Dentre as estações do ano, seja no verão, no inverno, no outono ou na primavera, um país tropical como o Brasil traz vantagens climáticas para uma diversificação grande na produção de flores durante todo o período do ano. Diferente de países com estações mais definidas, aqui no Brasil temos a oportunidade de poder aproveitar esse clima tropical para desfrutar da beleza das flores.
E além de podermos desfrutar de sua beleza, há também como aproveitar as flores para fazer um negócio. As floriculturas possuem um território amplo e repleto de oportunidades de serviços e produtos em um mercado muito lucrativo e que funciona durante todo o ano. De acordo com o Sebrae, o mercado de flores já movimentou cerca de R$ 11,75 bilhões, estando em constante evolução e crescimento a cada ano que passa.
As floriculturas se mostram cada vez mais promissoras. Mas, como posso inovar os serviços e produtos da minha floricultura? O segredo está nas estratégias diferenciadas, como as de ponto de venda (PDV) e em como se destacar neste mercado.
Apesar de parecerem simples, as flores são consideradas como serviços e produtos de luxo em diversas ocasiões, carregando com si simbolismo e significado. Elas se tornam verdadeiras protagonistas em diversos momentos marcantes na vida, como um casamento, um aniversário ou em datas comemorativas como Dia dos Namorados ou vender mais no Dia das Mães.
Por serem produtos perecíveis e que requerem uma manutenção mais minuciosa, as flores podem adquirir um valor agregado alto em sua floricultura. Mas, como a minha floricultura pode se destacar?
Vamos começar pelos fornecedores. A qualidade das suas flores é essencial para a reputação do seu negócio; afinal, você não quer receber rosas murchas ou girassóis sem pétalas, não é mesmo? Uma vez que você estabelece uma rede de fornecedores confiáveis, você consegue manter a qualidade do seu produto, agradando seus clientes e estabelecendo margens altas de lucros.
Outro fator muito importante que você pode observar é a exclusividade. Por serem disponíveis em apenas algumas épocas do ano, essas flores despertam a urgência e a exclusividade em seus clientes, que procuram um presente inovador e personalizado, e você deve saber como atrair a atenção deles para, consequentemente, elevar o valor de seu produto.
Lembre-se também que, tendo uma floricultura, seus serviços e produtos são sazonais, ou seja, você pode aproveitar para ter um apelo maior em algumas datas específicas. Por exemplo, as tulipas são flores que atingem o seu ápice entre março e maio, sendo flores perfeitas para o Dia das Mães.
Além disso, é importante manter sempre em mente que os consumidores buscam uma experiência de compra cada vez mais personalizada e exclusiva e, realizando a venda de suas flores de maneira física, você pode proporcionar um contato único entre o seu cliente e seus serviços e produtos.
Sua floricultura pode entregar uma experiência sensorial completa, por exemplo, com aromas envolventes, arranjos criativos e embalagens personalizadas.
Toda essa inovação requer ações muito detalhadas e alinhadas com os objetivos do negócio e dos seus clientes. Com todo esse cuidado, é possível aumentar o ticket médio e fidelizar mais clientes, transformando cada compra realizada em sua floricultura uma lembrança e experiência especial.
Muitas vezes, quando o negócio se trata de uma floricultura inovadora, nem tudo são flores. Com muitas oportunidades para explorar esse nicho, existem também alguns desafios, que exigem conhecimento e estratégias para serem superados.
Um dos principais pontos, com a modernização dos meios de venda, é o deslocamento e afastamento do atendimento presencial. Com o avanço das vendas online, os clientes tendem a ir cada vez menos às lojas físicas para encomendarem arranjos florais.
Existem, no entanto, maneiras de você se organizar para manter sua loja física como por exemplo:
Uma das maiores habilidades de um empreendedor de sucesso é transformar grandes desafios - até mesmo a concorrência - em oportunidades de novos negócios e inovar com serviços e produtos de sua floricultura, tornando seu ponto de venda mais atrativo e conquistando mais clientes.
