Aumente as vendas após as festas de fim de ano com checkout ágil
O fim de ano é sempre uma época próspera para quem empreende, já que os clientes aproveitam o momento para comprar presentes e economizar em suas compras com descontos e liquidações — e tudo isso, unido ao fato de o 13º ter acabado de cair na conta dos trabalhadores, faz com que a procura por produtos seja ainda mais alta durante este período.
Mas como aumentar as vendas e o que fazer para vender mais neste período?
Bom, existem alguns caminhos que promovem seu negócio e fazem com que a compra seja muito mais fácil, o que resulta em uma experiência melhor para o cliente. Um desses pontos é a otimização do checkout. E aí você pode estar se perguntando: mas como isso influencia no meu negócio? O checkout é fator determinante para a venda, afinal de contas, ele é o ponto extremo que faz ou não com que a venda seja concluída.
Ou seja, melhorar o checkout na sua loja online é fundamental porque através dele é possível diminuir a taxa de abandono de carrinho, melhorar a experiência do usuário e aumentar a conversão de vendas. Então, quando esse processo é simplificado e rápido, a compra tende a ser concluída com muito mais eficiência e o abandono deixa de acontecer.
E como o período de festas de fim de ano exige dos clientes uma busca diversa por vários itens, é normal que eles fiquem ansiosos, busquem em diversos locais e acabem abandonando a compra por qualquer motivo, seja para procurar outros produtos, ou para encontrar uma loja online mais dinâmica. Sendo assim, um checkout otimizado pode ser o divisor de águas nesse processo.
A importância de um checkout eficiente nas vendas após as festas de fim de ano
Um dos momentos mais sensíveis da venda é o checkout, isso porque, em uma loja física, estar no guichê de pagamento com o produto já em mãos causa a sensação para o cliente de que aquele item já faz parte da sua vida. Porém, essa sensação não é a mesma no checkout de uma loja online, pois o cliente não tem o produto em mãos e pode ser distraído com qualquer outra coisa.
Nesse momento, o abandono de carrinho acontece por diversos fatores, mas, na maioria das vezes, isso acontece pelo fato de o cliente não entender algum detalhe ou processo da venda, ter notado um custo alto no frete, ou não conseguir preencher corretamente seus dados no checkout de pagamento. Esses pequenos deslizes na falta de otimização do checkout de uma loja online fazem com que o carrinho seja abandonado e a loja deixe de lucrar.
Como as festas de fim de ano aumentam a demanda e o volume de vendas online, ter foco na estratégia de otimização do checkout é fundamental, isso porque o comportamento do consumidor também muda, virando a chave para a necessidade da compra. Prova disso são os resultados de uma pesquisa feita pela Yampi, revelando que no fim do último ano e início de 2024, cerca de 68% dos carrinhos foram abandonados na etapa dos dados de entrega, presente no checkout.
Pois é, número alto que causa impacto significativo nas vendas, isso devido a um checkout complexo, demorado e pouco intuitivo. Felizmente, com um trabalho focado em otimização e melhorias, mesmo que pequenas, é possível mudar esse cenário e fazer com que a sua loja online possa vender mais e ficar fora dessa alta porcentagem.
Além disso, focando no checkout da sua loja online, poderá alcançar outros benefícios, como aumento do ticket médio das vendas e ligação com outras estratégias, como o cross sell, por exemplo, que através do perfil do consumidor sugere itens extras que combinam com o que está comprando e até mesmo com as suas necessidades, já apresentadas em outros momentos.
O que otimizar no checkout para vender mais no fim de ano?
Se você está procurando itens para diferenciar sua loja online das outras após as festas de fim de ano (quando muitas pessoas vão às compras para aproveitar as ofertas), saiba que o checkout pode ser uma excelente oportunidade de fazer isso e sem dificuldades.
