Como aumentar o ticket médio da sua loja na troca de coleção
Com a troca de estação, a mudança nas temperaturas e o clima mudando constantemente, chega também a hora de trocar a coleção nas lojas de roupas. Se este for o seu caso, saiba que aproveitar esse momento para impulsionar vendas e aumentar o ticket médio delas pode ser uma excelente oportunidade.
É nessa hora que você desperta o interesse dos clientes por novos modelos, e também os atrai com boas estratégias envolvendo peças em promoção da coleção passada.
Apesar de parecer uma tarefa simples, fazer essa ação da maneira correta pode te trazer mais lucros. Mas, afinal, como fazer essa troca de maneira inteligente, sem que a mercadoria perca muito valor de mercado ou fique acumulada na loja? Bom, existem várias estratégias que podem ajudar a gestão de estoque da sua loja de roupas.
O que é ticket médio e por que buscar formas de aumentá-lo?
O ticket médio é o valor médio que as pessoas gastam em sua loja, ou seja, a soma de todas as vendas feitas em um período, dividida pela quantidade delas. Na prática, funciona assim: em um dia, 10 clientes compraram na sua loja de roupas e, no total, gastaram R$1000. Dessa maneira, você deve pegar esses R$1000 e dividir por 10 vendas/clientes e, assim, terá o valor do ticket médio, que é de R$100 (R$1000/10 = R$100).
No fim das contas, esse valor significa a média de valores que são gastos pelos seus clientes em cada compra, por isso, buscar fazer com que ele cresça é essencial.
Vamos a mais contas? Imagine que para estes 10 clientes que gastaram R$100, você ofereça um item a mais por R$30 reais. No fim do dia, seu ticket médio já subiu para R$130 e o valor total foi de R$1300. Ou seja, com apenas a oferta de um produto de R$30, seu ticket médio já subiu.
Se manter sempre ativo em ações que foquem na experiência do cliente é importante para aumentar vendas e lucros. Por isso, ficar ligado em gestão de estoque, comunicação, formas de pagamentos e outros é essencial.
Quais os desafios para elevar a média nas vendas de roupas?
A moda muda! Pode até parecer trocadilho, mas não é. A moda está em constante mudança e, principalmente para lojas de roupas que possuem peças direcionadas a algum segmento específico ou relacionadas a alguma estação do ano, a troca de coleção pode parecer um desafio.
Transformar esses desafios em oportunidades pode ser a virada de chave que a sua loja precisa, por isso, é importante observar alguns aspectos que podem impactar em suas estratégias para elevar o ticket médio da sua loja de roupas.
- Gestão de estoque ineficiente: uma boa gestão de estoque começa com planejamento. É essencial organizar a loja e aproveitar as oportunidades. Para isso, é necessário contabilizar, analisar e precificar as peças da coleção passada, dando destaque à promoção. Nas peças novas, focar em variedade de tamanhos e peças é uma boa estratégia para vender mais e não deixar o cliente frustrado por não encontrar o tamanho ou o modelo que procurava.
- Resistência do cliente: nas trocas de coleção, muitos clientes estão em busca de peças mais baratas da coleção passada, contornar isso é essencial e, para aumentar o ticket médio da venda, você pode oferecer a oportunidade de comprar uma peça da estação nova, que será necessária durante o período, em conjunto com uma peça com desconto, para aproveitar a promoção que está rolando.
- Competição acirrada: seus concorrentes provavelmente estão seguindo os mesmos passos que os seus, para se destacar é necessário contar com diferenciais que aumentam a experiência do cliente. Criar um planejamento com estratégias que ofereçam mais facilidades aos clientes pode ser uma boa. Como a possibilidade de parcelamento, a criação de combos, a oferta de brindes, o desconto progressivo, e muitas outras formas de chamar atenção do cliente.
- Comunicação ineficaz: é necessário mostrar aos clientes que a sua loja está em troca de coleção, pois muitos deles podem não saber. Para isso, utilize as redes sociais, os canais de trocas de mensagens e a própria decoração da loja com mensagens que mostrem a oportunidade. A falta de informação clara pode gerar ruídos e até mesmo reclamações que impactam negativamente na reputação da sua loja.
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8 formas de aproveitar a troca de coleção e aumentar o ticket médio
É na troca de coleção que a sua loja de roupas pode aproveitar para oferecer produtos com valor agregado mais elevado e, além disso, ainda oferecer um produto da coleção passada com significativo desconto. Algumas dicas podem te ajudar nessa missão:
1. Organize sua loja
É interessante separar as peças para que cada uma das estratégias possam ter seu destaque, para isso, organizar a loja de forma que a coleção nova tenha destaque principal, enquanto as peças antigas tenham um destaque secundário é fundamental. Você pode fazer isso, colocando as peças novas na frente da loja e as peças antigas mais ao fundo, para que os clientes em busca de promoção caminhem por toda a loja.
2. Invista em divulgação
Utilize todos os canais da sua loja para divulgar a troca de coleção. Divulgue o evento da troca e depois destrinche isso em comunicações mais individuais, ou seja, falando somente das peças novas em uma comunicação, das peças antigas em outra comunicação e também das promoções, combos, brindes e outras ações que possa criar.
3. Ofereça um atendimento impecável
O atendimento é fundamental para a experiência do cliente, desde o momento que ele entra na sua loja, até o pós-venda, o atendimento faz parte desta experiência. Tirar dúvidas, oferecer soluções, proporcionar métodos de pagamento variados e segurança, são partes essenciais de um bom atendimento. Muitas vezes é justamente o atendimento que age de forma determinante para que o cliente consuma mais em sua loja. Igualmente, ele pode ser um critério que fará o cliente não retornar.
4. Aproveite seu estoque antigo em composições
Além de vender peças separadas, você pode montar kits que mesclam peças da coleção passada, com a coleção atual, fazendo com que o cliente possa aumentar o ticket médio da compra. Imagine, por exemplo, a mudança entre uma estação quente para a fria: você pode mesclar tecidos e cores para criar combinações que inspirem os clientes e usem peças de todas as coleções.
Por ser uma composição com peças de uma estação anterior, você pode oferecer ao cliente uma vantagem de composição completa com economia e, ao mesmo tempo, vender mais de uma peça e aumentar seu ticket médio, já que não estará vendendo mais de uma peça.
5. Ofereça soluções seguras de pagamento
Quanto mais meios de pagamentos, maiores suas possibilidades de conversão de venda. A Point Mercado Pago, por exemplo, é uma maquininha que aceita diversos tipos de pagamento, como cartão de crédito, débito, pagamento NFC, (ou por aproximação), código QR, entre outros, com muita segurança e agilidade, além disso, proporciona para a sua loja, a opção do recebimento na hora, assim, seu cliente pagou, você já recebe na sua conta.
Com isso, você evita que seus clientes fiquem por longos períodos em filas, causando desconforto e uma experiência ruim, caso a loja esteja com um movimento maior.
6. Faça um bom posicionamento dos produtos
Coloque seus produtos de forma estratégica na loja, disponibilizando produtos em promoção ou com ofertas especiais por todo o espaço. Dessa forma, o cliente poderá circular pela loja e ter contato com mais produto, aumentando as possibilidades de compra. Além disso, destaque sempre os valores mais baixos dos produtos, mostrando que a sua loja tem preços atrativos e informações transparentes e objetivas para facilitar a vida de quem compra.
7. Elabore ofertas interessantes
Você pode atrelar produtos da coleção passada com a nova coleção, seja através de kits ou, de compra cruzada, em que, ao levar mais de um item, o cliente ganha um desconto.
Essa estratégia pode ser adotada, por exemplo, no momento do pagamento. Imagine que o cliente está comprando uma calça da nova coleção. Você pode oferecer a ele uma camiseta ou camisa, por exemplo, da coleção anterior e informar que por fazer a compra em conjunto com a peça da nova coleção, há um desconto para essa camisa.
Por já estar no momento do pagamento, a chance de haver conversão de uma compra com ticket médio mais alto cresce bastante.
8. Fortaleça seus canais de comunicação
Mantenha sempre ativos os canais em que você tem comunicação com os seus clientes, disparando ofertas, promoções, oportunidades, novas coleções, facilidades de pagamento e outras informações que deixam o relacionamento e a oportunidade da compra mais fáceis. Estabelecer um bom atendimento em seus canais de comunicação é fundamental para melhorar a experiência de compra e ajudar seus clientes a acessarem informações de maneira mais rápida, facilitando o processo de compra.
Prepare sua loja para a nova estação e boas vendas!
Apesar de a troca de coleção parecer um desafio, aproveitar este evento para lucrar mais pode ser uma oportunidade importante para o seu negócio. Assim, sua loja impulsiona vendas, aumenta o ticket médio e a receita.
Trabalhar com planejamento, estratégias e ferramentas eficazes também pode te ajudar com isso, principalmente contando com um parceiro de soluções de pagamento, como o Mercado Pago, que garantirá segurança, credibilidade e agilidade nas transações da sua loja de roupas para proporcionar uma experiência única aos clientes, com a vantagem do recebimento do dinheiro da hora, direto em sua Conta Mercado Pago.
💡Leia também:
Pagamento parcelado: por que oferecer na maquininha de cartão
Simule gastos do seu negócio: como isso ajuda na gestão de custos
Como comprar Maquininhas Mercado Pago no Mercado Livre
Pagamento por aproximação: tudo o que você precisa saber
5 estratégias de vendas com Simulador de Custos Mercado Pago
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