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O que é social selling e como começar?

7 min de leitura Atualizado em 11/01/2024
Mercado Pago: mãos de homem segurando celular realizando social selling, o fundo notebook aberto em cima da mesa

A maioria das pessoas conectadas utilizam as redes sociais. Dos 4,5 bilhões de usuários da internet no mundo, 3,8 bilhões usam as mídias para se relacionar. O Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que mais passam tempo nas redes sociais. São, em média, 3 horas e 31 minutos diariamente, segundo a pesquisa Global Digital Overview 2020, feita pelo site We Are Social em parceria com a Hootsuite. 

 

Existem diversos motivos para garantir sua presença digital, seja num perfil pessoal ou potencializando negócios. O fato é que, independente de qual seja o objetivo, a principal função é conectar pessoas.

E há diversas possibilidades do uso dessas ferramentas que vão muito além de curtir ou comentar as fotos dos amigos. As marcas e negócios contam com plataformas em que podem encontrar admiradores à medida que criam relacionamento com o seu público através do social selling.

 

O que é social selling?

O social selling (ou venda social) é o processo de criar contato com os clientes através das redes sociais com o objetivo de gerar vendas. A construção de relacionamento acontece, praticamente, de forma natural.

De um lado, os negócios compartilham conteúdos relevantes sobre o universo de seus produtos e serviços, posicionando-se como especialistas no assunto. Do outro, os consumidores se beneficiam encontrando informações úteis ao pesquisar soluções para seus problemas. Assim, eles se tornam seguidores e as marcas ganham uma audiência qualificada.

 

Social selling: como começar?

O primeiro passo é definir quais redes sociais serão utilizadas, afinal, existe uma diversidade de plataformas, cada uma com um perfil de público específico. É necessário identificar onde seu cliente está e qual rede faz mais sentido para o seu negócio. No entanto, independente da escolha, é importante firmar as melhores parcerias e ferramentas para garantir que o consumidor tenha uma ótima experiência de compra. O link de pagamento é uma funcionalidade descomplicada e segura para este tipo de venda. 

Com as mídias definidas, é importante construir algumas estratégias que engajem o seu público. Listamos algumas delas:
         

seta2 Identifique seu público-alvo 

 Qual é o perfil do seu cliente? Conhecendo seu público-alvo, você poderá pensar nos conteúdos que são interessantes para atraí-lo, além de mapear os canais onde ele está, quais são os assuntos do seu interesse e as melhores estratégias para evoluir o relacionamento. Assim você consegue definir as melhores redes sociais para vender.

seta2 Crie conteúdos que respondam a perguntas

 Um dos princípios do social selling é lembrar que os clientes não estão nas redes sociais apenas se entretendo, mas também pesquisando mais sobre produtos e serviços antes da decisão. Pensando nisso, o marketing de conteúdo e social selling podem andar juntos, gerando conteúdos que respondam às dúvidas e ajudem na jornada de compras dos clientes.

seta2 Estimule a interação do público

 Não existe social selling sem relacionamento, e não existe relacionamento nas redes sociais sem interações. O resultado das suas vendas está relacionado a conseguir promover (ou não!) conexões que estabeleçam um engajamento real entre a sua marca e o público. Por isso, convide o consumidor a participar da conversa. Isso pode ser feito utilizando técnicas conhecidas, como: posts no formato de pergunta, recursos com interação e respostas aos comentários dos clientes. 

seta2 Tenha frequência nas publicações

 De nada adianta publicar 10 posts de uma vez e depois passar dias sem dar as caras. Isso impacta no algoritmo e na presença da marca. Nada mais decepcionante do que entrar na página de uma empresa e ver que o último post aconteceu há meses, não é? Para que você esteja sempre na cabeça do consumidor, é ideal manter frequência no feed e timeline. 

seta2 Tenha um tom de voz amigável 

 O tom de voz é importantíssimo para vendas. Ele deve ser amigável, aproximando a audiência da marca de maneira humanizada. Além disso, é preciso cuidar para que o tom seja mantido em todos os canais que você utiliza para interagir com seus clientes.

seta2 Monitore seus seguidores 

 Essa é uma ação que pode te trazer insights valiosos e entender melhor qual é a percepção dos clientes. Por meio do monitoramento, você pode descobrir informações sobre o mercado e o seu negócio, a reação dos consumidores a determinados produtos, quais outros assuntos gostam de comentar etc. 

seta2 Incentive e capacite sua equipe

 Para que a estratégia de social selling funcione, é importante conscientizar seu time sobre a importância da produção de conteúdo relevante com o objetivo de gerar valor para a marca. Para isso, é preciso treinar as equipes para que utilizem as redes sociais como ferramentas de vendas, sempre as alinhando com sua estratégia e seus objetivos. 

👉 Guia completo de como começar um negócio do zero

Invista no social selling e transforme seus resultados

Fique atento às tendências das redes sociais. Isso vai te posicionar sempre à frente dos seus concorrentes, atraindo e fidelizando mais clientes que esperam por soluções práticas e simples em suas compras virtuais.

 


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