O final de ano é, sem dúvida, uma das épocas mais aguardadas pelos empreendedores. Com as festas relacionadas ao Natal e Ano Novo, o pagamento do décimo terceiro salário e promoções como a Black Friday, o consumo dispara e cria uma grande oportunidade para aumentar os lucros.
No entanto, para aproveitar esse aumento na demanda de forma inteligente e eficiente, é fundamental contar com uma gestão de estoque bem planejada. Afinal de contas, quando o estoque é bem organizado, você consegue atender aos pedidos sem atrasos, evitando a falta de produtos mais vendidos e até reduzindo o risco de ter mercadorias encalhadas.
E o que isso significa para o seu negócio?
Basicamente: mais vendas e menos desperdícios, além de mais lucro. Mas que fique claro, para aproveitar ao máximo essa onda de consumo, é preciso planejar e controlar o que entra e o que sai do seu estoque, pois, quando se obtêm controle de estoque, você consegue atender à demanda com eficiência, sem perder oportunidades de vendas ou acumular produtos que não tem saída.
A ideia é ter a mercadoria certa, na quantidade certa, no momento certo. Com isso, você reduz custos desnecessários e aumenta a rentabilidade do negócio. Neste sentido, se realmente deseja aproveitar as vendas de final de ano e aumentar os lucros, é essencial investir em uma gestão de estoque eficiente, que é sem dúvidas o primeiro passo para obter bons resultados.
A gestão de estoque é uma parte fundamental da operação, é como se fosse o seu “coração”. Ou seja, qualquer negócio que não dá o devido valor a esse processo está fadado ao fracasso.
Muitos gestores acham que um depósito cheio é sinal de que as coisas vão bem, mas a realidade é outra. Contar com uma grande quantidade de produtos parados é sinal de que você tem um investimento paralisado em seu negócio e, verdade seja dita, estoque paralisado significa vendas em baixa e consequentemente, menos lucros e possibilidade de crescimento, não é mesmo?!
Por isso, a gestão de estoque surge como algo essencial ao dia a dia do seu negócio, permitindo evitar gastos desnecessários em seu estabelecimento (isto é, adquirindo mais produtos do que deveria, fazer promoções desenfreadas para movimentar o estoque ou até mesmo manter um local para armazenar produtos, quando na realidade bastaria uma sala relativamente pequena).
Para entender um pouco sobre a relevância deste tipo de gestão, imagine a seguinte situação: você tem uma perfumaria e na Black Friday resolve fazer a maior promoção da história do seu empreendimento, e coloca uma linha específica de perfumes pela metade do preço. Os seus clientes ficaram fervorosos e logo nos primeiros momentos da Black Friday, acabaram com todos os produtos — tanto os exibidos nas prateleiras, como também no estoque.
Isso poderia ser incrível se não considerássemos o fato de que poderia ter vendido muito mais se tivesse calculado a quantidade de produtos que deveria estar no seu estoque; sem falar na insatisfação que gerou em outros clientes, fazendo com que eles procurassem os concorrentes.
A falta de uma gestão de estoque proporciona essas situações de desconforto e em qualquer que seja o cenário, quando não há uma boa gestão, é provável o seu negócio fique no prejuízo.
Neste sentido, uma das ferramentas mais poderosas que a gestão de estoque oferece é a curva ABC. Ela é uma forma de classificar os produtos com base em sua importância para o seu negócio.
Em tese funciona assim: os itens mais vendidos ficam no grupo “A”, enquanto os menos populares são agrupados em “B” e “C”, tudo isso para conseguir priorizar os produtos que realmente geram lucro, evitando desperdícios com itens que não saem tão rápido.
Em outras palavras, a gestão de estoque eficiente é muito mais do que simplesmente armazenar produtos, viu?! Ela tem basicamente a responsabilidade de fazer o seu negócio funcionar corretamente e considerando estratégias. Isto é, funcionar com os produtos certos, na quantidade adequada e no momento certo, o que não apenas reduz desperdícios e gastos desnecessários, como também protege seu cliente, permitindo que ele encontre sempre o que procuram.
