Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Afinal, o que é checkout e por que ele é importante para seu negócio?

Mercado Pago: Imagem de mulher com blusa verde, segurando seu celular e cartão e pesquisando o que é checkout

A criação de uma loja virtual é uma das formas de quem vende pela internet manterem-se na tendência dos negócios, alcançando uma parcela de clientes muito maior do que as limitações físicas possibilitam. Entre as muitas dúvidas que surgem ao organizar este tipo de comércio é o que é o checkout, e por que ele é tão importante?

O checkout, como é chamada a parte final do processo de compra, é uma das mais importantes e a otimização dele, com segurança e adaptabilidade para seu público alvo, é ideal para o sucesso do seu negócio.

 

O que é checkout e qual sua importância no mercado do e-commerce?

Você já se pegou pensando: o que é esse tal de checkout e por que ele é tão importante no e-commerce? O checkout de pagamento é como a estrela do seu negócio online. É aquele momento crucial onde os clientes decidem se estão prontos para levar para casa o produto que encontraram em sua loja virtual.

Agora, falando em termos simples, o checkout é onde seus clientes colocam os produtos no carrinho e se preparam para o grande momento de clicar em "comprar". É como a porta de entrada para o sucesso das vendas online.

Mas esse sucesso também depende do quão otimizado e descomplicado o processo de checkout for. Caso seu checkout seja repleto de fases complicadas, com carregamento lento e informações incompletas, as chances do cliente desanimar é grande. E aí que vem o grande “vilão”: o abandono de carrinho.

A taxa de abandono de carrinho pode ser uma das suas maiores preocupações, mas é possível reverter essa taxa com a criação de estratégias de otimização para fazer do seu negócio referência no mercado online e diminuir o abandono de carrinho.

 

Como um processo de checkout funciona

Para montarmos qualquer tipo de estratégia, principalmente no início de sua loja virtual, é preciso conhecer o processo de checkout em seu passo a passo, visto que será este o processo que cada cliente terá de passar. Conhecer os detalhes de cada um desses passos e torná-los mais simples é com certeza algo que pode te diferenciar muito positivamente dos concorrentes.

Em geral, este é o caminho tomado neste processo:

 

  • Carrinho de compras: é a etapa em que o cliente seleciona os produtos desejados. Similar a escolher itens em um mercado físico, o carrinho de compras online funciona como um espaço para reunir tudo o que o cliente planeja adquirir.

  • Início do processo de checkout: aqui, o cliente decide que está pronto para finalizar a compra. Esse passo geralmente é acionado pelo botão de "Finalizar Compra" ou algo semelhante.

  • Informações do cliente: nesta fase, o cliente fornece dados essenciais, como endereço de entrega e informações de contato. É o momento em que sua loja obtém as informações necessárias para enviar os produtos.

  • Escolha do método de pagamento: uma das partes mais críticas do processo, possuir meios de pagamento mais abrangentes, como cartões, Pix, boletos e oferecer opções  de parcelamento, pode fazer com que você atinja um número maior de clientes durante a finalização.

  • Processamento do pedido: neste ponto, o sistema da loja processa as informações fornecidas. Ele verifica a disponibilidade dos produtos no estoque e calcula custos adicionais, como frete e impostos.

  • Autorização e confirmação do pedido: após confirmados os métodos de pagamento e disponibilidade dos produtos, o sistema da loja virtual gera uma confirmação com o número do pedido para prosseguir com o processo de logística.

  • Envio e entrega: com o pedido confirmado, sua loja prepara os produtos para envio. Essa etapa envolve a logística de embalagem e o acionamento do serviço de entrega para levar os produtos até o cliente.

  • Confirmação do recebimento: após a entrega, o cliente confirma que recebeu os produtos, encerrando oficialmente a transação.

