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9 dicas para vender online que você precisa conhecer

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Uma pesquisa realizada pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, chamada de índice MCC-ENET, revelou números surpreendentes com relação ao comércio eletrônico brasileiro em 2020, durante os meses de quarentena e pandemia. No mês de junho, por exemplo, as vendas mais que dobraram na comparação com o ano anterior, chegando a uma alta de 110,52%.

Também considerando os meses de abril a junho de 2020, ficou evidente um crescimento no número de pessoas que realizou pelo menos uma compra on-line. Foram 18,2%, aumento de 5,9% em relação ao trimestre anterior (janeiro a março) e de 8,1% na comparação com o mesmo período de 2019.

 

 

Isso mostra o quanto os brasileiros estão vendendo e comprando mais pela internet, o que é ótimo, já que o comércio digital já vinha mostrando um crescimento progressivo a cada ano e agora se consolida ainda mais como uma opção viável.

Para aproveitar essa tendência que só deve continuar crescendo, descubra como vender online e ter sucesso!

 

9 dicas para vender on-line com sucesso


Esses dados mostram o quanto vale a pena investir no e-commerce se o seu desejo é comercializar produtos ou, quem sabe, abrir um novo negócio. Por isso, queremos deixar algumas dicas importantes para que você possa começar bem.

1. Estabeleça uma estratégia


Antes de tudo é preciso planejar uma estratégia, e nela deve constar quais serão seus canais de venda. Será apenas através de um site? Ou venderá pelo WhatsApp, Instagram e outras redes sociais? Seu negócio será somente on-line ou também terá uma loja física?

Também é importante pensar em qual será a sua área de atuação. Você quer vender produtos diversos ou pretende focar seus esforços em uma categoria? Sua estratégia deve conter esses pontos e outros aspectos de gerenciamento, como controle de estoque.

Um outro ponto que pode definir o sucesso da sua loja on-line é o tráfego, pois quanto mais pessoas tiverem acesso aos seus produtos, maiores serão as chances de compra. Mas, então, como  atrair compradores até sua loja on-line? A melhor forma de gerar tráfego é investindo em mídia paga e mídia orgânica com posts e anúncios patrocinados e não patrocinados, direcionados para o seu público-alvo.

Embora o tráfego pago apresente resultados a curto prazo, quando as ações são pausadas todo o trabalho pode ser perdido. Já no tráfego orgânico, os resultados podem acontecer mesmo que tarefas estejam paradas, pois os conteúdos ainda performam depois de publicados. Por isso, o ideal é que ambas as estratégias sejam feitas em conjunto!

 

💡Leia também: Tudo sobre vender online, pelo WhatsApp e redes sociais

 

2. Considere misturar canais


Se você já possui uma loja física e resolveu vender on-line devido à pandemia, é possível adotar uma estratégia que mistura o ambiente físico com o digital, também conhecida como figital. Essa experiência multicanal faz com que o comprador passe por canais digitais e físicos em uma mesma jornada de compra. Esse tipo de estratégia traz muitos benefícios: mais vendas, segurança ao comprador, fidelização de clientes, reconhecimento da marca, entre outros.

 

3. Escolha uma boa plataforma de e-commerce


Para quem está começando nas vendas digitais, é importante escolher uma plataforma de e-commerce que atenda a todas as suas necessidades. Existem diversos tipos, mas as melhores são aquelas que oferecem todas as condições para você vender bem e gerenciar o seu negócio. 

Plataformas que disponibilizam funcionalidades como responsividade, canais de atendimento ao consumidor, integração com ERPs, meios de pagamentos e soluções para frete otimizam mais o seu tempo, fazendo com que você tenha mais produtividade e possa se dedicar ao marketing e à conquista de clientes.

Escolha uma plataforma que te dê autonomia para contratar o que melhor se adequa à sua loja!

 

4. Invista nas redes sociais e no WhatsApp


Cada vez mais pessoas estão conectadas diariamente nas redes sociais, como o Facebook, Instagram e WhatsApp, o que é extremamente positivo para o seu negócio, já que estar presentes nelas é uma chance de ter mais visibilidade e, inclusive, aumentar as vendas. Por essa razão é interessante investir nesses meios.

Seja através de publicidade ou não, crie conteúdos relevantes, informações sobre seus produtos e sobre o propósito da sua marca e utilize da criatividade e dos recursos disponíveis para gerar engajamento.

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5. Crie uma boa experiência de entrega


Um dos maiores desafios de quem vende on-line é proporcionar uma boa experiência de entrega. Uma boa logística impacta positivamente a taxa de conversão e gera mais vendas. A entrega envolve desde o preço e prazo até a embalagem que chega ao comprador. A experiência de embalagem é um ponto de destaque, pois é a forma de humanizar o relacionamento com clientes digitais, e será ela a responsável por concretizar a conexão entre a empresa e o comprador.

 

6. Encoraje primeiras compras e compras recorrentes


Incentive aos seus clientes comprarem nos diferentes canais que sua loja oferece, faça descontos para primeira compra e, mais importante, trace estratégias de fidelização, pois serão seus atuais clientes que irão promover sua marca. Pense em seu público-alvo, entenda sua jornada de compra e elabore ações específicas, estimulando a compra recorrente e até investindo em assinaturas digitais.

 

7. Construa confiança e invista em segurança


Os compradores on-line optam por comprar de empresas em que confiam, o que é bem justificável. Por isso, é preciso conquistar a confiança de seus clientes, e uma forma de alcançar isso é incluir depoimentos na sua página, cumprir com suas promessas, certificar que todas as informações no site são verdadeiras, até dar visibilidade para as letrinhas pequenas que geralmente constam nas condições de promoções. Ou seja, ser totalmente transparente.

 

8. Otimize sempre a experiência da sua loja


É importante sempre atualizar todos os dados do seu site, ter uma gestão eficiente de controle de estoque, testar todos os botões e verificar se estão encaminhando para os lugares certos, conferir as informações, políticas de troca e devolução, disponibilizar arquivos de boa qualidade, entre outros. Isso tudo é imprescindível para que o comprador consiga navegar e encontrar o que ele deseja.

 

9. Invista no checkout


Investir em um bom processo de checkout é querer que seu cliente tenha uma boa experiência de compra on-line. Sendo assim, é essencial contar com uma boa parceria de meio de pagamento. Métodos de pagamento diversos, segurança, processos intuitivos. Tudo isso ajuda a melhorar a jornada de compra e gerar fidelização.


📖Checkout de pagamento: o guia completo para vendas online de sucesso

Vendas on-line: a chance do seu negócio prosperar!


O mundo digital tem milhares de oportunidades para quem quer investir nele. E esse é um bom momento para começar. Coloque essas dicas em prática e veja seu negócio decolar muito antes do que você imaginava.

 

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Escrito por:

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