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Checkout em e-commerce: qual sua importância e como otimizá-lo?

Empreendedora otimizando o checkout de seu e-commerce através do celular

Quem está começando um novo negócio, principalmente pela internet como um e-commerce, sabe que existem diversos desafios e que contorná-los, criar estratégias e contar com soluções e ferramentas é essencial para o sucesso. 

Se destacar no mercado digital é tarefa fundamental para conseguir mais clientes e efetuar mais vendas. Nessa hora, contar com ferramentas como um checkout otimizado pode ser a melhor saída para vender mais e alcançar o sucesso.

 

Por que o checkout em e-commerce é tão importante?

O processo de checkout é uma das etapas que mais influenciam na experiência do cliente. Segundo pesquisa da Opinion Box, cerca de 85% dos consumidores desistem de concluir suas compras na etapa final do carrinho e abandonam seus produtos por um checkout mal otimizado.

Com essa alta estatística, é possível observar como o processo é importante para que sua loja não perca vendas e retenha clientes, fazendo-os completarem as etapas e realizarem a compra definitiva.

A etapa final é decisiva. Por isso, quanto mais simples, segura e transparente for, maior a chance da compra ser concluída. Ficar de olho como andam as etapas de checkout é essencial, uma vez que seu cliente pode desistir da compra por não se sentir seguro ou por ter que atravessar muitas etapas até a conclusão final.

 

No que se atentar no processo de checkout do seu e-commerce?

O processo de checkout está diretamente ligado com a experiência do consumidor. Por isso, na hora de finalizar a compra, todos eles buscarão informações claras em pouquíssimas etapas e com uma estrutura que passe credibilidade. Tudo isso, acarreta em uma segurança pessoal no cliente e faz com que ele efetive a compra. 

Além destes pontos, há outros fatores para se atentar ao processo de checkout do seu e-commerce:

 

  • Custos adicionais: quando há custos de frete, impostos ou qualquer outro custo extra que apareça somente no momento do checkout, fazem com que cinco de dez clientes abandonem o carrinho. Por isso, é importante chegar na etapa final com tudo já descrito.

  • Falta de confiança do cliente: com o alto número de golpes e crimes virtuais com dados dos clientes, eles têm cada vez menos confiança em e-commerces. Por isso, contar com uma estrutura que tenha credibilidade e transparência pode reverter essa desconfiança.

  • Fatores de usabilidade: seja aquela compra na emoção ou na razão, um processo demorado e com muitas etapas pode fazer com que a pessoa desista da compra, seja para procurar um site mais rápido ou para repensar se vai continuar a compra.

  • Opções de pagamentos limitadas: com tantas opções de pagamento no mercado, não há mais espaço para limites de métodos. Para isso, contar com um banco digital que tenha amplitude de meios de pagamento é a melhor forma para não desestimular a compra.

  • Falta de otimização: sabe quando você abre um site pelo celular e ele fica todo confuso, sem que você encontre aquilo que buscava? A falta de otimização pode fazer com que seu cliente não encontre o que busca e ainda desestimule outras pessoas a comprar.

 

6 melhores práticas para otimizar seu checkout

Encontrar soluções para deixar o checkout do seu e-commerce otimizado pode ser um alívio, já que você terá uma maior segurança, maior facilidade, melhor experiência do cliente e facilidade de vendas.

Uma plataforma otimizada de checkout deve contar com alguns pontos para, além de melhorar a experiência do cliente, ainda fazer com que seu dia a dia de vendas também seja mais fácil.

Confira as melhores práticas: 

 

1. Peça somente dados necessários

Assim, você não exige que seu cliente fique tempo demais tendo que inserir dados e acabe perdendo o desejo de comprar. Além disso, não sobrecarrega seu banco de dados com informações desnecessárias.

 

2. Invista em certificados de segurança

Os certificados de segurança, como o próprio nome diz, são certificações feitas por instituições credenciadas que asseguram que seu site é seguro para compra. Dessa forma, seus clientes depositam maior confiança e credibilidade.

 

3. Tenha um checkout claro e ágil

Invista em um checkout sem muitas etapas e com o máximo de informações possíveis, como o produto que ele comprou, o endereço de entrega ou retirada, o valor total da compra e os próximos passos da compra.

 

4. Invista em soluções financeiras

Ter um banco digital parceiro é fundamental para contar com mais benefícios e poder unificar todo o lado financeiro do seu negócio em apenas um local, assim você diminui taxas e conta com mais opções de crédito.

 

5. Forneça informações sobre frete e entrega

Tanto valores, quanto prazo para a entrega do produto devem constar na tela de checkout. Dessa forma, o cliente não precisa retornar a outra tela para conferir se digitou corretamente.

 

6. Ofereça atendimento ao cliente

Diretamente na tela de checkout, você pode incluir uma opção de chatbot para resolver questões rápidas e evitar que o cliente saia da página para tirar dúvidas e acabe não voltando.

 

👉Leia mais: Guia completo de como começar um negócio do zero

 

Invista no checkout para seu e-commerce e veja seu negócio decolar!

Uma das partes mais importantes da venda merece atenção especial. O momento do checkout é efetivo para que o cliente decida efetivar a compra, por isso, contar com ferramentas e soluções práticas fazem com que, além de garantir a venda, você tenha maior segurança na transação. 

Contar com um checkout também otimiza o processo e agiliza processos tanto para quanto para seu cliente, aumentando vendas, faturando mais e conquistando ainda mais consumidores.

 

Maximize suas vendas online com nosso guia completo sobre checkout de pagamento!

 


Escrito por:

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