Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

7 ferramentas para ajudar suas vendas pelo Whatsapp

Vender pelo WhatsApp já é uma realidade! Veja como usar essa plataforma com as ferramentas certas e aumentar seu faturamento
Ferramentas para vender pelo WhatsApp - vendas pelo whatsapp

O WhatsApp Business é uma ferramenta e tanto para quem quer vender online. Afinal, ele aproxima os vendedores dos consumidores – que já estão mais que familiarizados com esse mensageiro instantâneo, presente em 99% dos smartphones no Brasil. Com ele, os empresários e empreendedores ganharam mais um instrumento poderoso. É uma maneira prática de aproveitar o potencial que as redes sociais têm para oferecer aos negócios, tanto para finalizar vendas como para prestar um atendimento de qualidade.

Uma pesquisa divulgada pela Accenture revelou que 83% dos consumidores brasileiros já usaram o WhatsApp para, ao menos, conversar com um vendedor durante a jornada de compra. Por isso, pode fazer muita diferença contar com mais essa solução para vender seus produtos. Isso vale tanto para atuar como único canal de vendas ou numa estratégia em conjunto com o seu e-commerce ou, até mesmo, sua loja física.

 

Ferramentas que te ajudam a vender mais pelo WhatsApp


Mercado Pago - WhatsApp

Algumas ferramentas simples podem te auxiliar a criar estratégias mais efetivas com o WhatsApp. Listamos algumas delas a seguir:

seta2 Automatização


Existem diversas ferramentas de automação que permitem a otimização de processos na gestão do Whatsapp Business. Entre elas, estão as que possibilitam um melhor contato com os clientes, como uso de chatbot para atendimento em grandes escalas. Com esse tipo de recurso, é possível fazer uma comunicação instantânea utilizando automação de respostas padronizadas. Além disso, também há a possibilidade de gerar dados estatísticos dos envios (quantas mensagens foram entregues e lidas) e quais foram as principais respostas dos clientes (dúvidas, elogios e reclamações). Por fim, esse tipo de ferramenta, como o (1) Whats Clube e o (2) Autosen, também possibilita categorizar os grupos de clientes de acordo com seu perfil de compra e criar estratégias mais segmentadas e efetivas. 

seta2 Criação de artes para envio


Embora não exista uma solução integrada ao aplicativo, com certeza esse tipo de aplicação pode ajudar a potencializar a sua estratégia de marketing e vendas no WhatsApp Business. Recursos como (3) Canva ou (4) Desygner auxiliam na criação de posts, banners e peças gráficas diversas para divulgar seus produtos nas redes sociais e no WhatsApp. Isso tudo sem precisar de conhecimento aprofundado em design.

Na hora de desenvolver seu conteúdo, lembre-se de usar imagens com boa resolução e gatilhos atrativos que motivem o cliente a entrar em contato. Após criar as peças para publicação, una essa estratégia com as automações e divulgue as imagens para os grupos segmentados por interesse. 

seta2 Comunicação


Assim como as automatizações de chatbot, é possível potencializar a comunicação com o uso de disparos em massa. Em suma, essas aplicações distribuem via WhatsApp as campanhas de marketing dos produtos ou serviços oferecidos pelo seu negócio. Em outras palavras, sua lista de clientes receberá promoções, informações e novidades por meio de mensagens instantâneas. Esse tipo de campanha de comunicação pode ser feita utilizando textos, vídeos, áudios ou imagens. A grande vantagem, nesse caso, é a possibilidade de divulgação do seu negócio em grande escala, com esforço reduzido. Uma das plataformas mais conhecidas com essa função é o (5) Zenvia.

seta2 Integração


Já imaginou integrar o WhatsApp com seu site, Facebook e Instagram? Existem programas, como o (6) Whatsite, que criam um link do seu WhatsApp integrado aos seus canais nas redes sociais. Isso facilita o contato dos clientes com a equipe de atendimento. 

seta2 Cobranças com link de pagamento


Vender e receber pagamentos, do seu sofá ou pessoalmente, compartilhando um (7) link de pagamento pelo WhatsApp já é uma realidade. Existem soluções que podem te ajudar a potencializar suas vendas, e você nem precisa ter um site. O link de pagamento é feito para que você possa vender somente com um celular ou computador. Além de todas essas facilidades, com ele é possível ter um melhor controle das suas vendas, analisando as movimentações das suas cobranças e selecionando as tarifas antes de criar sua página de cobrança.

Leia mais: 10 dicas para vender online

 

Use o WhatsApp e suas ferramentas para turbinar suas vendas

Mercado Pago - WhatsApp


Como você viu, existem diversas soluções que podem te ajudar a ter uma experiência ainda melhor vendendo pelo WhatsApp e criar uma aproximação profissional e efetiva com os clientes. Isso oferece mais segurança e uma jornada de compra sem grandes problemas, fidelizando o consumidor para próximas transações. Tudo que você queria, não é verdade?!

Conte com o WhatsApp nas suas estratégias de venda. Ele pode trazer resultados ainda mais interessantes se utilizado da maneira certa, com as melhores ferramentas.

 

New call-to-action


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados