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Como vender no Instagram: confira 8 dicas práticas

7 min de leitura Atualizado em 15/12/2023
Mercado Pago: Pessoa com celular buscando como vender no Instagram

Em seu feed do Instagram, você já deve ter percebido a aba de produtos que aparecem para você? Muitos empreendedores aproveitam a rede social para aumentar suas vendas e atingir mais clientes.

Vender no Instagram possibilita uma melhor conexão entre o vendedor e cliente, por ser um ambiente dinâmico e visualmente otimizado. É uma ótima opção para você que utiliza as redes sociais como ferramenta de vendas. 

Por que é importante vender pelo Instagram?

Atualmente, o Instagram conta com 122 milhões de usuários, sendo a  3ª rede social mais usada no Brasil de acordo com a pesquisa da We Are Social e Hootsuite. Além disso, uma pesquisa da Oberlo afirma que 83% dos usuários usam a rede social para descobrir novos produtos ou para avaliar antes de comprarem. Ou seja, é uma rede social muito ativa e com um poder de influência grande.

Vender no Instagram pode facilitar a comunicação entre negócio e consumidor, refletindo no aumento da confiança e na possibilidade de atração. Além disso, a rede social é otimizada para promover mais visibilidade, aumento das vendas e mais exclusividade ao seu negócio.

8 dicas práticas de como vender no Instagram

Antes de começar a vender no Instagram, é muito importante oferecer uma experiência de compra unificada e simples ao seu consumidor. Preste atenção em detalhes como o visual do perfil e de seus produtos, sendo uma rede social baseada em fotografias e vídeos. Confira algumas dicas para te ajudar:

1. Antes de tudo, tenha um perfil comercial

O perfil comercial possui diversos recursos exclusivos, como saber quem interagiu com seu produto, analisar dados e métricas, criação de catálogos e anúncios. Para se destacar ainda mais, pense em inserir uma foto do seu produto na foto de perfil.


2. Conheça seu público e defina seu nicho

Para identificar melhor o público que acompanha seu negócio, o Instagram fornece dados para informar o que está sendo mais buscado pelos seus potenciais clientes. A partir disso, você pode definir melhor o que irá ofertar em seu negócio.

3. Apresente seu negócio

A bio do Instagram pode te ajudar a descrever melhor seu negócio, criando uma proximidade com seus consumidores. O ideal é fazer um texto curto, mas chamativo, que deixe claro o que você vende. Além disso, é importante ter um endereço de fácil procura.

4. Monte sua loja

Conquiste clientes pelo visual. Publique e combine posts com fotos e vídeos de seus produtos para atrair e chamar atenção de seus consumidores. O ideal é que seja um feed organizado e dinâmico.

5. Invista em posts de venda com fotos profissionais

Além dos posts tradicionais, também é possível fazer posts de vendas. A diferença para estes posts é que você pode colocar uma descrição melhor do seu produto e o preço. É muito importante ter uma descrição detalhada e incluir hashtags para alcançar mais pessoas. 

6. Saiba como interagir com seus clientes

Além do feed, o Instagram também conta com Stories e Reels. São ótimas ferramentas para você interagir de uma forma mais pessoal com seus consumidores. Além disso, deixe o campo de mensagens disponível para tirar possíveis dúvidas dos clientes. 

7. Ofereça diversos tipos de pagamentos

Oferecer diversos tipos de pagamentos podem ajudar seu negócio a vender mais. O link de pagamento, por exemplo, é uma ótima forma de cobrar a distância e permite atingir mais clientes, parcelar em até 12x e mais segurança. Existem bancos digitais, como o Mercado Pago, que podem te ajudar.

8. Seja criativo e invista em suas vendas pelo Instagram.

Vender no Instagram é mais simples do que parece. Basta ser criativo e investir em uma loja pelas redes sociais que atraia e fidelize clientes. 


5 vantagens de vender no Instagram

Vender no Instagram pode contribuir para o aumento de suas vendas e no crescimento do negócio, pelo seu dinamismo e rapidez. Confira algumas vantagens:

  • Seu negócio terá mais visibilidade: o Instagram permite que mais pessoas encontrem seu negócio conforme você for o tornando mais atraente, visualmente e financeiramente.

  • O relacionamento com seu cliente será melhor: por ser uma rede social, você acaba criando um relacionamento de confiança com seu consumidor, levando exatamente o que ele busca e oferecendo as melhores condições a ele.

  • É possível acompanhar seus concorrentes: muitos empreendedores utilizam o aplicativo para vender, portanto fica mais fácil de saber quem são seus concorrentes e como você pode se destacar.

  • Aumento das vendas: oferecendo as formas de pagamentos certas e atendimento exclusivo, como o link de pagamento, você poderá aumentar suas vendas e conquistar mais clientes.

  • Oferece exclusividade ao negócio: você pode oferecer promoções exclusivas aos seus consumidores e mais formas de parcelamento, como link de pagamento parcelado, por exemplo.

 

👉 Planejamento estratégico: 8 táticas para vender mais

Saiba como vender no Instagram e garanta sucesso em seu negócio!

Com o dinamismo do aplicativo e atendendo as necessidades dos clientes, vender no Instagram pode garantir o sucesso em vendas!

Além disso, para assegurar o crescimento do negócio, é necessário investir em ferramentas de vendas ideais. Existem instituições financeiras que oferecem soluções financeiras para ajudá-lo nisso.

 


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Escrito por:

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