Como dito antes, o estoque é como o coração do seu negócio, se ele não estiver funcionando bem, outras áreas podem sofrer um impacto até que o fluxo de caixa e das operações seja comprometido. Ou seja, sem uma boa gestão, ele está fadado ao fracasso.
Mas se ainda restam dúvidas da importância de uma gestão eficiente, confira alguns pontos que precisam ser considerados:
O final do ano é um dos períodos mais movimentados para o comércio, independente do nicho que atua, pois a maioria das pessoas procura por itens para presentear pessoas queridas, investem em produtos que sempre desejaram após receber o décimo terceiro salário e por fim, a procura por alimentos e decorações para celebrar as festas, ou itens para fazer viagens de férias.
Enfim, a demanda é enorme e aproveitar desse momento é essencial para movimentar as vendas do seu negócio. Mas para uma boa performance, é importante que o estoque funcione de forma eficiente. Para isso, é necessário adotar práticas que organizem e otimizem os processos.
Neste sentido, a gestão precisa começar com um bom planejamento. Isto é, antecipar-se às necessidades, acompanhar de perto o fluxo de mercadorias e utilizar ferramentas para evitar desperdícios ou a falta de produtos. Isso permite atender à demanda dos clientes sem comprometer o fluxo de caixa ou acumular itens desnecessários.
Aqui estão algumas dicas práticas para uma gestão de estoque eficiente:
Manter o controle de vendas e estoque de forma manual pode ser trabalhoso e gerar erros, especialmente em períodos de alta demanda. Automatizar esse processo permite acompanhar em tempo real a entrada e saída de produtos, eliminando erros manuais que poderiam causar prejuízos, além de agilizar o controle e ter uma visão eficiente de tudo que precisa ser feito.
Nem todos os produtos têm a mesma importância para o seu negócio, e é aí que a curva ABC pode ser uma aliada, pois ela permite categorizar os produtos pelo seu nível de prioridade. No caso, ela tem três grupos: “A”, como itens de alta relevância e maior impacto financeiro; “B”, sendo produtos intermediários e com boa rotatividade; e “C”, sendo itens de menor valor ou menos saída.
Ter uma gestão eficiente que acompanha as vendas do seu negócio permite ter uma visão macro de tudo o que saí e, com base nessas informações, você consegue repor os produtos de forma eficiente, sem adquirir itens que ficam parados ou deixar de compras aqueles que o consumidor sempre procura. O planejamento baseado em dados evita compras excessivas ou insuficientes.
É tentador encher o estoque achando que tudo vai vender rápido, não é mesmo?! Mas o excesso pode virar prejuízo. Isto é, os produtos encalhados ocupam espaço, amarram o seu capital e podem até perder valor com o tempo — resumindo, seu negócio acaba gastando com itens que não geram valor para ele, basicamente um sinônimo de prejuízo, exigindo mudanças drásticas.
Unir o controle de estoque aos canais de vendas ajuda a ter uma visão completa do que entra e sai, ajudando na reposição de estoque. Com essa integração, você consegue saber exatamente o que está disponível e evita situações como vender um produto que já acabou, ou comprar produtos (que estão parados) em grande quantidade no seu estoque.
Em momentos de alta demanda, o estoque deixa de ser apenas um local de armazenamento e se torna uma peça-chave para o sucesso do negócio. Uma gestão eficiente vai além de manter os produtos organizados; é sobre estar preparado para aproveitar as oportunidades, atender os clientes com agilidade e evitar a falta de itens ou o acúmulo de mercadorias sem saída.
Por isso, planejar, monitorar e ajustar o estoque estrategicamente permite que o seu negócio atenda às demandas do mercado com eficiência, o que influencia diretamente na experiência dos seus clientes e consequentemente, pode auxiliar na sua fidelização de clientes.
Não deixe de colocar a gestão de estoque como uma das suas prioridades e procure, sempre, o auxílio de ferramentas e tecnologias inovadoras, otimizando seu tempo e evitando prejuízos.
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