Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Pagamento por aproximação: tudo o que você precisa saber

Entenda mais sobre essa tecnologia que oferece mais agilidade para os clientes.
Cartão de crédito e débito indicando a tecnologia NFL de aproximação

É essencial que os negócios foquem na oferta de facilidade e segurança aos clientes durante o processo de pagamentos. Não é à toa que em 2020, segundo levantamento da Mastercard, cerca de 69% dos brasileiros adotaram os pagamentos por aproximação em sua rotina.  Afinal, este é um método de pagamento que alia a praticidade com a agilidade, segurança e, inclusive, evita a necessidade de contato físico entre o cliente e o vendedor. 

Por isso, se você deseja ampliar suas vendas e fazer seu negócio se destacar por oferecer uma boa experiência de compra, o pagamento por aproximação é uma ótima estratégia. 

O que é pagamento por aproximação?


“É de inserir ou de aproximar?”. Muito provavelmente você já ouviu essa frase na hora de usar o cartão, isso porque os pagamentos por aproximação, também conhecido como contactless (no português, sem contato), estão cada vez mais populares, principalmente após a pandemia causada pelo coronavírus. 

Essa modalidade possibilita ao consumidor pagar por suas compras apenas aproximando o cartão na tela da maquininha de cartão. Ou seja, ele não precisa realizar contato físico direto, e isso é possível devido à tecnologia “NFC”, sigla para Near Field Communication, que em português significa “comunicação por campo de proximidade''. 

Apesar de ter ganhado popularidade no mercado recentemente, essa tecnologia existe desde os anos 2000, mas costumava ser usada para outras funcionalidades, como o cartão de transporte usado na catraca do metrô ou do ônibus, e nas portas que se abrem com aproximação do crachá. 

É uma tecnologia que movimentou o mercado e caiu na preferência do consumidor. Tanto é que, segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), esse tipo de pagamento aumentou 540,7% no primeiro semestre de 2021, e conforme apontam os dados da MasterCard, 88% dos consumidores acham essa solução mais conveniente do que o dinheiro.

Como funciona o pagamento por aproximação


Na prática, é preciso de um leitor compatível, como uma maquininha de cartão, que receba as informações por meio do NFC, capturando os dados. Vale destacar ainda que ela funciona com outros dispositivos, como o smartphone, pulseira inteligente e smartwatch, por exemplo. 

Já em relação a sua segurança, a tecnologia usada para os pagamentos por aproximação faz com que as transações sejam protegidas por criptografia e, além disso, ainda existe um limite de valor que pode ser pago sem uso de senha (costuma ser monitorado pelas instituições financeiras).

A boa notícia é que oferecer essa opção no seu negócio é simples, basta contar com um dispositivo com tecnologia NFC, disponível nas melhores opções de maquininhas do mercado. 

Como o pagamento por aproximação impactam seu negócio


Esse método de pagamento oferece vantagens para quem compra e para quem vende, tornando o processo de cobrança mais seguro e ágil, aumentando a fidelização. Outras vantagens, são: 

 

  • Rapidez: muito mais fácil do que contar dinheiro, lidar com o troco ou digitar senhas, o uso da aproximação ajuda a agilizar o pagamento, reduzindo filas, otimizando o tempo do consumidor, o que ajuda a melhorar sua experiência de compra

 

  • Praticidade: outro ponto é que essa tecnologia não precisa da inserção do cartão para efetuar o pagamento e isso, em diversos casos, permite que o cliente não se preocupe em carregar sua carteira física ou dinheiro em espécie. Para isso, basta ter os cartões de crédito ou débito cadastrados e validados em sua carteira digital. 

 

  • Facilidade de uso: o cliente só precisa aproximar seu cartão ao leitor e pronto, o pagamento será finalizado, exceto nos casos onde o valor ultrapassa o limite permitido pela instituição financeira, devendo inserir sua senha para dar continuidade à transação. 

 

  • Versatilidade: atualmente o método é aceito em diversas maquininhas de cartão e outros leitores, além da possibilidade do uso em smartwatches e smartphones, por exemplo. 

 

  • Higiene: como não é necessário o contato físico, pagamentos por aproximação são mais higiênicos e reduzem a possibilidade de transmissão de doenças, entre outros. 

 

Conte com soluções tecnológicas para vender mais e melhor!


A eficiência do pagamento por aproximação permite aos negócios mais agilidade no atendimento, além de atrair mais clientes e oferecer uma experiência de compra que ajuda a fidelizá-los. 

Aliás, atualmente existem inúmeras soluções disponíveis no mercado que, assim como a tecnologia NFC, ajudam a auxiliar o processo de vendas do seu negócio, contribuindo diretamente para o aumento das suas vendas e o alcance de seus objetivos.

 

Conheça as opções e venda mais


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados