Mesmo com o cenário favorável e as facilidades que o mundo digital oferece, é normal que os primeiros passos com as vendas online gerem dúvidas e receios, como em qualquer outro negócio. A boa notícia é que todos os esforços e investimentos iniciais podem ser equilibrados quando se tem acesso às melhores estratégias e ferramentas.
6 dicas para quem quer começar a vender pela internet
O sucesso nas vendas pela internet depende de planejamento e organização. Como são muitas possibilidades envolvidas no processo, separamos algumas dicas para você acertar nas escolhas e estratégias que podem ser adotadas para um bom começo.
- Tenha um plano de vendas
O plano de vendas são as estratégias que precisam ser adotadas para aquisição de clientes. Para analisar o que pode ser implementado, você vai precisar documentar alguns estudos de mercado, como perfil do cliente, canais de marketing e abordagem de vendas. Tendo registrado essas e outras informações, ficará mais fácil pensar em melhorias e adequações contínuas.
- Defina os canais de venda
Depois do planejamento, a próxima questão são os canais de venda para ofertar os produtos e serviços. Você poderá escolher uma boa plataforma de e-commerce ou optar pelas redes sociais - ou, até mesmo, combinar os dois. É importante investir em mais de um canal para atrair mais clientes e encontrá-los onde eles estão.
- Escolha um bom parceiro como meio de pagamentos
As taxas de conversão de vendas melhoram quando existe uma boa parceria de pagamentos. Isso porque garante aos clientes praticidade e segurança. Ou seja, eles podem ficar satisfeitos com todas as etapas na finalização da compra, ter facilidade no checkout e contar com os mais variados métodos de pagamento. Além disso, o lojista também aproveita as melhores condições para vender seus produtos e serviços.
- Organize a logística
As parcerias de entrega também influenciam nas vendas. Os clientes que chegam aos seus canais de venda buscam por valores de frete em conta e prazos de entrega atrativos. Sabendo disso, entenda como pode equilibrar os dois fatores para evitar desistência de compra.
- Crie uma marca
Com milhares de concorrentes na internet, você precisa se diferenciar para chamar a atenção. Por isso, pense em uma marca que seja única, memorável, simples e original, e também transmita profissionalismo.
- Trace estratégias para fidelizar os clientes
Pense constantemente em inovação e satisfação dos clientes. Uma das formas é encorajando as primeiras compras com descontos e tornando o processo recorrente por meio de parcerias ou programas de fidelidade, vale até o investimento em assinaturas digitais, dependendo do seu segmento.
5 tendências no mundo das vendas online
É notável que as vendas online vieram para ficar. As inseguranças do passado estão sendo, aos poucos, substituídas por oportunidades. Se antes o caminho parecia muito restrito ou difícil, hoje, isso está mudando graças às novas dinâmicas da sociedade.
Agora, os consumidores estão criando mais confiança. Já os empreendedores têm mais informações à disposição para facilitar os primeiros passos e seguir fazendo melhorias, à medida em que as ações são implementadas e testadas.
Descubra as maiores tendências das vendas online no mundo:
- Social commerce
Social commerce, social selling, venda social ou simplesmente vender online usando as redes sociais. Essa é uma tendência que ganha ainda mais relevância no contexto de pandemia e pós-pandemia.Sabendo dos novos comportamentos, as próprias mídias criam e aprimoram as ferramentas que existem nos aplicativos para que as plataformas sejam não só ótimas soluções de marketing, mas também importantes canais de venda.
- Live commerce
O live commerce é a modalidade de venda que une o live streaming ao comércio eletrônico. A estratégia proporciona interação entre vendedor e consumidor por meio de uma transmissão ao vivo, as conhecidas lives.Para aumentar o engajamento, as marcas convidam vendedores treinados ou influenciadores digitais para promover os produtos. O objetivo é que essa abordagem também tenha o poder de entretenimento, transmitindo segurança e confiança.
- Experiência multicanal
A união do mundo físico ao digital, também conhecida como figital, é um processo em transformação. Independentemente do estágio em que o empreendedor se encontra, é importante sempre estar atento aos mecanismos que existem para aperfeiçoar as experiências de compras.Nesse contexto, entra o omnichannel, que integra diversos canais, e o multichannel que oferece diversos canais para o cliente escolher em qual quer comprar.
- Realidade aumentada e virtual
Uma das dificuldades das compras virtuais é a impossibilidade de experimentar ou visualizar melhor alguns produtos. Isso pode dificultar a compra de alguns itens específicos ou ser a causa para altas taxas de troca e devolução.Para melhorar a experiência de compra, a realidade virtual ou aumentada permite que os consumidores experimentem a distância os itens que desejam comprar. Por exemplo, eles podem vestir uma roupa virtualmente ou conferir como um objeto de decoração ficará na casa.
-
Aprimoramento dos chatbots
O relacionamento com os clientes é tudo. No entanto, os consumidores na internet buscam por um imediatismo nem sempre fácil de alcançar. Os assistentes virtuais ou chatbots facilitam a interação instantânea, respondendo dúvidas mais comuns e funcionando 24 horas por dia em qualquer dia da semana.
Como eles não são exatamente uma novidade, o bom é que essa interação está ficando cada vez mais humanizada, sendo desenvolvida para ser capaz de fazer sugestões mais assertivas.