Otimize seu processo de checkout e aumente as vendas do seu negócio
Se você possui uma loja online, saiba que um dos principais investimentos que precisa fazer para aumentar vendas e conquistar mais clientes é a experiência. Através de uma boa experiência, além de comprar mais, os clientes se fidelizam à sua loja e se tornam até mesmo divulgadores espontâneos do seu negócio.
Um dos processos que mais influenciam na boa experiência do consumidor é o checkout, o momento final da compra, em que o cliente precisa contar com um espaço simples, seguro e intuitivo para finalizar de forma rápida e se sentir seguro.
💙 Acesso rápido - Otimize seu processo de checkout e aumente as vendas
🤔 Por que a experiência do cliente é tão importante no checkout?
O que um checkout otimizado precisa ter para aumentar as vendas
👉 Opções de pagamento variadas
7 melhores práticas para otimizar o processo de checkout de seu negócio
👉 1. Simplifique o processo do seu checkout
👉 2. Remova qualquer obstáculo
👉 3. Invista em opções de pagamentos variadas e fáceis de usar
👉 4. Mostre o progresso do checkout
👉 6. Adicione um resumo do carrinho
Por que a experiência do cliente é tão importante no checkout?
Simplificar a experiência do checkout evita que haja abandono do carrinho ou desistência da compra pelos inúmeros obstáculos em fazer a conclusão dela. Deixar o processo descomplicado e sem muitos passos faz com que a ação seja rápida e fácil, permitindo que seu cliente consiga finalizar a compra e não deixar o carrinho para trás.
Outro passo importante para elevar a experiência do cliente é o pós-venda, quando o cliente finaliza a compra e quer conferir o prazo de entrega, o produto que acabou de comprar e outras informações da compra. Padronizar este processo garante que o cliente fique mais satisfeito e seu negócio tenha uma melhor reputação.
O que um checkout otimizado precisa ter para aumentar as vendas
O checkout é a etapa crucial da venda, é nele que o cliente define se realmente vai comprar o produto ou não, por isso, ele precisa ser o mais otimizado possível para aumentar as vendas e diminuir o abandono de carrinho. Mas, é importante também que o processo seja transparente e passe segurança para o cliente, permitindo uma navegação melhor e fazendo-o finalizar o pedido.
Além disso, há, ainda, outros pontos que o checkout precisa ter:
- Clareza e objetividade: deixe todos os botões, campos e informações claras, sem a necessidade de mudança de páginas. Isso faz com que o processo seja mais rápido e objetivo.
- Formulários simplificados: exija somente o necessário para fazer as vendas, sem muitos campos a serem preenchidos, aumentando a sensação de segurança do cliente e diminuindo o tempo do processo.
- Opções de pagamento variadas: ofereça diversas opções de pagamento para não perder vendas apenas por não conseguir aceitar a forma de pagamento que seu cliente tem.
- Cálculo de frete: garanta que o checkout conte com cálculo real de frete e que ele já apareça aplicado no valor final da compra durante todo o processo de checkout.
- Segurança: segurança vem em primeiro lugar, por isso, garanta que o checkout tenha certificados e maneiras de proteger tanto seu negócio, como seu cliente.
📖Checkout de pagamento: o guia completo para vendas online de sucesso
7 melhores práticas para otimizar o processo de checkout de seu negócio
Seja para aumentar suas vendas ou conquistar mais clientes, um checkout otimizado faz com que a sua loja tenha uma melhor reputação e ofereça uma melhor experiência, possibilitando que os clientes sempre retornem para fazer novas compras.
Além disso, contar com um banco digital parceiro do empreendedores, como o Mercado Pago, que oferece soluções em checkout otimizadas e tecnológicas, pode facilitar seus processos de vendas e trazer mais benefícios ao seu negócio.
Invista nas melhores práticas:
1. Simplifique o processo do seu checkout
Sabe aquele lema de menos é mais? Isso pode se aplicar a processos de checkout também, por isso, deixe o processo simples e sem diversas páginas de confirmação.
2. Remova qualquer obstáculo
Obstáculos como pop-ups no meio do checkout, caminhos para outras páginas ou opções de desistência devem ser retirados, para não comprometer a experiência do cliente.
3. Invista em opções de pagamentos variadas e fáceis de usar
Para atender às necessidades de todos os clientes, contar com todas as opções possíveis de pagamento é sempre a melhor opção. Garanta um destaque para aquelas que têm maior facilidade de uso.
4. Mostre o progresso do checkout
Mostre sempre em qual passo do checkout o cliente está, para que ele tenha uma noção que o processo de sua loja é dinâmico e prático.
5. Ofereça garantias
Deixe claro as garantias de segurança que sua loja oferece para os clientes no fim do checkout, como devolução do dinheiro e sistemas de segurança de dados, e aumente a confiança em seu negócio.
6. Adicione um resumo do carrinho
Mostra de forma resumida dados do produto, endereço, frete, forma de pagamento e valores, para que o cliente não tenha necessidade de voltar para etapas anteriores para conferir.
7. Otimize para dispositivos móveis
Como muitas compras são feitas pelo celular, ter um processo de checkout otimizado para eles aumenta a chance de venda.
👉Leia também: Planejamento estratégico: 8 táticas para vender mais
Otimize o checkout de seu negócio e aumente suas vendas!
Contar com um checkout otimizado, completo, seguro e dinâmico fará com que seu negócio decole em vendas, tenha mais clientes e menos abandono de carrinhos.
Faça seu negócio caminhar sempre para o sucesso, o crescimento, o reconhecimento e o topo do mercado, com a melhor reputação possível.
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