Aqui vão algumas dicas de como aumentar suas vendas presenciais:
Mesmo focando em suas vendas físicas, ter uma presença forte nas redes sociais é um importante complemento para sua divulgação.
Utilizando redes como o Instagram, por exemplo, você pode mostrar novidades da loja e incentivar as visitas, destacando produtos e serviços como "peça única" e "peça exclusiva". Inclusive, uma ótima forma de atrair mais clientes através das redes sociais é a realização de reservas de produtos online com pagamento na retirada, permitindo que a visita dos clientes incentivem a explorarem mais produtos e terem contato direto com seu ponto de venda.
Seja qual for o tamanho da sua estrutura, organizá-la de forma a ter uma apresentação interessante pode estimular a curiosidade, encantando os olhos dos clientes e estimulando que conheçam mais sobre as flores e realizem as compras. Pense em criar mini exposições, mostrando seus produtos e divulgando seus serviços.
Além disso, incentive que seus clientes tirem foto e marquem o Instagram da sua floricultura, promovendo-a de uma forma mais natural e atraente.
Apesar da grande quantidade de clientes que adquirem as flores para decoração ou presentes, é cada vez mais comum a harmonização de ambientes profissionais com esses produtos. Criar uma rede de parceiros, utilizando eventos como cursos e workshops, pode estimular muito o seu comércio e lhe destacar na sua região.
Por poderem estar presentes em uma infinidade de ambientes, o ramo de flores tem a vantagem de poder criar parceiros em diversos outros nichos. Parcerias com fotógrafos, buffets, confeitarias e salões de beleza são ótimas trocas que podem ser revertidas positivamente para ambos os profissionais.
Pense em promover o trabalho desses parceiros, para que eles façam o mesmo, fortalecendo as redes de negócios online e aumentando a visibilidade de todos os negócios.
Além de se fazer presente junto a seus parceiros, uma importante forma de incentivar essas vendas que venham por meios externos é a utilização de descontos especiais, principalmente em datas comemorativas. Por exemplo, ao comprar um arranjo de flores em sua floricultura, você pode oferecer um cupom de desconto para uma cafeteria parceira.
Uma outra vantagem muito interessante ao realizar negócios com um ponto físico é a possibilidade de realizar promoções interativas. Um desses exemplos é a promoção “estoura balão”, que oferece a chance de seu cliente estourar um balão para cada valor gasto acima de um determinado limite ou para compra de produtos específicos. Os cupons podem revelar desde descontos em até prêmios únicos.
Há muitos sites de varejo que realizam entregas em parcerias com floriculturas locais. Esta pode ser uma ótima oportunidade de criar novos clientes adicionando, por exemplo, um cupom de desconto para a próxima venda, fazendo com que o cliente que venha por esse meio externo procure sempre sua loja.
Trabalhar com floriculturas tem um destaque especial para o relacionamento com o cliente, e o contato de um ponto físico pode fazer toda a diferença. E são nesses momentos que contar com um parceiro confiável como o Mercado Pago pode ser a chave para fortalecer o relacionamento com seus clientes e assegurar o sucesso de seu ponto de venda.
O banco digital parceiro do Mercado Livre oferece a maquininha Point, que proporciona vendas com mais rapidez, segurança e eficiência, aceita diversos meios de pagamento como cartões, Pix por código QR e pagamento por aproximação, além de imprimir comprovantes na hora.
E além de agilizar o atendimento em sua loja, a Point Mercado Pago ainda permite que você receba seu dinheiro na hora, sem qualquer burocracia, diretamente em sua Conta Mercado Pago.
Com a melhor maquininha de cartão do Brasil, sem aluguel ou mensalidade e que ainda transforma a administração financeira de sua floricultura em um verdadeiro mar de rosas, você estará preparado para colher ótimos lucros e levar sua loja ao sucesso!
💡Leia também:
Pagamento por aproximação: tudo o que você precisa saber
Qual a diferença entre vender com maquininha e o código QR?
5 vantagens que a maquininha de cartão oferece para sua loja
Maquininha de cartão do Mercado Pago: conheça os modelos e taxas
Simulador de custos Mercado Pago: conheça a nova solução!