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Inteligência artificial: otimize seu checkout e venda mais

7 min de leitura Atualizado em 15/01/2025
Mercado Pago: imagem das mãos de uma pessoa segurando pequenas caixas com o desenho de um carrinho de compras em cada, ilustrando compras online. As mãos dessa pessoa estão posicionadas sobre uma mesa onde há também o teclado de um computador, uma caneca com café, blocos de papel e um celular, no qual é possível na tela uma imagem com um chip escrito “AI”, indicando o uso de inteligência artifical em processos de checkout para compras pela internet.
Inteligência artificial: otimize seu checkout e venda mais
11:19

A inteligência artificial (IA), vem tomando conta do mercado e sendo cada vez mais implementada para aumentar a experiência do usuário. Especialmente nos processos de checkout, a inteligência artificial pode ser grande aliada dos negócios na entrega de personalização e satisfação ao cliente.

Essa entrega colabora, inclusive, para uma melhor conversão e também na diminuição do abandono de carrinho, já que a experiência do cliente é priorizada. Um checkout otimizado através de inteligência artificial, atende também àqueles clientes que buscam uma experiência mais imersiva em suas compras, proporcionando melhor relacionamento de acordo com o perfil do consumidor.

Além disso, contar com tecnologias como a IA permitirá que seu negócio consiga oferecer mais segurança nos pagamentos e transações em cada compra online.

 

Checkout inteligente: o impacto da inteligência artificial nas vendas online

A inteligência artificial evolui cada vez mais, com isso, alcança diversos campos e setores, proporcionando uma melhor experiência do cliente. Com o processo de checkout não é diferente e, através dela, é possível alcançar uma melhor personalização e maior possibilidade aumento na taxa de conversão do consumidor. O aprendizado de máquina (Machine Learning) e o processamento de linguagem natural fazem com que a eficiência da inteligência artificial seja cada vez melhor.

Apesar de ela estar presente no universo das vendas presenciais, é no mundo virtual que ela se destaca, já que há maior possibilidade de implementação. Ou seja, ela abrange a personalização de experiências para identificar as preferências do consumidor, faz automação operacional para gerir sistemas de logística, vendas e marketing e pode também proporcionar um melhor relacionamento com o cliente através de chatbots otimizados.

Além disso, é possível fortalecer ainda mais as experiências de compra com agentes de IA no checkout, que são desenvolvidos para automatizar e simplificar o processo de finalização de compras. Com isso, é possível oferecer mais agilidade, segurança e conveniência no processo, ajudando o cliente a finalizar a compra de maneira mais facilitada, principalmente pelas correções de erros, sugestão de meios de pagamento e suas facilidades, assim como a entrega.

No fim do dia, utilizar a inteligência artificial pode ajudar o seu negócio a vender mais, reduzindo desistências de compra e contribuindo com estratégias de venda baseadas em um melhor entendimento do cliente. É possível ainda contar com esse tipo de tecnologia para melhorar a segurança das transações através da rápida identificação de atividades fraudulentas.


Principais desafios ao adotar IA no checkout

Apesar de ser uma tecnologia já utilizada por diversos negócios e com benefícios comprovados para vender mais, é preciso atenção em alguns pontos para que a integração de um checkout com a loja online seja feita da melhor maneira possível, sem afetar a segurança ou a experiência do cliente. 

Essa atenção é fundamental para que, em períodos de aumento do volume de vendas, como datas sazonais ou promoções, a sua funcionalidade continue normal, sem problemas ou falhas que afetem a venda. Alguns dos pontos que devem ser considerados como desafios e que precisam de um olhar mais crítico na integração da inteligência artificial, são:

 

  • Integração com sistemas existentes: seu negócio já conta com algum sistema, tanto de vendas, quanto de gerenciamento de finanças ou controle de estoque? Então é necessário entender se é possível fazer a integração dos sistemas atuais com um checkout otimizado com inteligência artificial. Uma boa saída é pensar na migração dos dados atuais para um sistema que reúna tudo isso com mais eficácia. 

  • Custo inicial de implementação: apesar de muitas plataformas oferecerem um serviço “freemium”, que entrega gratuitamente uma parte do serviço mais premium, a maioria exige um pagamento que pode ser alto. Isso inclui custos de aquisição, contratação de soluções compatíveis e também o treinamento. É possível que seja necessário o custeio da manutenção da ferramenta também.

  • Treinamento da equipe: sabe aquele momento em que a equipe não consegue proporcionar ao cliente um atendimento dinâmico e que utiliza 100% da ferramenta contratada? Isso se deve a falta de treinamento da equipe, principalmente em relação à plataforma utilizada. Dessa maneira, se o treinamento não acontece, a utilização da plataforma também não é bem feita, o que invalida o investimento nela.

  • Complexidade da personalização: é fundamental que a personalização seja de fato especial para o cliente, de nada valerá uma personalização com itens mal explorados e que não farão a diferença para o cliente. É necessário que a IA leve em consideração fatores como histórico de compras, comportamento de navegação, preferências por produtos, entre outros itens.

  • Aceitação dos clientes: mesmo com a inteligência artificial sendo introduzida em diversos meios, como celulares, computadores, tvs, sistemas, plataformas e outros, a aceitação do público para os meios de pagamento ainda pode ser baixa. Para contornar isso, é preciso proporcionar ao cliente mais clareza sobre até onde vai a IA no e-commerce, e também é importante dar a ele uma opção de controlar esse domínio. 

  • Segurança de dados: como a IA utiliza os dados dos clientes para oferecer melhor personalização, é importante que a plataforma escolhida, assim como os sistemas presentes na loja virtual, estejam em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), que regula a proteção de dados no Brasil. Isso é importante para que o seu negócio não sofra penalidades ou falta de reputação no mercado.

  • Acompanhamento contínuo: é importante que a equipe esteja sempre acompanhando o trabalho da IA. Isso é fundamental para entender se ela está realmente entregando resultados positivos, com uma personalização eficaz e que converte. Deixar isso de lado pode abrir brechas para problemas ou má qualidade no atendimento.

 

5 estratégias para aplicar IA e otimizar seu checkout

Quem quer vender pela internet em maior volume e ter sucesso nos negócios precisa encontrar estratégias que proporcionem atendimento diferenciado e uma experiência única ao cliente, somente assim é possível virar a chave para o crescimento. Tudo isso, passa, principalmente, por investimentos em inovação e tecnologias capazes de compreender o comportamento e os gostos dos clientes, fazendo com que as ações sejam melhor direcionadas.

A inteligência artificial é capaz de cumprir esse papel, já que ela é responsável, em muitos negócios, por construir jornadas ricas de compra, em que o cliente se sente ouvido, prestigiado e é, consequentemente, fidelizado. Mesmo com a necessidade de uma boa experiência do usuário durante toda a jornada do cliente, o investimento no checkout é fundamental para que todo o caminho percorrido renda frutos.

Para isso, é importante aplicar algumas estratégias na hora de implementar a inteligência artificial. Acompanhe:

1. Automatize o preenchimento de dados

Isso é essencial para que seus clientes não precisem preencher os dados a cada compra ou a cada vez que tem sua conta “deslogada” do site. Além de agilizar o processo, ainda faz com que o cliente se sinta mais satisfeito, já que não precisará conferir tudo de novo. Lembre-se: muitos consumidores realizam compras de seus dispositivos móveis, então considerar níveis avançados e otimização é necessário para vender mais e melhor.

2. Personalize a experiência do cliente

Seu negócio pode personalizar a experiência através de algumas ações que a IA proporciona, como a sugestão personalizada de produtos, ofertas e descontos personalizados, meios de pagamento diferenciados, experiência multicanal, redução de erros e atritos, atendimento proativo, dentre muitas opções que fazem a experiência do usuário ser muito melhor.

3. Escolha um bom parceiro para seu checkout

O Checkout Mercado Pago, por exemplo, é uma das melhores soluções para o checkout do seu negócio. Com suporte de inteligência artificial e Machine Learning, ele possui um sistema antifraude que garante maior segurança nos pagamentos, além de outras vantagens que possibilitam maior poder de personalização nas vendas do seu negócio.

4. Adote soluções de segurança com IA

A IA possibilita ter soluções que garantem maior segurança nas transações, isso é fundamental para não sofrer com fraudes ou tentativas de golpes. Lembra da tecnologia do Checkout Mercado Pago?! Essa inovação é o que permite uma rápida detecção de atividades suspeitas em transações, fazendo com que as suas vendas estejam mais seguras e - claro - seus clientes também.

5. Monitore métricas de desempenho

Seu negócio sabe quais resultados estão trazendo os sistemas atuais? Ao contar com uma ferramenta alimentada por IA, é possível analisar isso de maneira mais facilitada, porém é importante optar por uma plataforma que possibilite esse acompanhamento e também a realização de análises frequentes das métricas de desempenho para seguir ou não com o sistema.

 

Inteligência artificial: o futuro do checkout e da experiência do cliente

A tecnologia em geral é sempre a melhor pedida para quem quer vender mais, com mais segurança, melhor experiência do cliente e facilidade de gestão. Utilizar da inteligência artificial faz com que seu negócio tenha uma ferramenta especial nas mãos, principalmente porque ela auxilia em uma entrega muito mais satisfatória.

Aplicando todas as sugestões e dicas apresentadas, é possível alcançar o sucesso com mais facilidade. O Checkout Mercado Pago, por exemplo, é uma das sugestões que mais agregam ao seu negócio, sendo uma solução inovadora e eficaz, que agrega fluidez, segurança e personalização. 

O Checkout Mercado Pago também é fundamental para uma gestão mais facilitada, já que oferece vantagens especiais, como o benefício do recebimento do dinheiro na hora por suas vendas. A tecnologia avançada da solução permite um rápido processamento de pagamentos, o que alivia sua gestão do fluxo de caixa e melhora toda a organização financeira.

Essa é a hora do seu negócio investir em tecnologia, e a inteligência artificial pode ser o melhor caminho para se destacar no mercado, conquistar mais clientes, vender mais e proporcionar uma imersão muito maior no usuário. Dê essa oportunidade ao seu negócio.

 


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