Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como vender pelo WhatsApp em 8 passos

O aplicativo mais usado do Brasil pode ser o ponto de vendas que você precisa para alcançar mais clientes. Descubra como vender seus produtos com ele
Como vender pelo WhatsApp - vendas no whatsapp - vender no whatsapp com mercado pago

Vender on-line tem aberto as portas para que milhares de pessoas encontrem as maneiras mais diversas de empreender e comercializar seus produtos, sem precisar de grandes investimentos financeiros para começar.

 

As facilidades do mundo digital, além de permitirem que muitos deem os primeiros passos em um novo negócio, também fazem com que o alcance desses esforços seja ainda maior, levando os produtos vendidos exatamente para quem os procura.

Mas engana-se quem pensa que investir em um e-commerce exige criar um site e expor seus produtos. As ferramentas para vender são inúmeras e se adaptam às diferentes necessidades e realidades, podendo, inclusive, trabalhar juntas em estratégias multicanal. As redes sociais são a maior prova disso, permitindo que muitas lojas aproveitem suas plataformas também para vender.

Nesse sentido, um novo ponto de venda tem despertado a atenção dos lojistas, possibilitando, inclusive, criar experiências de compra que envolvem o mundo físico e o digital, sem descuidar da segurança de cada processo. Estamos falando do WhatsApp.

 

Por que vender pelo WhatsApp?


handHoje em dia, é muito difícil encontrar um brasileiro que não use o WhatsApp. Trata-se do aplicativo mais usado no Brasil, seguido pelo Facebook e pelo Instagram, que chegou como uma alternativa às mensagens de texto de celular (SMS), que envolvem um custo para serem enviadas.

Mas investir no WhatsApp para vender seus produtos não tem a ver só com o número de pessoas que o utiliza. De acordo com a pesquisa "Panorama da Mensageria", realizada pela Opinion Box em parceria com o Mobile Time, 76% dos brasileiros usam o aplicativo para interagir com marcas. Isso quer dizer que as pessoas esperam poder ter acesso à sua loja e aos seus produtos também através desta plataforma. Isso sem falar nas experiências de compra melhoradas que ela proporciona.

Por isso, vale muito a pena contar com mais essa ferramenta para comercializar seus produtos ou oferecer serviços.

 

Como vender pelo WhatsApp em 8 passos?  

MercadoPago_20201207_ImagemBlog01_On_v01

A boa notícia é que aproveitar o aplicativo mais usado no Brasil para vender é muito simples, e alguns passos podem ser a chave para começar a fazê-lo:


seta2 Crie uma conta comercial: o primeiro passo para vender pelo WhatsApp é criar uma conta comercial utilizando a versão WhatsApp Business. Ela foi criada especialmente para uso de pequenas, médias e grandes empresas e tem diversas funcionalidades que podem facilitar as transações comerciais e a comunicação com os clientes. Uma dessas ferramentas é a verificação de métricas, que ajudam a entender quais esforços e estratégias estão funcionando bem e quais podem ser deixados de lado ou modificados.

seta2 Compartilhe mais essa forma de comunicação com seus clientes: muitas lojas utilizam o número de telefone dos clientes sem autorização para começar a enviar mensagens pelo WhatsApp. Isso, além de criar uma experiência ruim, passa a ser ilegal com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por isso, informe no seu site ou nas redes sociais que sua loja tem um número de WhatsApp e deixe que os próprios clientes peçam para ser adicionados.

 

seta2 Use a função "catálogo": o WhatsApp Business permite que os comerciantes criem um catálogo de seus produtos dentro do aplicativo. Isso permite que os consumidores conheçam tudo que sua loja oferece e quais os preços. Vale investir nessa ferramenta.

 

seta2 Crie listas de transmissão: ao invés de criar grupos, escolha as listas de transmissão. Além de serem mais profissionais, elas também permitem que você organize seus clientes em listas diferentes, garantindo uma comunicação mais eficaz dependendo de seus hábitos e necessidades.

 

seta2 Invista em um planejamento de comunicação: você também pode utilizar o WhatsApp para criar conteúdos interessantes e promoções. Isso faz com que seus consumidores tenham sempre atualizações sobre o seu negócio e sobre os seus produtos.

 

seta2 Dedique uma pessoa da sua equipe para cuidar dessa plataforma: para que tudo isso funcione bem, é muito importante ter uma pessoa da sua equipe cuidando dessa plataforma ou caso não tenha equipe disponível atente-se ao tempo de resposta, pois os compradores de WhatsApp buscam agilidade e não gostam de esperar. É essencial que você dedique um tempo exclusivo para planejar estratégias para promover suas vendas nessa ferramenta.

 

seta2 Faça cobranças com link de pagamento: essa forma de pagamento se trata da possibilidade de enviar um link, através do WhatsApp, em que o comprador é enviado diretamente para a página de pagamento, onde escolherá como quer pagar pela compra e como deseja receber o produto, de forma simples e rápida.

 

seta2 Possibilite vendas pelo WhatsApp e retiradas presenciais: a multicanalidade é uma estratégia importante para vender em nossos dias. Uma estratégia que tem funcionado muito é a de fazer vendas utilizando o WhatsApp e permitir retiradas presenciais na sua loja, caso você não possua uma loja física é possível optar pela  entrega de produtos em lugares públicos, como estações de metrô. Isso pode criar uma experiência de compra ainda melhor para o consumidor.

 

Leia mais: Como funciona o link de pagamento?

 

Venda mais em sua loja digital utilizando as plataformas certas

icon_socialO WhatsApp é uma ferramenta incrível para vender mais. Crie uma estratégia para o seu negócio nessa plataforma e descubra novas maneiras de vender e de se relacionar com seus clientes.

 

New call-to-action


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados