certo é possível proporcionar ao cliente um melhor dinamismo e otimização, gerando fidelização e mais vendas, a receita ideal para qualquer negócio alcançar o sucesso de maneira mais ágil.




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Além das redes sociais: saiba como impulsionar suas vendas online

Como melhorar a descrição de produto no e-commerce

9 razões para oferecer diversos métodos de pagamento em seu e-commerce

A importância de um checkout perfeito na sua loja online

Como medir a satisfação do cliente?

 

Confira dicas para reduzir o índice de abandono de carrinho do seu e-commerce


Escrito por:

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