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Como usar a Copa do Mundo para vender mais no seu negócio

Mercado Pago: Homem assistindo pelo notebook a Copa do Mundo 2022

A Copa do Mundo 2022, que será realizada no Catar, é a 22ª edição do evento que reúne apaixonados por futebol no mundo todo. Além da expectativa para os jogos, espera-se também uma movimentação em diversos setores do comércio impulsionados pelo clima de torcida.

Aliás, a projeção de um estudo publicado pelo Serviço de Proteção ao Crédito é que a Copa movimente R$ 20,3 bilhões no mercado brasileiro e, de acordo com o Sebrae, os comércios que devem ser mais impactados positivamente com o evento são do ramo de beleza e estética, indústria, comércio varejista e alimentação (restaurantes, bares e lanchonetes). Ou seja, é uma ótima oportunidade para que invista no crescimento do seu negócio e, claro, das suas vendas. 

Para isso, é necessário fazer um bom planejamento, estratégico e financeiro, para que o evento traga os resultados esperados. Isso significa que você precisa olhar as necessidades do seu cliente e oferecer o que ele precisa de forma criativa dentro do seu negócio. 

Que comecem os jogos, vamos?!

 

A Copa do Mundo 2022 é uma oportunidade para o pequeno empreendedor brasileiro?

O futebol é uma grande paixão nacional e a Copa do Mundo em todas as edições costuma causar uma grande mobilização entre as pessoas. Afinal de contas, é uma tradição do brasileiro vestir a camisa da Seleção Brasileira e torcer ao lado da família e amigos. 

Do ponto de vista comercial, esse é um excelente momento para fazer seu negócio ser notado pelo consumidor, principalmente ao considerar que é o primeiro evento deste porte após a pandemia de Covid-19. Com isso, a tendência é ele se sobressair por todos os cantos do mundo. 

Uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP aponta que 81% dos pequenos negócios paulistas dizem que serão afetados – de forma positiva ou negativa – pelo evento. O estudo intitulado “Copa do Mundo 2022: expectativas e ações das MPEs” afirma que 58% dos comerciantes esperam um impacto positivo no faturamento. 

É claro que alguns segmentos podem ser impactados de forma ainda mais intensa na Copa, como o caso de bares, restaurantes e lanchonetes, seja no delivery ou fazendo as transmissões dos jogos no estabelecimento, além de vendedores de artigos esportivos e produtos personalizados, mas independente do nicho que seu negócio se encaixa, é importante começar a pensar em estratégias para tornar seus produtos ou serviços interessantes aos olhos do público

 

4 estratégias para movimentar as vendas do seu negócio na Copa do Mundo de 2022

Com as ações e estratégias certas, você tem chance de aumentar suas vendas durante o período da Copa do Mundo. Um bom planejamento das ações de divulgação e promoções, por exemplo, podem fazer a diferença nos seus resultados. Entenda como potencializar seu negócio: 

 

  1. Crie promoções e descontos especiais para a Copa

Descontos exclusivos, frete grátis e promoções vinculadas aos jogos da Copa – há um universo a ser explorado para engajar seu público e aproveitar a movimentação durante o evento. Um exemplo seria criar promoções como “a cada 2 gols do Brasil, você ganha 10% de desconto”. Como as rodadas de jogos irão até 18 de dezembro, você também pode casar ações com outras datas importantes do calendário de vendas, como a Black Friday e o Natal. 

 

  1. Venda produtos da temática ou crie produtos customizados

É só falar em personalização e diferenciação que o público vai à loucura. Produtos temáticos, personalizados ou kits ajudam a atrair consumidores e a aumentar seu faturamento. Tente investir em itens relacionados ao evento ou estimule vendas casadas, como “na compra de um item para torcer, ganhe 10% na compra de outros produtos”. 

 

  1. Aproveite os assuntos em alta e se atente ao cronograma de jogos 

Analise a programação de jogos do Brasil e de outras seleções importantes para não só despertar o desejo de novos consumidores em potencial, como estreitar os laços com seu consumidor. Além de criar promoções e conteúdos criativos nas redes sociais, você ainda consegue desenvolver serviços e produtos relacionados. As lanchonetes, bares e restaurantes, por exemplo, podem oferecer pratos e bebidas típicas dos países nos dias de jogos, enquanto os e-commerces conseguem trabalhar com produtos, uniformes, bebidas e outros itens tradicionais dos países. 

 

  1. Invista em divulgação 

Esse é um momento também de grande alta na internet e nas redes sociais, e seu negócio não pode ficar de fora! Por isso, não deixe de aproveitar essa demanda para criar estratégias e campanhas nos seus canais de divulgação online. Nas vendas físicas, é essencial desenvolver um material publicitário que chame a atenção, como faixas, panfletos e também caprichar na vitrine. 

 

Começar a se planejar para vender mais e melhor

Conseguir bons resultados depende de preparar previamente seu negócio, tanto do ponto de vista de estratégia de marketing e vendas, como na organização de estoque e logística. 

Quem vende no digital também precisa preparar a estrutura e fazer otimizações no site para oferecer uma navegação rápida e simples, além de um atendimento eficiente. Para que você consiga aproveitar ao máximo essa oportunidade, fique de olho nos seguintes pontos: 

 

  • Verifique seu estoque: Justamente por ser um período de movimentação, é preciso adequar o estoque. Isso significa ter produtos suficientes para atender à demanda dos consumidores, mas sem exageros para não deixar mercadoria encalhada e ter prejuízos. 

 

  • Estude contratar um apoio temporário para seu atendimento: Caso seu negócio demande um grande volume de atendimento, pode ser uma saída interessante contar com reforço temporário nessas épocas. Para isso, lembre-se de oferecer um bom treinamento para sua equipe oferecer excelentes atendimentos, garantindo a satisfação do cliente.  

 

  • Se vender online, otimize seu site e faça promoções de frete: Além de fazer melhorias para receber tráfego mais intenso, também é importante pensar em ações promocionais. Alguns exemplos são os banners comemorativos, kits temáticos e frete grátis, que funcionam basicamente como bons chamarizes para impulsionar as vendas. 

 

  • Amplie suas formas de pagamento: Quem deseja expandir suas vendas deve estar preparado e aceitar diversas formas de pagamento, como cartão de crédito, débito, boleto e Pix. Com a maquininha de cartão do Mercado Pago, por exemplo, a Point, você pode oferecer esses e outros tipos de pagamento ao seu cliente. Dessa forma, você reduz as chances de perder vendas e ainda oferece uma ótima experiência de compra. 

 

  • Conte com soluções que facilitam seu controle financeiro: Para faturar mais, ter um controle atento das vendas e ainda poder fazer a gestão adequada, é preciso contar com ferramentas que ajudem no seu dia a dia. Invista em recursos como maquininha de cartão eficientes nas lojas físicas ou um checkout de pagamento eficaz no e-commerce – seu parceiro de recebimentos é um fator importante rumo a bons resultados. Além de link de pagamento e Código QR e Pix

 

Emplaque esse gol no seu caixa!

É hora de se organizar e colocar as melhorias em prática. Afinal, o calendário de vendas de 2022 reúne a Copa do Mundo com a Black Friday e os eventos do final do ano. 

Com esse fluxo de caixa intenso, seu negócio pode colocar em prática ações para alavancar as vendas de Natal e consequentemente, aumentar seu lucro!

 

Sem burocracias, taxas e soluções que facilitam a organização financeiro do seu negócio.


Escrito por:

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