 

10 características de um checkout de sucesso

Após entender um pouco melhor como esse processo funciona, é necessário também saber como tornar o checkout mais eficaz. O sucesso do checkout é crucial para proporcionar uma experiência positiva para seu cliente e aumentar as vendas e as taxas de conversão no seu e-commerce. 

Aqui vão algumas características de um checkout de sucesso:

 

1. Simplicidade e facilidade de uso

Atingir o ponto de equilíbrio entre a segurança e a simplicidade é essencial. Quanto menos barreiras burocráticas forem impostas, maior será a taxa de conversão do seu negócio.

 

2. Clareza nas informações

Informações concisas e claras sobre os produtos, preços, e custos adicionais, ajudam a evitar surpresas desagradáveis e fortalecem a confiança do cliente.

 

3. Processo em múltiplas etapas

Deixar as etapas do seu checkout bem definidas e visíveis ajudam também seu cliente a entender o processo pelo qual ele está passando, fazendo-o valorizar mais o mesmo. As etapas do checkout envolvem o carrinho de compras, informações de contato, método de entrega, meio de pagamento, revisão do pedido, confirmação, processamento do pedido, confirmação e envio. É importante também ter um menu em cima mostrando a etapa que o cliente está e quais são as próximas, quais ele já finalizou.

 

4. Opções de pagamento variadas

Oferecer diferentes métodos de pagamento atende à diversidade de preferências dos clientes, aumentando as chances de conversão.

 

5. Segurança

Certifique-se de que seu checkout é seguro. Isso inclui a proteção das informações pessoais e detalhes de pagamento dos clientes. Comunique isso a seus clientes de forma clara, se o cliente estiver seguro que o checkout é confiável, aumentará as chances de venda.

 

6. Botões claros

Botões claros durante o processo melhoram a clareza e também o entendimento dos clientes que interagem com eles.

 

7. Revisão do pedido

A revisão do pedido deve ser feita em uma tela bem informativa, com os valores a serem pagos e o prazo de entrega, caso aplicável, bem evidentes.

 

8. Compatibilidade com dispositivos móveis

Pesquisas da FGV já demonstram que 80% dos brasileiros fazem compras pelos seus smartphones ou tablets. Assim, um sistema que não possa ser acessado por essas plataformas já se encontra antiquado.

 

9. Notificações e confirmações

Mantenha os clientes informados durante todo o processo, desde a confirmação do pedido até as notificações de envio, atualizando-o sobre o status do pedido. Seu cliente estando ciente da evolução do seu pedido, evitará contatos desnecessários com o time de atendimento 

 

10. Política de devolução transparente

Informações claras sobre a política de devolução transmitem confiança ao cliente, mostrando que você se preocupa com a satisfação pós-compra.

 

👉 Guia completo de como começar um negócio do zero

 

Tenha um checkout de sucesso e impulsione seu negócio!

Compreender o que é o checkout e reconhecer sua enorme relevância no mercado de e-commerce é como possuir a chave mestra para o sucesso. Imagine o checkout como o coração pulsante do seu negócio online - quando ele está otimizado, simples e eficaz, seu empreendimento não apenas prospera, mas se destaca como referência no competitivo mundo do comércio virtual.

Ter um checkout de sucesso não é apenas um detalhe, é a diferença entre uma venda concluída e um carrinho abandonado. Ao simplificar o processo, oferecer opções claras, garantir a segurança e proporcionar uma experiência positiva, você não apenas conquista clientes, mas constrói uma reputação valiosa no mercado.

Impulsione seu negócio através de um checkout de sucesso e abra as portas para um futuro brilhante e repleto de conquistas! 




💡Leia também

9 razões para oferecer diversos métodos de pagamento em seu e-commerce

Como montar uma loja online

9 dicas para vender online que você precisa conhecer

Como medir a satisfação do cliente?

Checkout em e-commerce: qual sua importância e como otimizá-lo?

 

Confira dicas para reduzir o índice de abandono de carrinho do seu e-commerce

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados