O que é fluxo de caixa e como aplicá-lo no seu negócio?
A falta de controle do dinheiro que entra e sai do seu negócio é um problema que não apenas provoca sua desorganização financeira, mas também pode aumentar os riscos de entrar em uma crise por conta do acúmulo de dívidas e, consequentemente, decretar falência.
É por isso que ferramentas como o fluxo de caixa, que ajudam a planejar e controlar o financeiro de um negócio, são essenciais para evitar que esses problemas aconteçam. Afinal de contas, elas organizam suas finanças, dão uma projeção de entradas e saídas e favorecem o capital de giro (que é o dinheiro necessário para manter a saúde e continuidade do seu negócio).
Saiba como funciona o fluxo de caixa e os processos adequados para aplicá-lo em seu negócio.
💙Acesso rápido: O que é fluxo de caixa e como aplicá-lo no seu negócio?
O que deve ser registrado no fluxo de caixa?
No fluxo de caixa, é preciso registrar todas as movimentações financeiras do seu negócio para que consiga identificar o saldo disponível em caixa e, assim, ter a chance de projetar o seu futuro.
Entre as informações necessários estão os documentos, pagamentos e previstos, que são:
- Recebimentos: representam as vendas feitas à vista em dinheiro, cheque, cartões, vendas a prazo, recebimento de duplicatas, retorno de investimento, venda de ativos, entre outros;
- Pagamentos: são as compras realizadas tanto à vista, quanto à prazo, além dos pagamentos de duplicatas, pagamentos de despesas e demais custos do negócio;
- Previstos: são os recebimentos e pagamentos do seu negócio que estão previstos para o futuro, basicamente em um período de pelo menos três meses.
Quais são as vantagens do fluxo de caixa?
Usar esse tipo de ferramenta em seu negócio é uma forma de protegê-lo financeiramente, pois você consegue controlar exatamente o quanto entra e quais são as suas saídas, que acaba dando uma visão geral sobre sua saúde financeira e possíveis ações que devem ser tomadas.
Mas, além disso, existem muitas outras vantagens, como:
- Planejar futuros investimentos e empréstimos;
- Organizar promoções;
- Negociar prazos de pagamento com fornecedores;
- Identificar despesas que podem ser reduzidas;
- Prever o aumento de preços de produtos ou serviços;
- Melhorar as tomadas de decisões.
Como aplicar o fluxo de caixa em seu negócio?
Para aplicar o fluxo de caixa em seu negócio, é preciso definir qual dos tipos que se adapta melhor aos seus objetivos e necessidades, por exemplo, os mais comuns são:
- Operacional: conhecido como o mais simples, é possível observar as receitas e despesas do negócio em um período específico, visualizando resultados e o caixa disponível .
- Projetado: uma versão mais avançada, que tem o objetivo de analisar o futuro, porque usa os dados coletados na versão operacional para fazer projeções de pagamentos e recebimentos, além de calcular os ajustes de orçamento, investimentos, entre outros.
- Livre: utiliza as projeções do fluxo do modelo anterior para fazer o cálculo da capacidade do seu negócio e gerar capital, tanto no curto, quanto no médio e longo prazo.
Essas três versões se complementam, mas antes de você pensar em usá-las, é preciso começar pelo básico. Ou seja, aplicar o fluxo de caixa em seu negócio. Para isso, tenha acesso a todas suas movimentações financeiras, como as entradas e saídas, e faça sua categorização.
Depois disso, separe as entradas e saídas dos últimos 3 meses, como despesas, custos e receitas. Por último, faça a análise dos dados, verificando quanto seu negócio tem de receita, despesa, lucro ou, até mesmo, prejuízo.
Isso permite que você tenha noção das variações de dinheiro em caixa, como também se organize para ter uma reserva, calcule o lucro e faça projeções que viabilizam o crescimento do seu negócio.
📘Leia também: Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
Aplique o fluxo de caixa no seu negócio
O fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para você organizar o seu negócio e dar a chance de ele se destacar no mercado com segurança e projeções positivas para o futuro.
A vantagem é que você também vai ter uma ajuda para nutrir o seu capital de giro, mas, lembre-se que, para isso, é preciso organizar suas informações e saber exatamente quais ações serão eficientes na sua atividade.
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Vender no Instagram: como fazer vendas rápidas com link de pagamento
| Outubro 9, 2024
É difícil imaginar alguém que não possua uma rede social hoje em dia, não é mesmo?! Independente da plataforma, pessoas com as mais diversas faixas..
Por que adotar um sistema integrado no varejo híbrido?
| Outubro 7, 2024
Oferecer uma experiência de compra mais fluida deixou de ser um diferencial para empreendedores que querem se destacar no mercado. Hoje, garantir..
Quanto custa para abrir um MEI e começar um negócio de sucesso
| Outubro 2, 2024
Vamos aos fatos: quem nunca sonhou em ter o próprio negócio? Esse é o desejo de muitos brasileiros, e o melhor é que se esse é o seu sonho também,..