A Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar, é a 22ª edição do evento que reúne apaixonados por futebol no mundo todo. Além da expectativa para os jogos, espera-se também uma movimentação em diversos setores do comércio impulsionados pelo clima de torcida.
Aliás, a projeção de um estudo publicado pelo Serviço de Proteção ao Crédito é que a Copa movimente R$ 20,3 bilhões no mercado brasileiro e, de acordo com o Sebrae, os comércios que devem ser mais impactados positivamente com o evento são do ramo de beleza e estética, indústria, comércio varejista e alimentação (restaurantes, bares e lanchonetes). Ou seja, é uma ótima oportunidade para que invista no crescimento do seu negócio e, claro, das suas vendas.
Para isso, é necessário fazer um bom planejamento, estratégico e financeiro, para que o evento traga os resultados esperados. Isso significa que você precisa olhar as necessidades do seu cliente e oferecer o que ele precisa de forma criativa dentro do seu negócio.
Que comecem os jogos, vamos?!
O futebol é uma grande paixão nacional e a Copa do Mundo em todas as edições costuma causar uma grande mobilização entre as pessoas. Afinal de contas, é uma tradição do brasileiro vestir a camisa da Seleção Brasileira e torcer ao lado da família e amigos.
Do ponto de vista comercial, esse é um excelente momento para fazer seu negócio ser notado pelo consumidor, principalmente ao considerar que é o primeiro evento deste porte após a pandemia de Covid-19. Com isso, a tendência é ele se sobressair por todos os cantos do mundo.
Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP aponta que 81% dos pequenos negócios paulistas dizem que serão afetados – de forma positiva ou negativa – pelo evento. O estudo intitulado “Copa do Mundo 2022: expectativas e ações das MPEs” afirma que 58% dos comerciantes esperam um impacto positivo no faturamento.
É claro que alguns segmentos podem ser impactados de forma ainda mais intensa na Copa, como o caso de bares, restaurantes e lanchonetes, seja no delivery ou fazendo as transmissões dos jogos no estabelecimento, além de vendedores de artigos esportivos e produtos personalizados, mas independente do nicho que seu negócio se encaixa, é importante começar a pensar em estratégias para tornar seus produtos ou serviços interessantes aos olhos do público
Com as ações e estratégias certas, você tem chance de aumentar suas vendas durante o período da Copa do Mundo. Um bom planejamento das ações de divulgação e promoções, por exemplo, podem fazer a diferença nos seus resultados. Entenda como potencializar seu negócio:
Descontos exclusivos, frete grátis e promoções vinculadas aos jogos da Copa – há um universo a ser explorado para engajar seu público e aproveitar a movimentação durante o evento. Um exemplo seria criar promoções como “a cada 2 gols do Brasil, você ganha 10% de desconto”. Como as rodadas de jogos irão até 18 de dezembro, você também pode casar ações com outras datas importantes do calendário de vendas, como a Black Friday e o Natal.
É só falar em personalização e diferenciação que o público vai à loucura. Produtos temáticos, personalizados ou kits ajudam a atrair consumidores e a aumentar seu faturamento. Tente investir em itens relacionados ao evento ou estimule vendas casadas, como “na compra de um item para torcer, ganhe 10% na compra de outros produtos”.
Analise a programação de jogos do Brasil e de outras seleções importantes para não só despertar o desejo de novos consumidores em potencial, como estreitar os laços com seu consumidor. Além de criar promoções e conteúdos criativos nas redes sociais, você ainda consegue desenvolver serviços e produtos relacionados. As lanchonetes, bares e restaurantes, por exemplo, podem oferecer pratos e bebidas típicas dos países nos dias de jogos, enquanto os e-commerces conseguem trabalhar com produtos, uniformes, bebidas e outros itens tradicionais dos países.
Esse é um momento também de grande alta na internet e nas redes sociais, e seu negócio não pode ficar de fora! Por isso, não deixe de aproveitar essa demanda para criar estratégias e campanhas nos seus canais de divulgação online. Nas vendas físicas, é essencial desenvolver um material publicitário que chame a atenção, como faixas, panfletos e também caprichar na vitrine.
Conseguir bons resultados depende de preparar previamente seu negócio, tanto do ponto de vista de estratégia de marketing e vendas, como na organização de estoque e logística.
Quem vende no digital também precisa preparar a estrutura e fazer otimizações no site para oferecer uma navegação rápida e simples, além de um atendimento eficiente. Para que você consiga aproveitar ao máximo essa oportunidade, fique de olho nos seguintes pontos:
É hora de se organizar e colocar as melhorias em prática. Afinal, o calendário de vendas de 2022 reúne a Copa do Mundo com a Black Friday e os eventos do final do ano.
Com esse fluxo de caixa intenso, seu negócio pode colocar em prática ações para alavancar as vendas de Natal e consequentemente, aumentar seu lucro!