Conexão Mercado Pago

Quando vender com link de pagamento?

Escrito por Equipe Mercado Pago | Jan 14, 2022 1:02:07 PM

Contactless. Você, provavelmente, já ouviu essa palavra em algum lugar, principalmente no último ano. Do inglês, o termo para "sem contato" ficou famoso em diversas frentes, mas foi ainda mais usado quando se trata de pagamentos.

Se tornou comum entrar em um estabelecimento e poder pagar por suas compras apenas aproximando o cartão da maquininha, por exemplo, sem nem precisar digitar a senha ou encostar no aparelho.

Por conta da segurança e da comodidade que os pagamentos sem contato ou a distância oferecem, cada vez mais os consumidores esperam poder contar com eles em suas compras. O que significa que, cada vez mais, os lojistas precisam estar preparados para oferecê-los.

Uma das opções para atender a este desejo é o link de pagamento. Ele é ideal para quem precisa fazer cobranças a distância e melhorar a experiência em vendas on-line.

 

Como vender com link de pagamento?



Pode parecer simples demais, e realmente é. Os links de pagamento funcionam assim: o lojista cria uma página com todas as informações relacionadas à compra - valor, tipo de produto, descrição, imagem, métodos de pagamento disponíveis, entre outras - e o envia o link ao comprador, que, ao clicar, é levado diretamente para a página de pagamento. Ali, o processo é semelhante ao da compra através de um e-commerce. Ele insere suas informações, escolhe como quer pagar e finaliza a transação.

Tudo de maneira simples, rápida e extremamente cômoda. Exatamente como deveria ser. O melhor é que as vendas podem ser feitas através de diversos canais, como Instagram, Facebook e WhatsApp, por exemplo, melhorando ainda mais a experiência de compra.

 

Quando usar o link de pagamento?


A verdade é que o link de pagamento pode ser utilizado em situações das mais diversas, principalmente por suas tantas vantagens e facilidades. No entanto, alguns lojistas podem se aproveitar ainda mais da ferramenta. Para, por exemplo:

 

Cobrar a distância

Se sua ideia é fazer cobranças a distância, o link de pagamento certamente é a solução certa para você. Com ele, vendedor e comprador não precisam ter nenhum tipo de contato físico, todo o processo de pagamento é feito completamente on-line. Isso quer dizer que é possível vender sem ter um site ou uma maquininha de cartão.

 

Vender pelo WhatsApp

 De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (Abevd), o uso do WhatsApp como canal de vendas por comerciantes dos mais diversos aumentou em 84,7% no Brasil. O aplicativo se tornou uma maneira segura de continuar vendendo, mesmo com a necessidade do fechamento de lojas físicas. O link de pagamento também é perfeito para esse tipo de vendas, já que pode ser facilmente enviado e acessado através de conversas pelo WhatsApp.

 

📊 Descubra como gerar um link de pagamento

 

Vender pelo Instagram, Facebook e outras redes sociais

Além do WhatsApp, outras plataformas também podem ser grandes aliadas na hora de vender online. Redes sociais como o Facebook e o Instagram são algumas delas, afinal, é nelas que os consumidores estão. E aqui o link de pagamento também se mostra a solução ideal, permitindo que você faça postagens sobre o seu produto e ainda permita o acesso direto dos compradores à página de pagamentos.

 

Receber com métodos de pagamento diversos

Se o seu desejo é oferecer todas essas facilidades e ainda contar com métodos de pagamento diversos, mais uma vez o link de pagamento é para você. Com ele, ficam disponíveis opções como cartão de crédito, boleto bancário, Pix, cartão de débito virtual da Caixa, boleto parcelado, carteiras digitais, entre muitos outros. É claro que isso depende do meio de pagamento escolhido na hora de gerar o link, mas a diversidade é um grande diferencial da solução.

 

Cobrar pelo produto ou serviço antes da entrega

Se você trabalha com o serviço de delivery, por exemplo, é possível aproveitar o link de pagamento para fazer a cobrança antes mesmo da entrega. Assim, você tem a garantia do pagamento e o seu cliente se sente muito mais seguro de poder receber aquilo que comprou sem precisar ter contato com uma maquininha de cartão.

 

Digitalizar seu negócio sem a necessidade de um investimento

Para usar o link de pagamento, você não precisa fazer nenhum investimento. O único valor é o das tarifas das transações. Ou seja, você só paga alguma coisa quando fizer uma venda. Isso facilita muito a vida de quem está migrando para o mundo digital e não pode - ou não quer - investir altos valores.

 

Fazer retentativas de pagamento

Por fim, se você já tem um site ou, até mesmo, fez uma venda física, mas o comprador teve algum problema na hora do pagamento, pode contar com o link de pagamento para facilitar a retentativa. É só enviar o link e pedir que o cliente escolha como deseja pagar. Assim, você garante mais aprovações e não corre o risco de perder vendas!

 

👉 Guia completo de como começar um negócio do zero

O link de pagamento é para você, comece a vender!

Não importa qual seja a sua realidade ou necessidade, o link de pagamento pode ser uma ótima opção para o seu negócio. Conheça mais sobre essa ferramenta e melhore a experiência de pagamento na sua loja.

 

💡Leia também

5 melhores maneiras de receber pagamentos online

Link de pagamento: como vender e receber online

Como vender no Instagram: confira 8 dicas práticas

Saiba como vender mais com o link de pagamento parcelado

Como usar o link de pagamento em sua loja digital de forma segura