Um checkout otimizado proporciona vender online de maneira mais simples e fácil, já que reduz o tempo do cliente nesta fase, aumenta a velocidade, não proporciona dúvidas, oferece segurança e adaptabilidade, independentemente do dispositivo utilizado pelo cliente.
Diferentemente disso, um checkout mal otimizado faz com que o tempo de conclusão da compra seja maior, com campos de preenchimento excessivos, falta de adaptação para dispositivos móveis, entre outros fatores que dificultam o processo e estimulam o abandono de carrinho.
Alguns dos itens que podem ser otimizados para gerar uma boa experiência de compra ao seu cliente, enquanto ele navega pela sua loja online, são:
- Redução nos campos de checkout: com menos campos para preenchimento, a conclusão do processo é mais fácil e rápida. Imagine seu cliente ter que preencher diversos campos de dados a cada nova compra em seu site?! Isso retardará o processo e ainda desestimulará a compra. Itens como nome, documento, endereço, entre outros já podem ser solicitados no cadastro no site e carregados automaticamente no checkout.
- Velocidade e usabilidade: um checkout precisa ser ágil para evitar que o cliente fique muito tempo neste processo e acabe desistindo da compra, tanto pelo fato da dificuldade, quanto pelo tempo maior que ele terá para desistir, pensar melhor e procurar outro site.
- Opções diversificadas de pagamento: esse item é fundamental para que ele não se frustre na hora de pagar. Para isso, proporcionar o maior número de opções possíveis, como Pix, cartão de crédito e débito, saldo da conta, entre outros meios atuais, é fundamental para que o cliente não desista da compra por não ter encontrado o meio que deseja pagar.
- Segurança e confiança: aliar um checkout que proporcione segurança e passe confiança é essencial para uma compra mais tranquila. Para isso, evite checkouts que levam o cliente para outras páginas, ou com poucas opções de pagamento. Optar também por plataformas que já possuem credibilidade no mercado podem ampliar a possibilidade da venda.
- Otimização para dispositivos móveis: imagine seu cliente abrir a página de checkout no celular e os botões e campos de preenchimento se comportarem como em uma tela de computador?! Ou seja, tudo muito pequeno e sem otimização?! Isso dificultará o preenchimento e fará com que ele tenha uma barreira a mais para efetivar a compra.
6 estratégias para otimizar seu checkout para vender mais após as festas de fim de ano
Assim como as festas de fim de ano, o período após esta data também é importante para o volume de vendas, já que muitos clientes deixam passar o período mais “conturbado" de vendas para aproveitar o pós — com descontos e outras ações promocionais. Nesta época, contar com um checkout otimizado também é fundamental para vender pela internet com muito mais eficiência.
Inclusive, como aumentar as vendas é importante em qualquer período, se valer de um checkout bem construído pode ser a virada de chave que seu negócio precisa. Para isso, algumas estratégias que auxiliam nas vendas e deixam o fluxo de caixa mais tranquilo são:
1. Simplifique o processo de checkout
Um processo de checkout precisa ser rápido e dinâmico, sem muitas páginas, sem muitos campos de preenchimento e com todos os campos e botões visíveis e dinâmicos. Além disso, é essencial mostrar todas as informações da compra em apenas um local, esse fator faz com que o cliente não necessite voltar páginas ou sair do checkout para verificar algo.
2. Invista em métodos para recuperação de carrinho
Métodos como e-mail marketing, notificações na loja online, SMS, mensagens no WhatsApp e outros podem ser caminhos para lembrar o cliente que seu carrinho continua esperando, o produto está disponível e o valor continua o mesmo. Essa estratégia pode fazer com que ele se lembre do produto que deixou para trás devido a algum problema que teve no momento da conclusão.
3. Forneça soluções de pagamento confiáveis
Um sistema antifraude robusto como o do Checkout Mercado Pago, por exemplo, permite que as vendas da sua loja online sejam protegidas e monitoradas em tempo real. Ou seja, a segurança não fica para depois. Além disso, com a tecnologia Machine Learning, atitudes fraudulentas e fora do padrão são rapidamente identificadas. Tudo isso, além de opções avançadas de otimização, são essenciais para proteger a transação.
