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11 maiores desafios de pagamento no e-commerce

Quando se trata de gerenciar um e-commerce, assim como qualquer outro empreendimento no mundo dos negócios, nem tudo são flores. Entenda os principais pontos de atenção nos meios de pagamento de uma loja on-line
11 MAIORES DESAFIOS DE PAGAMENTO DE UM E-COMMERCE

Provavelmente, várias vezes ao dia você se pergunta: “como acompanhar todas essas inovações?”. Pois é, hoje o varejo e o e-commerce já contam com realidades virtual e aumentada, inteligência artificial, internet das coisas, machine learning.
Não bastasse a tecnologia inovar e reinventar tantas atividades, operações, formas de gestão e até como desempenhamos tarefas, também inova e reinventa a maneira como vendemos e compramos. Por isso, quem pretende participar do varejo nesse mundo altamente tecnológico e digitalizado, submete-se à necessidade quase mandatória de atualizar-se, todos os dias. 

No entanto, engana-se quem pensa que investir em um e-commerce ou um negócio digital é semelhante a um device plug and play, isto é, só conectar e usar. Não é só criar um site e sair usando, vendendo, crescendo e sendo bem-sucedido. Além de estar atento às grandes atualizações e tendências do mercado, também é crucial conhecer os maiores desafios e pontos de atenção para estar pronto para enfrentá-los.

E isso principalmente em relação aos pagamentos online, que é uma operação sensível dos e-commerces. Afinal, o sucesso do checkout de uma loja on-line pode definir a conclusão de uma compra ou o abandono de carrinho, a aprovação ou recusa de uma transação, a volta ou não de um cliente para futuras compras, a credibilidade da marca. Tudo isso faz toda a diferença no mundo do comércio digital.

 

Os maiores desafios dos pagamentos de um e-commerce


Entenda quais são as questões mais sensíveis nos pagamentos on-line hoje e crie as estratégias para o seu negócio - e, claro, as suas vendas - decolar.

 

1. Segurança de dados


A primeira questão é como armazenar ou, até mesmo se armazenar os dados bancários dos clientes. Para isso, é preciso entender como a solução de pagamento escolhida para realizar as transações financeiras do seu e-commerce lida com isso e de que maneira garante a segurança das transações e do armazenamento/manipulação dos dados bancários de seus clientes que, se vazados, podem gerar um impacto financeiro ou judicial gigantesco para sua loja virtual.

 

2. Fraudes


As fraudes, infelizmente, ainda são uma realidade e um desafio para o e-commerce. Um dos esquemas mais comuns é justamente acessar o banco de dados de informações de seus clientes, por isso, reiteramos: garanta que seu site tenha certificado HTTPS e que sua solução de pagamento armazene esses dados e conte como um sistema antifraude. Além disso, lembre-se de que instruir as melhores práticas de compra e deixar claro como seu e-commerce se comporta nas redes sociais e canais de comunicação é uma forma de educar seus clientes contra fraudes.

 

3. Chargebacks


Contar com um sistema que impeça a criação de transações duvidosas e que podem resultar em chargebacks, isto é, estornos do pagamento sem a devolução do produto, é uma excelente maneira de se precaver desses indesejáveis acidentes que qualquer e-commerce está sujeito a passar. Além dos altos custos, a depender do volume de compras, os chargebacks no seu e-commerce podem aumentar o nível de insatisfação e diminuir a credibilidade para com seus clientes.

 

4. Integrações


É importante que seu e-commerce, seja por plataformas, módulos,  APIs ou SDKs, tenha a capacidade de se conectar com diferentes sistemas e de conectar todos os sistemas de que precisa para funcionar bem. A cada dia que passa, novas ferramentas e tecnologias são lançadas no mercado com a possibilidade de ir além daquelas que já existem e é muito importante interagir com elas. Garanta que sua solução de pagamento seja capaz de integrar e conectar com essas diferentes tecnologias e plataformas.

 

5. Taxas de Aprovação


Taxas de aprovação altas significam mais compras. Na hora de escolher o meio ou gateway de pagamento para realizar as transações do seu e-commerce, tenha em mente que esse é um tópico importantíssimo para se levar em consideração: ele ajudará em um checkout otimizado para elevar minhas taxas de aprovação? Se sim, vá em frente. Se não, continue procurando.

 

6. Legislação


Outra questão necessária para ser abordada: esteja de acordo com a legislação vigente. Ainda mais que a LGPD , Lei Geral de Proteção de Dados, muito similar à GDPR, General Data Protection Regulamentation, implementada na União Europeia, está para ser implementada no Brasil. É preciso estar atento à maneira de lidar, armazenar e manipular os dados dos clientes. 

 

7. Métodos de pagamento diferenciados


Mais do que oferecer os métodos tradicionais de pagamento, seu e-commerce pode ir além para atender os diferentes tipos de público e oferecer meios alternativos, como transferências on-line, boleto parcelado, carteira digital e, inclusive, pagamentos em casas lotéricas. Assim, sua loja ganha credibilidade por oferecer uma melhor experiência de compra.

 

8. Taxas de Juros


É preciso ficar atento às taxas de juros que as soluções de pagamento irão incidir sobre seu volume de vendas. Sempre leve em consideração sua projeção de faturamento em relação às taxas cobradas pelo seu gateway de pagamentos em potencial, bem como a quantidade de benefícios que ele tem a somar para seu e-commerce. como links de pagamentos, sistema antifraude, antecipação de recebíveis, etc. Isso influencia diretamente nos preços dos seus produtos e serviços, o que atrai ou não consumidores.

 

9. Crédito para o e-commerce


Todo empreendedor ou comerciante um dia precisa de crédito, seja para organizar as contas ou para investir no seu negócio. Por isso, é importante contar com parceiros e ferramentas que permitam acesso a crédito facilitado, além de possibilitarem a antecipação de recebíveis. Aqui, também vale considerar as taxas.

 

10. Relatórios de conciliação de pagamentos


Contar com um sistema que tenha a conciliação de pagamentos integrada é ter mais segurança para seu e-commerce. Na prática, conciliar pagamentos significa confrontar as informações coletadas dos diferentes meios de pagamento de um cliente, bem como em sistemas internos de gestão, além de informações de movimentação que constam junto às instituições bancárias. 

 

11. Prazos de recebimentos


Como seu gateway de pagamentos te ajuda com recebimentos? Eles são realizados no 14º dia? No 30º dia? De acordo com a compensação das parcelas? Há uma nova prática no mercado que permite o recebimento imediato do valor dos pagamentos realizadas pelos seus clientes. Isso pode fazer toda a diferença na gestão do seu negócio, por isso, procure soluções que atendam às suas necessidades também nesse sentido.

 

Supere os desafios e alavanque seu negócio com uma solução única de recebimentos online

Todos esses detalhes, com certeza, são imprescindíveis para operar seu e-commerce sem surpresas. Nesse sentido, realizar o levantamento de cada ferramenta e parceiro necessário em cada etapa irá te ajudar a construir um negócio sólido e com as contas em ordem, com todo potencial de crescimento.

Aproveite tudo o que o mundo do e-commerce oferece, mas prepare-se para enfrentar cada desafio deste mercado que, em alguns momentos, pode ser tão acirrado quanto difícil. Segure firme, conte com seus parceiros, um software completo e apegue-se aos seus objetivos para voar longe. 

 

melhores soluções em pagamentos online


Escrito por:

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