A Páscoa é uma das épocas do ano com mais oportunidades de ganho financeiro para empreendedores do setor alimentício. Mas, para que essa época seja realmente lucrativa, é preciso saber como precificar os produtos da maneira correta. Buscar equilíbrio entre custos, margem de lucro e preço competitivo é essencial para garantir vendas e um bom retorno financeiro.
Uma das etapas mais importantes para o sucesso do seu negócio é a precificação correta dos produtos: preços muito altos podem afastar clientes enquanto preços muito baixos comprometem a lucratividade.
A precificação adequada envolve, primeiramente, conseguir cobrir todos os custos da produção e saber também como precificar o tempo gasto para produzir os produtos. Mas como descobrir quanto vale cada ovo? Bem, você pode começar descobrindo quanto tempo é gasto para fazer cada ovo. Para isso, inclua o tempo de compra dos materiais, preparo da receita e até da limpeza da cozinha após a produção.
Por exemplo, suponhamos que você gaste 5 horas (300 minutos) para fazer 10 ovos de Páscoa. Divida 300 por 10 e o resultado será 30, ou seja, a cada 30 minutos você produz um ovo.
A partir daí, é preciso saber como precificar o tempo gasto para a produção. Para isso, você deve ter na ponto do lápis o valor da mão de obra da sua região. Pesquise quanto cobram, em média, confeiteiras que atuam no mesmo nicho que o seu, para ter uma base. Se, por exemplo, o salário gira em torno de R$ 2.000, dividindo esse valor por 220 horas trabalhadas por mês, o resultado é R$ 9,10.
Sendo assim, o preço de 60 minutos de trabalho é R$ 9,10, mas como neste exemplo a produção de um ovo leva 30 minutos, é preciso dividir esse valor por dois, chegando a R$ 4,55. Ou seja, o preço do seu tempo para a produção de cada produto é R$ 4,55.
Com essas contas em mente, você já terá os primeiros passos para compreender melhor como precificar sua produção de ovos de Páscoa de maneira mais precisa e sem comprometer seus lucros, além de conseguir também manter o bom funcionamento do seu negócio a longo prazo.
Agora que você já tem a base inicial para realizar uma precificação corretamente, é importante compreender que existem mais alguns detalhes importantes e que impactam diretamente no seu processo de precificação.
Esses aspectos podem ser variáveis, como mudanças no custo dos ingredientes, concorrência, percepção de valor do cliente, equilíbrio entre preço acessível e margem de lucro, entre outros. Sendo assim, você não pode ignorá-los ao realizar a precificação. Veja o que considerar:
Uma forma simples de calcular o preço final do seu ovo de Páscoa é utilizando a seguinte fórmula:
Custo dos ingredientes + Custos operacionais + Margem de lucro = Preço final
Por exemplo:
Outra estratégia, e mais assertiva para saber como precificar seus produtos corretamente, é usar o markup, um multiplicador aplicado ao custo do produto. Ele ajuda a calcular o preço final considerando não apenas os custos diretos (como matéria-prima), mas também os custos indiretos (como aluguel, energia, impostos e mão de obra) e a margem de lucro desejada. Aprenda como fazer o cálculo:
Markup = 100 / [100 − (custos fixos+custos variáveis+margem de lucro)]
Com o markup, você garante uma precificação estratégica e sustentável, mas lembre-se: não copie os preços da concorrência sem criar seu próprio markup e faça ajustes sempre que necessário, considerando a variação nos custos.
Saber como precificar os produtos da forma correta pode ser um desafio, mas ele se torna mais simples quando você tem as ferramentas certas, não é mesmo?! Uma delas é justamente a Conta Mercado Pago, que além de uma ótima opção para garantir a organização e saúde financeira do seu negócio, possui um pacote completo de soluções para fazer a gestão simplificada e inteligente das suas vendas.
Com painéis completos para fazer o acompanhamento em tempo real de todas as vendas, emissão de notas fiscais, boletos e relatórios otimizados, fica bem mais fácil verificar se sua precificação realmente está gerando o lucro desejado. Veja o que seu negócio ganha ao concentrar as finanças em uma Conta PJ do Mercado Pago:
No painel de controle, você faz uma gestão integrada e acompanha as entradas e saídas de dinheiro de forma fácil. Além disso, independente da solução Mercado Pago usada na venda, todas as informações ficam organizadas em um só lugar, melhorando sua análise e visualização.
Com o Mercado Pago, é possível vender e receber pelas vendas de forma rápida e na hora. Uma vantagem essencial em períodos de grande volume, como a Páscoa, quando os materiais precisam de reposição com mais urgência para atender os clientes.
Seja com link de pagamento, por meio das maquininhas Point Mercado Pago, checkout em pagamentos online ou outras soluções, é possível fazer parcelamentos para conquistar ainda mais clientes e ajustar as condições de pagamento, fazendo com que os parcelamentos sejam interessantes para você e para seus clientes.
Quem empreende também precisa ter uma boa reserva financeira, não é mesmo?! Por isso, com a Conta Mercado Pago, é possível ter acesso ao Reservas PJ, que rende até 100% do CDI. É a garantia de uma reserva com rendimento automático com liquidez diária, isenção de IOF e rendimento desde o primeiro dia útil da aplicação.
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Como tudo fica integrado na sua conta é possível visualizar fornecedores e organizar prazos, além de realizar os pagamentos pelo aplicativo. Assim você consegue programar pagamentos e se organizar com as datas de maneira mais simplificada para evitar atrasos e imprevistos.
Saber como calcular preço de venda dos ovos de Páscoa corretamente é essencial para garantir um bom faturamento e a sustentabilidade do seu negócio. Com uma precificação adequada e uma boa gestão financeira, você pode aumentar seus lucros sem comprometer a competitividade.
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