4. Explore estratégias de cross sell e upsell
Tanto o cross sell, que oferece uma venda cruzada de produtos sugestivos de acordo com o perfil e produto atual que o cliente está comprando, quanto a abordagem upsell, que oferece um produto melhor, como uma versão premium, por exemplo, fazem com que o cliente sinta que a loja está realmente preocupada com seus gostos. Essas estratégias fazem, inclusive, com que o cliente acabe comprando além do previsto, por perceber as boas oportunidades apresentadas pela loja em condições especiais. Com isso, além de aumentar o ticket médio das vendas, é possível aumentar as taxas de fidelização de clientes.
5. Apresente o resumo detalhado do pedido
No checkout, é fundamental apresentar todos os dados do pedido, como item, quantidade, modelo, voltagem, tamanho, endereço que será entregue, valor do produto com detalhamento das parcelas e eventuais juros — quando aplicável, valor do frete, dentre outras informações, para que o cliente não precise voltar páginas ou sair do site para checar alguma informação. E detalhe, essas informações precisam estar legíveis, tanto para o cliente que entrar na sua loja online usando o computador (desktop), como também pelo dispositivo móvel (celular, tablet, entre outros).
6. Ofereça um atendimento via chatbot
O período após as festas de fim de ano gera uma alteração considerável na demanda, principalmente para trocas de produtos. Pensando nisso, oferecer um atendimento rápido através de um chatbot otimizado pode fazer com que o cliente tire suas dúvidas e consiga informações rapidamente sem sair da sua loja online. Além disso, ele não ficará limitado a conversar com a sua loja durante o expediente, o que reduz a acessibilidade e prejudica vendas fora do horário comercial por dúvidas que podem ser costumeiras e resolvidas através de um chatbot.
Garanta vendas o ano todo com um checkout otimizado
O investimento em um checkout otimizado é fundamental para alcançar mais vendas através da simplicidade e rapidez na hora da compra. Imagine seu cliente ter que enfrentar um site pouco otimizado, lento e sem segurança na hora da compra. Isso é quase uma certeza de abandono de carrinho, principalmente em uma época como esta, que existem diversas oportunidades de vendas.
O Checkout Mercado Pago, por exemplo, é uma excelente solução para evitar o abandono de carrinho e dar maior eficiência nas vendas. Com os recursos do Checkout Mercado Pago sua loja online consegue proporcionar maior dinamismo no momento da compra e agregar segurança e confiabilidade, tanto para o seu negócio, quanto para o cliente.
Além disso, com o leque de possibilidades oferecidas pelo Mercado Pago, sua loja consegue prosperar com muito mais facilidade oferecendo diversas opções de pagamento, como Pix, boleto bancário, cartão de crédito com diversas bandeiras, entre outras opções que aumentam muito suas chances de conversão. Você ainda pode receber o dinheiro das vendas na hora, o que ajuda muito a reinvestir na sua loja para aproveitar ainda mais esse período de maior volume.
Um checkout rápido, seguro e dinâmico pode ser o diferencial que o seu cliente busca na hora de efetivar uma compra, isso porque ele não precisará acessar outras páginas, voltar para a página do produto ou ter que preencher dados excessivos para concluir o pagamento. Então, conte com o Checkout Mercado Pago para aumentar suas chances de converter vendas, fidelizar clientes e alcançar o sucesso nesse período e ao longo do ano todo.
💡Leia também:
Afinal, o que é checkout e por que ele é importante para seu negócio?
Jornada do cliente: como destacar seu e-commerce no Natal
11 maiores desafios de pagamento no e-commerce
O que é chargeback e como proteger seu negócio?
Como funcionam as recusas de aprovação de pagamentos no Mercado Pago
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