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Vendas digitais: Pix ou Link de Pagamento, qual escolher?

5 min de leitura Atualizado em 07/07/2025
Mercado Pago: empreendedora de costura em seu atelier, com máquina em cima da mesa e vários desenhos colados na parede, enquanto ela está sentada à mesa com um notebook e seu celular na mão para realizar as vendas digitais das peças produzidas.
Vendas digitais: Pix ou Link de Pagamento, qual escolher?
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As vendas digitais crescem dia a dia e aumentam a demanda dos negócios. Até aí, só vantagem, não é mesmo? Mas, como se diferenciar dos concorrentes, atrair e fidelizar ainda mais clientes? A forma de pagamento que a sua loja proporciona pode fazer parte da resposta para essa pergunta.

O Pix e o Link de Pagamento são dois grandes auxiliares de negócios que buscam ampliar suas vendas digitais e buscar novos consumidores. Apesar de já serem ferramentas populares, é fundamental entender sobre esses meios e avaliar se eles fazem sentido para o seu negócio. Vamos lá?

 

Cada clique importa: o impacto da forma de pagamento nas vendas digitais

O perfil do consumidor digital pode variar em alguns aspectos, mas possui algumas características em comum: ele busca agilidade e praticidade para comprar, mas, ao mesmo tempo, quer um processo seguro. Por isso, oferecer formas de pagamento variadas pode conquistar esse cliente, principalmente através do Pix e do Link de Pagamento, que além de práticos, são totalmente personalizáveis. 

Esse olhar para as vendas digitais pode fazer com que a taxa de finalização aumente. Mas não basta apenas oferecer qualquer pagamento instantâneo ou link quebrado: é necessário transparecer confiança, credibilidade, alinhamento com o perfil do SEU cliente e, claro,  um processo de pagamento rápido. Caso contrário, o abandono de carrinho será uma realidade. 

Então, qual meio você deve utilizar no seu negócio? Pix? Link de Pagamento? Os dois? É necessário entender como e quando cada um deve ser utilizado, assim, seu negócio evitará ruídos e atritos desnecessários durante a jornada de compra.

 

Pix ou Link de Pagamento? Quando cada um faz sentido

Na dúvida, é importante contar com os dois na sua loja virtual, porém, sabendo da utilização correta de cada um deles. Tanto o Link de Pagamento, quanto o Pix, proporcionam uma compra rápida e sem enrolação, fatores fundamentais para o perfil do cliente digital. 

Mas existem algumas situações que podem ser mais vantajosas para um ou para outro. Veja só: 

 

  • Pagamento via Pix

    O Pix para compras digitais é feito através do envio da chave ao cliente, sem que ele precise acessar alguma página de checkout para concluir o pagamento. O consumidor copia o código enviado e paga pelo seu banco de preferência. Para ganhar confiabilidade, é indicado que você, empreendedor, possua uma conta PJ e sua chave seja um CNPJ, comprovando a seriedade do seu negócio. Vale lembrar que o Pix é processado na hora.

     

  • Pagamento via Link de Pagamento

    Já o Link de Pagamento é indicado em uma venda pelo WhatsApp, ou até mesmo nas redes sociais, quando não há uma loja com site estruturado. Ou seja, você divulgou um produto na sua rede social, o cliente viu e quer comprar, porém, quer pagar com cartão e até mesmo dividir a compra em parcelas. Neste caso, é possível criar um Link de Pagamento e enviar ao cliente de maneira personalizada, com valor total e quantidade de parcelas.

    No geral, trabalhar com ambas as formas de pagamento é fundamental para quem atua no empreendedorismo digital. Isso porque os clientes podem comprar o mesmo tipo de produto e optar por formas diferentes de pagar. Com o Mercado Pago, é possível oferecer Pix e Link de Pagamento de forma prática e segura, além de receber tudo diretamente na sua Conta PJ, garantindo controle na palma da mão. 

 

5 formas para integrar Pix e Link de Pagamento ao seu e-commerce

Combinando os dois meios de pagamento ao seu e-commerce, será mais fácil atender os mais diferentes tipos de clientes nas suas vendas digitais. Além de proporcionar facilidade ao cliente, essa versatilidade traz inúmeras vantagens, como:

1. Oferecer Pix e Link reduz desistências por falta de agilidade

As duas opções garantem um processamento rápido, com poucos cliques. A agilidade é fundamental para quem trabalha com vendas digitais.

2. Enviar Link de Pagamento ou chave Pix permite fechar vendas em conversas

Tanto o pagamento via Pix ou via Link evitam a necessidade de acessar uma página de checkout e preencher os formulários padrões. As duas opções podem ser enviadas no meio de uma conversa via WhatsApp ou redes sociais, proporcionando a conclusão da compra ali mesmo, no chat.

3. Link com vencimento pode ser usado para cobranças recorrentes

Se o seu e-commerce oferece planos recorrentes, é possível utilizar o Link de Pagamento com vencimento em determinado período para que o cliente efetue o pagamento e, assim, diminua o risco de inadimplência.

4. Pix com QR Code pode ser fixado no Instagram ou site

Para facilitar ainda mais e trazer agilidade no processo, o Pix permite a geração de QR Code, que pode ser fixado no Instagram ou na loja virtual para que o cliente, ao escolher seu produto, já possa realizar o pagamento rapidamente sem entrar em contato com o vendedor.

5. Bancos digitais como o Mercado Pago permitem configurar tudo via app

Contar com o Mercado Pago pode ser uma excelente estratégia na hora de criar QR Codes para Pix, ou Links de Pagamento personalizados. Assim, além de contar com a segurança e credibilidade, ainda é possível receber pagamentos de maneira ágil e controlar todo o financeiro através da no app.

 

Escolha a melhor experiência para o seu cliente!

Mais do que escolher entre um e outro na hora de vender, é importante entender o quão boas são essas ferramentas para o crescimento da sua loja virtual.

Faça testes e analise o que funciona melhor com o perfil do seu cliente. Para isso, garanta que a plataforma escolhida traga agilidade, confiança e simplicidade, tanto para quem compra, quanto para quem vende.

 


💡 Leia também: 

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Escrito por:

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