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Já ouviu falar em live commerce? Conheça essa forma de vender online

Mercado Pago: empreendedora em sala realizando Live commerce com celular apoiado em mesa e produtos de maquiagem em mãos

O mundo das vendas digitais abriu as portas para diversas novas maneiras de comercializar produtos e serviços. O que anteriormente estava limitado a pontos de vendas físicos, passou a ser feito por meio dos sites de vendas online. Mas as opções não acabam aí. Atualmente, não é preciso nem ter um site para vender na internet. As redes sociais e o WhatsApp, por exemplo, fazem também esse papel, aumentando ainda mais o alcance do seu e-commerce.

Com todas as novidades que a tecnologia oferece e com a digitalização também dos compradores, novas maneiras de vender e comprar continuam surgindo, principalmente utilizando esses novos canais, que chamam tanto a atenção do consumidor. Uma dessas tendências é o Live Commerce. Mas você sabe do que ele se trata e como pode beneficiar o seu negócio? 

O que é Live Commerce?

Para começar, vamos entender melhor do que se trata esse tipo de venda. O Live Commerce nasceu na China com as transmissões ao vivo feitas nas redes sociais. Em 2019, ele já foi responsável por 4,5% das compras online feitas no país. Em suma, a ideia é vender produtos através de streamings e transmissões ao vivo.

Ou seja, o consumidor assiste à transmissão, vê o produto e faz a compra enquanto ainda está assistindo, podendo aproveitar promoções e outras condições especiais.

Na China, esse modelo de negócio já movimenta US$ 170 bilhões por ano. De olho nessas cifras, a tendência já chegou ao Brasil e promete ficar. Inclusive, diversos influenciadores digitais já foram contratados por grandes varejistas de diferentes segmentos para fazer a demonstração de produtos ao vivo, chamando a atenção do consumidor para as compras. 

Os formatos podem ser diversos: reviews, shows de música, desfiles, dicas, entre muitos outros. Todos com ofertas de produtos para incentivar as vendas, mas também fazendo essa convergência entre conteúdo, entretenimento e comércio. 

 

Vale a pena investir nas vendas por Live Commerce?

Apesar de ser uma sensação no comércio eletrônico no mundo todo, o Live Commerce ainda gera dúvidas. Há quem se questione se realmente vale a pena investir nesse formato de vendas. Um dos grandes motivos que explicam todo esse sucesso é que ele ajuda a solucionar um problema extremamente comum nas vendas online: a distância física.

Com as transmissões ao vivo, o consumidor pode ter uma visão clara do produto e de como ele funciona, se sentindo mais atraído e confiante para comprar. Isso pode ser um diferencial e tanto, principalmente no período de isolamento social e também no contato com novos clientes. 

Benefícios em vender por live commerce

Para te ajudar a entender melhor como isso pode ajudar nas suas vendas, listamos a seguir alguns dos principais benefícios desse método:

seta2 Interação

 Eis a principal diferença entre o Live Commerce e as vendas feitas na televisão, por exemplo. No caso do primeiro, os compradores podem interagir por chat, tirando suas dúvidas sobre os produtos e recebendo respostas dos apresentadores em tempo real. 

seta2 Entretenimento

 Para realizar as vendas, esse método se aproveita de algo muito valioso para a audiência: o conteúdo. Um exemplo são as lives com shows de artistas conhecidos e outras apresentações vinculadas a empresas, produtos e serviços. Assim, essa ferramenta não é só sobre vender um determinado produto, e sim sobre explicar todos os seus benefícios, como utilizá-lo da forma correta, quais são os seus diferenciais, fazer uma demonstração do uso, reforçar o branding, etc. 

seta2 Confiança

 Por meio do Live commerce, é possível explorar melhor o fator humano e construir uma relação de confiança muito mais próxima do que por métodos de vendas mais tradicionais, como uma página de produto em um e-commerce. Isso é ainda mais efetivo caso o apresentador já seja uma figura conhecida do público ou uma autoridade sobre aquele determinado tipo de produto. 

seta2 Venda de novos produtos

 Nessa técnica, o vídeo se transforma em sua vitrine virtual. Por meio dela, os clientes têm a oportunidade de ficar por dentro dos lançamentos e conhecer as novidades do mercado. O formato funciona bem tanto para e-commerces de nicho e seus produtos segmentados, quanto para lojas multimarcas, que trabalham com um grande catálogo de itens.  Além disso, você pode gerar link de pagamento para que seus clientes completem as vendas. 

seta2 Autoridade

 Se você vende um mesmo produto que o seu concorrente, essa pode ser uma maneira de se destacar, oferecendo informações que extrapolam a página de produtos do seu e-commerce. Com isso, você se transforma numa verdadeira autoridade quando o assunto é aquele item em questão. 

seta2 Fidelização

 É normal que, ao pesquisar sobre um produto, a jornada do consumidor envolva comparação entre diferentes marcas, preços e, é claro, vendedores.  Com o Live Commerce, essa experiência é muito mais rica. Afinal, ele permite a visualização em tempo real, a demonstração em diversos ângulos, tirar dúvidas e estabelecer uma conexão mais profunda com o produto, o que aumenta ainda mais o interesse de compra.

 

👉 Planejamento estratégico: 8 táticas para vender mais

Use o Live Commerce para bombar suas vendas online

Fique atento às tendências que envolvem o comércio digital e aventure-se em novas maneiras de vender. Investir no Live Commerce pode ser uma ótima maneira de expor sua marca e atrair ainda mais compradores, que podem escolher pagar por link de pagamento.

Que tal inserir essa ação no seu calendário de divulgação? Os resultados podem ser surpreendentes.

 


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