5 maneiras de vender com Código QR
A pandemia foi uma das grandes responsáveis pela aceleração digital que tomou conta do varejo nos últimos anos, trazendo inclusive novas soluções de pagamento. Dentre elas, as opções sem contato ganham cada vez mais a preferência dos consumidores, como o pagamento via código QR.
Aliás, o número de transações feitas por meio dessa ferramenta aumentou de 35% para 48% em apenas seis meses de 2020, segundo dados da nova pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box.
Muito além do sucesso no comércio eletrônico, o código QR também pode ser um grande aliado no ponto de venda pela sua comodidade, segurança, entre outras características que oferecem vantagens tanto para você, empreendedor, como também aos seus clientes.
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O que é e para que serve o Código QR?
O código QR ou QR Code, do inglês Quick Response Code, é um código de barras bidimensional que pode ser lido diretamente pelos smartphones ao direcionar a sua câmera para as telas de uma maquininha de cartão ou de um computador, além de artigos impressos.
Entre as suas principais vantagens, o código é capaz de levar o usuário diretamente às páginas de um negócio, como também promoções ou para o processo de checkout para efetuar o pagamento de uma compra.
Além disso, esse é um método muito buscado pelos clientes e trabalhar com ele em seu negócio pode garantir a redução de desistências de compra, além do aumento da fidelização de clientes.
Como vender mais na sua loja física com QR Codes
Sem dúvidas, essa tecnologia é vantajosa tanto para quem vende, quanto para quem compra, pois facilita os pagamentos sem que o cliente precise ter contato com dinheiro e cartões ou até mesmo digitar os dados para transferência, além de ser uma maneira ágil e segura de fazer cobranças.
É por isso que você deve explorar ao máximo esse recurso em seu negócio, seja para divulgar o seu negócio, fazer promoções ou oferecer uma experiência ainda melhor para os clientes. E para te ajudar nesse processo separamos alguns pontos que precisam ser considerados, como:
1. Faça a impressão do código QR
Facilite a vida do consumidor ao garantir que ele tenha fácil acesso ao seu código.
Para isso faça a impressão do código, de preferência em um material chamativo, com a identidade visual da sua marca ou empresa e nesse material você pode citar algumas vantagens de usar essa forma de pagamento, garantindo a atenção do cliente para que ele considere o uso do código QR.
Até que a impressão fique pronta, você pode gerar um código com os dados para pagamento em que o cliente precisa apenas escanear a tela do computador, maquininha ou ir ao app de cobrança.
👉 Leia mais também: Como usar o código QR no Mercado Pago para fidelizar clientes
2. Posicione o código em um lugar visível
Com o material impresso em mãos, não deixe de disponibilizá-lo em um ponto bem estratégico da sua loja, de preferência próximo ao caixa. Uma boa dica é ter sempre uma conexão Wi-Fi destinada aos clientes da loja, caso eles tenham problemas ou dificuldades na hora de efetuar o pagamento.
Outro fator que faz diferença ao posicionar o seu QR Code é a iluminação do local. Ele precisa estar num ponto iluminado para que os aparelhos consigam fazer a leitura do código sem dificuldade.
3. Mantenha o código em bom estado, que possa ser visto claramente
Para assegurar a melhor experiência de pagamentos via QR Code aos seus clientes, é importante ficar atento e manter a versão impressa do código em um bom estado. Portanto, marcas de uso, como rachaduras no papel, rabiscos, desgaste ou amassados prejudicam ou impossibilitam que a leitura do código seja realizada da maneira correta. Fique atento a isso.
4. Destaque a forma de pagamento no seu negócio
Por mais que os pagamentos por código QR estejam cada dia mais populares, vale o esforço em destacá-lo para que cada vez mais clientes saibam dessa ferramenta e passem a usá-la no seu negócio. Sendo assim, não deixe de comunicar essa informação aos seus clientes.
Você pode espalhar comunicados pelo ponto de vendas referente ao código QR (portas, janelas, paredes, embalagens, entre outros) ou oferecer um desconto atrativo para os pagamentos via código QR, além de divulgar nas redes sociais, no WhatsApp da loja, entre outros.
5. Use o Pix com código QR
Além de oferecer uma experiência de compra muito melhor para seus clientes, usar o Pix com código QR também é uma vantagem para diversificar os métodos de pagamento, permitindo que os compradores paguem usando o aplicativo de qualquer instituição financeira que esteja participando do Pix.
Código QR: mais uma maneira de impulsionar seu negócio
Disponibilizar o código QR como meio de pagamento é uma ação estratégica e vantajosa para quem quer atrair mais clientes, aumentar as vendas e se diferenciar da concorrência.
Aliás, oferecer soluções e experiências positivas ao seu consumidor pode mostrar a ele o quanto a sua empresa se dedica em apresentar um atendimento mais humanizado, seguro e de qualidade.
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