Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Pagamento instantâneo com Pix: entenda o que é e como funciona

Entenda como o Pix transformou as transferências financeiras no dia a dia
Usuários aproveitando as novas facilidades do Pix.

Em novembro de 2020, o Banco Central criou o Pix, uma alternativa de transação com uso de dinheiro em conta, assim como o TED, DOC, pagamentos com cartão de débito e boleto. 

Como explorado desde o lançamento, ele permite que transações sejam realizadas e recebidas em poucos segundos, 24 horas por dia e todos os dias do ano, inclusive aos fins de semana.

O jeito mais conveniente de transferir, cobrar ou pagar alguma conta fica ainda melhor dentro do app do Mercado. Veja o que mudou na prática! 

 

O que o Pix trouxe de novo?


 

O objetivo principal é proporcionar uma melhor e mais segura experiência de pagamento.

Duas das principais características do Pix são a velocidade e conveniência com que as transações são executadas (em, no máximo, 10 segundos, em qualquer dia e a qualquer hora) independente da instituição de origem e destino.

Isso só é possível por uma grande mudança: ao criar o Pix, o Banco Central desenvolveu uma forma simplificada de centralizar todas as informações que identificam um pagador e um recebedor, e é aí que tudo fica mais rápido. Vamos explicar melhor.

Imagine que hoje cada pagador possui seus dados de conta, agência, CPF ou CNPJ espalhados por diferentes bancos e fintechs. Quando alguma operação financeira ocorre, é preciso conectar os dados de quem está efetuando o pagamento ou transferência, com aqueles de quem está recebendo. Este processo costuma demorar horas, ou mesmo dias, quando realizado entre instituições diferentes e não está disponível nos finais de semana e nem pode ser realizado em qualquer horário.

Com o Pix, a fim de evitar esses inconvenientes, todos os dados da sua conta podem ser facilmente identificados por uma “chave Pix” de sua escolha. Assim, eles ficam armazenados diretamente no Banco Central em uma “base de endereçamento” (o DICT), facilitando a realização de operações sem a necessidade do preenchimento de tantos dados como antes. É por este motivo que:

  1. Os pagamentos são efetivados na hora, mesmo que a operação seja entre bancos diferentes, ao contrário do que ocorre com TED, DOC e boleto.

  2. Não é necessário compartilhar a todo o momento os seus dados pessoais, como o número da conta, agência, código do banco ou fintech, CPF ou CNPJ com terceiros, aumentando assim a segurança e facilidade da transação.

  3. As operações são feitas em qualquer dia e horário, inclusive nos finais de semana e feriados.

 


💡 Leia mais: Entenda a diferença entre PIX, TED, DOC, Boleto e Cartão

 

Relembrando a chave Pix 



A chave Pix é como se fosse um "apelido" que você dá para a sua conta, permitindo que ela seja facilmente identificada sem ter que compartilhar múltiplas informações no momento de receber transferências ou pagamentos. Esta chave pode ser seu número de telefone, e-mail, CPF ou CNPJ.

 

Cadastre sua chave Pix no Mercado Pago e aproveite mais facilidades

 

Com o Pix no Mercado Pago, você também poderá gerar um código QR Pix para facilitar ainda mais o seu dia a dia na hora de receber pagamentos e transferências de um jeito mais seguro, fácil e rápido, além de também poder escolher o QR Pix como forma de realizar compras com mais conveniência.

 

pix - chave pix - pix mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados