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Floricultura de sucesso: inove nos serviços e produtos e venda mais

Mercado Pago: Mulher em sua floricultura com avental azul e blusa branca, segurando um vaso com uma planta. Ao redor, há serviços e produtos que ela oferece, como arranjos e itens como papéis e fitas para pacotes.

Dentre as estações do ano, seja no verão, no inverno, no outono ou na primavera, um país tropical como o Brasil traz vantagens climáticas para uma diversificação grande na produção de flores durante todo o período do ano. Diferente de países com estações mais definidas, aqui no Brasil temos a oportunidade de poder aproveitar esse clima tropical para desfrutar da beleza das flores.

E além de podermos desfrutar de sua beleza, há também como aproveitar as flores para fazer um negócio. As floriculturas possuem um território amplo e repleto de oportunidades de serviços e produtos em um mercado muito lucrativo e que funciona durante todo o ano. De acordo com o Sebrae, o mercado de flores já movimentou cerca de R$ 11,75 bilhões, estando em constante evolução e crescimento a cada ano que passa.  

As floriculturas se mostram cada vez mais promissoras. Mas, como posso inovar os serviços e produtos da minha floricultura? O segredo está nas estratégias diferenciadas, como as de ponto de venda (PDV) e em como se destacar neste mercado. 

 

Por que inovar nos serviços e produtos da sua floricultura?

Apesar de parecerem simples, as flores são consideradas como serviços e produtos de luxo em diversas ocasiões, carregando com si simbolismo e significado. Elas se tornam verdadeiras protagonistas em diversos momentos marcantes na vida, como um casamento, um aniversário ou em datas comemorativas como Dia dos Namorados ou vender mais no Dia das Mães. 

Por serem produtos perecíveis e que requerem uma manutenção mais minuciosa, as flores podem adquirir um valor agregado alto em sua floricultura. Mas, como a minha floricultura pode se destacar?

Vamos começar pelos fornecedores. A qualidade das suas flores é essencial para a reputação do seu negócio; afinal, você não quer receber rosas murchas ou girassóis sem pétalas, não é mesmo? Uma vez que você estabelece uma rede de fornecedores confiáveis, você consegue manter a qualidade do seu produto, agradando seus clientes e estabelecendo margens altas de lucros.

Outro fator muito importante que você pode observar é a exclusividade. Por serem disponíveis em apenas algumas épocas do ano, essas flores despertam a urgência e a exclusividade em seus clientes, que procuram um presente inovador e personalizado, e você deve saber como atrair a atenção deles para, consequentemente, elevar o valor de seu produto.

Lembre-se também que, tendo uma floricultura, seus serviços e produtos são sazonais, ou seja, você pode aproveitar para ter um apelo maior em algumas datas específicas. Por exemplo, as tulipas são flores que atingem o seu ápice entre março e maio, sendo flores perfeitas para o Dia das Mães. 

Além disso, é importante manter sempre em mente que os consumidores buscam uma experiência de compra cada vez mais personalizada e exclusiva e, realizando a venda de suas flores de maneira física, você pode proporcionar um contato único entre o seu cliente e seus serviços e produtos.

Sua floricultura pode entregar uma experiência sensorial completa, por exemplo, com aromas envolventes, arranjos criativos e embalagens personalizadas. 

Toda essa inovação requer ações muito detalhadas e alinhadas com os objetivos do negócio e dos seus clientes. Com todo esse cuidado, é possível aumentar o ticket médio e fidelizar mais clientes, transformando cada compra realizada em sua floricultura uma lembrança e experiência especial. 

 

Nem tudo são flores: quais os maiores desafios desse mercado

Muitas vezes, quando o negócio se trata de uma floricultura inovadora, nem tudo são flores. Com muitas oportunidades para explorar esse nicho, existem também alguns desafios, que exigem conhecimento e estratégias para serem superados. 

Um dos principais pontos, com a modernização dos meios de venda, é o deslocamento e afastamento do atendimento presencial. Com o avanço das vendas online, os clientes tendem a ir cada vez menos às lojas físicas para encomendarem arranjos florais.

Existem, no entanto, maneiras de você se organizar para manter sua loja física como por exemplo:

 

  • Conservação e durabilidade das flores: apesar do clima mais agradável, no Brasil, é inconstante. Ou seja, existe a possibilidade da durabilidade das flores ser prejudicada em situações sazonais. Por exemplo, se você for investir em narcisos, que florescem em março, em meados de julho, pense em climatizar uma área de sua floricultura para mantê-los apresentáveis. 
    Manter uma apresentação agradável e organizada na sua floricultura é tanto um atrativo quanto um cartão de entrada para possíveis clientes.

  • Competição com varejo online: as vendas online de flores cresceram muito devido a conveniência, preço e comodidade dos consumidores. Por ser um nicho mais intimista, que dialoga com eventos especiais e únicos de cada cliente, possuir uma loja física pode ser a ligação perfeita para o seu cliente. Para isso, ofereça um atendimento personalizado e experiências que não possam ser reproduzidas online, como um workshop de arranjos florais. 

  • Fluxo inconstante de clientes e sazonalidade: uma das maiores dificuldades para este nicho de mercado são as vendas durante períodos fora de temporadas sazonais, que experimentam picos de vendas. Você pode planejar promoções e eventos temáticos durante períodos mais calmos, como descontos em flores fora da estação ou parceria com uma loja que fará sua festa de aniversário, por exemplo. 

  • Marketing e divulgação local: apesar de ter suas dificuldades em relação a formas de divulgação online, a promoção de forma local tem um caráter mais orgânico e intimista, algo que dialoga de forma perfeita com o nicho das floriculturas. Uma ótima forma de estar aparente é ter um planejamento que converse bem com o calendário de eventos local, tentando estar sempre presente nos mesmos, além de realizar campanhas de marketing direcionadas usando redes sociais locais.

  • Diversidade e inovação de serviços e produtos: trabalhar com um artigo de luxo como as flores traz consigo um desafio constante em oferecer uma variedade de produtos que conquiste e toque cada cliente. É importante que você introduza novos tipos de flores e plantas regularmente, possua um atendimento criativo e ofereça serviços como assinatura de flores para entrega regular, por exemplo. 

  • Gestão de custos operacionais: um dos desafios mais preocupantes é saber como gerenciar os custos operacionais, sendo aluguel, recursos humanos, equipamentos e serviços, fatores que devem ser levados em consideração de forma minuciosa. Para isso, você pode utilizar a tecnologia para otimizar a gestão do seu estoque ou negociar condições favoráveis de aluguel, por exemplo. 

 

Como criar um jardim de oportunidades para a sua floricultura

Uma das maiores habilidades de um empreendedor de sucesso é transformar grandes desafios - até mesmo a concorrência - em oportunidades de novos negócios e inovar com serviços e produtos de sua floricultura, tornando seu ponto de venda mais atrativo e conquistando mais clientes. 

Aqui vão algumas dicas de como aumentar suas vendas presenciais:

 

1. Explore as redes sociais para divulgação

Mesmo focando em suas vendas físicas, ter uma presença forte nas redes sociais é um importante complemento para sua divulgação.

Utilizando redes como o Instagram, por exemplo, você pode mostrar novidades da loja e incentivar as visitas, destacando produtos e serviços como "peça única" e "peça exclusiva". Inclusive, uma ótima forma de atrair mais clientes através das redes sociais é a realização de reservas de produtos online com pagamento na retirada, permitindo que a visita dos clientes incentivem a explorarem mais produtos e terem contato direto com seu ponto de venda.

 

2. Crie espaços instagramáveis

Seja qual for o tamanho da sua estrutura, organizá-la de forma a ter uma apresentação interessante pode estimular a curiosidade, encantando os olhos dos clientes e estimulando que conheçam mais sobre as flores e realizem as compras. Pense em criar mini exposições, mostrando seus produtos e divulgando seus serviços.

Além disso, incentive que seus clientes tirem foto e marquem o Instagram da sua floricultura, promovendo-a de uma forma mais natural e atraente. 

 

3. Realize eventos para empreendedores

Apesar da grande quantidade de clientes que adquirem as flores para decoração ou presentes, é cada vez mais comum a harmonização de ambientes profissionais com esses produtos. Criar uma rede de parceiros, utilizando eventos como cursos e workshops, pode estimular muito o seu comércio e lhe destacar na sua região.

 

4. Parcerias estratégicas

Por poderem estar presentes em uma infinidade de ambientes, o ramo de flores tem a vantagem de poder criar parceiros em diversos outros nichos. Parcerias com fotógrafos, buffets, confeitarias e salões de beleza são ótimas trocas que podem ser revertidas positivamente para ambos os profissionais.

Pense em promover o trabalho desses parceiros, para que eles façam o mesmo, fortalecendo as redes de negócios online e aumentando a visibilidade de todos os negócios. 

 

5. Ofereça cupons de desconto no comércio local

Além de se fazer presente junto a seus parceiros, uma importante forma de incentivar essas vendas que venham por meios externos é a utilização de descontos especiais, principalmente em datas comemorativas. Por exemplo, ao comprar um arranjo de flores em sua floricultura, você pode oferecer um cupom de desconto para uma cafeteria parceira. 

 

6. Faça ações de ponto de venda - PDV

Uma outra vantagem muito interessante ao realizar negócios com um ponto físico é a possibilidade de realizar promoções interativas. Um desses exemplos é a promoção “estoura balão”, que oferece a chance de seu cliente estourar um balão para cada valor gasto acima de um determinado limite ou para compra de produtos específicos. Os cupons podem revelar desde descontos em até prêmios únicos.

 

7. Cadastre-se como parceiro em sites de varejo de flores online

Há muitos sites de varejo que realizam entregas em parcerias com floriculturas locais. Esta pode ser uma ótima oportunidade de criar novos clientes adicionando, por exemplo, um cupom de desconto para a próxima venda, fazendo com que o cliente que venha por esse meio externo procure sempre sua loja.

 

Prepare sua loja para colher ótimos lucros!

Trabalhar com floriculturas tem um destaque especial para o relacionamento com o cliente, e o contato de um ponto físico pode fazer toda a diferença. E são nesses momentos que contar com um parceiro confiável como o Mercado Pago pode ser a chave para fortalecer o relacionamento com seus clientes e assegurar o sucesso de seu ponto de venda. 

O banco digital parceiro do Mercado Livre oferece a maquininha Point, que proporciona vendas com mais rapidez, segurança e eficiência, aceita diversos meios de pagamento como cartões, Pix por código QR e pagamento por aproximação, além de imprimir comprovantes na hora.

E além de agilizar o atendimento em sua loja, a Point Mercado Pago ainda permite que você receba seu dinheiro na hora, sem qualquer burocracia, diretamente em sua Conta Mercado Pago. 

Com a melhor maquininha de cartão do Brasil, sem aluguel ou mensalidade e que ainda transforma a administração financeira de sua floricultura em um verdadeiro mar de rosas, você estará preparado para colher ótimos lucros e levar sua loja ao sucesso!

 


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