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Como aplicar estratégias de vendas online para vender no Instagram

4 min de leitura Atualizado em 07/05/2025
Mercado Pago: mão segurando um celular com a tela aberta no Instagram para aplicar estratégias de vendas online
Como aplicar estratégias de vendas online para vender no Instagram
5:33

Se você tem um pequeno negócio e quer aumentar suas vendas, já deve ter percebido que estar presente no Instagram é essencial, não é?! Mas como transformar seus seguidores em clientes reais? A resposta está justamente em conseguir aplicar estratégias de vendas online que engajam seu público e facilitam a jornada de compra.

Com algumas técnicas, é possível explorar muito bem os recursos do Instagram para vender mais e melhor, tendo ainda a possibilidade de fazer com que sua marca se torne mais conhecida.

 

A importância das estratégias de vendas online

Com mais de 2 bilhões de usuários, o Instagram é um ótimo canal para atrair clientes. Mas vender por lá vai além de postar fotos bonitas: é preciso estratégia. É preciso focar no social selling — vender usando as redes sociais — que te estimula a criar conexões reais, gerar valor e facilitar o processo de compra. Até porque, mesmo sem um e-commerce, é possível impulsionar produtos, como canecas personalizadas e vários outros itens diretamente dessa rede social. 

E tem mais: ao ampliar suas vendas usando as redes sociais, você aproveita uma importante ferramenta de comunicação, já que o Instagram permite que seus seguidores se transformem em disseminadores do seu conteúdo e defensores da sua marca.

Ah, mas será que é possível fechar vendas por lá também? Claro! Basta usar link de pagamento. Porém, é preciso ter calma e atenção, viu?! Não basta sair postando por aí e achar que irá vender — antes de começar a vender no Instagram, é importante entender alguns desafios que podem atrapalhar os resultados. Um dos principais é não ter um público bem definido. 

Com tanta gente na plataforma, falar com todo mundo ao mesmo tempo pode fazer você errar o tom e não atingir quem realmente importa. Outro ponto é o baixo engajamento, geralmente causado por falta de planejamento e por publicações que apenas divulgam produtos, sem gerar interação com os seguidores. Além disso, se o processo de compra for complicado ou não oferecer praticidade, o cliente pode desistir no meio do caminho. 

E tem mais: deixar de usar chamadas para ação claras pode fazer com que potenciais compradores fiquem sem saber o que fazer. Por fim, não oferecer links de pagamento limita as opções do consumidor, o que reduz as chances de fechar a venda.

 


7 estratégias de vendas online para adotar no Instagram

Vender pelo Instagram tem sim seus desafios, mas você pode adotar as seguintes estratégias para tirar o social selling de letra:

1. Defina seu público-alvo

Saber com quem você quer falar é essencial para criar campanhas mais certeiras. Crie personas com base em interesses, comportamentos e necessidades para direcionar melhor seus conteúdos e anúncios no Instagram.

2. Crie um perfil otimizado

Preencha sua BIO com informações úteis como endereço, contato e links para pedidos ou cardápios. Use ferramentas para incluir vários links e torne seu perfil mais funcional e atrativo para os visitantes.

3. Produza conteúdo atrativo

O Instagram é visual e dinâmico. Capriche nas fotos, vídeos, stories e use uma linguagem que converse com o seu público. Ter um calendário de postagens ajuda a manter constância e relevância.

4. Use o Link de Pagamento Mercado Pago

Facilite a vida do cliente com links de pagamento que aceitam diversas formas como Pix, cartão e boleto. Além disso, você pode oferecer parcelamento e ainda receber o dinheiro na hora.

5. Explore o Instagram Shopping

Ative a função da sacolinha para marcar produtos nos posts e facilitar a compra direto pelo app. Isso torna a experiência do cliente mais fluida e aumenta as chances de conversão.

6. Crie urgência e promoções exclusivas

Use gatilhos mentais como “últimas unidades” ou “promoção por tempo limitado” para incentivar decisões rápidas. Mas sempre seja transparente com essas ações.

7. Una-se a influenciadores digitais

Influenciadores podem ser ótimos parceiros para fazer com que você amplie seu alcance. Desde que os influenciadores estejam alinhados com seu posicionamento e valores da sua marca, será possível criar boas estratégias de vendas online.

 

Elabore boas estratégias de vendas e busque o sucesso do seu negócio!

Para vender no Instagram de forma eficaz, é essencial aplicar estratégias que convertam seguidores em clientes. Desde a otimização do perfil até o apoio de influenciadores, cada detalhe conta para aumentar suas chances de sucesso.

E, para tornar suas vendas ainda mais fáceis e seguras, conte com soluções como o Link de Pagamento Mercado Pago, que pode ser enviado diretamente para seus clientes. A solução ainda garante segurança graças a uma poderosa proteção antifraude, além de ter a possibilidade de criar links com altos níveis de personalização para facilitar ainda mais suas vendas. E o melhor: podendo receber o dinheiro das vendas na hora!

Agora é sua vez: comece a colocar essas dicas em prática e veja seus resultados melhorarem no Instagram!

 


💡Leia também:

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Link de pagamento parcelado: o que é e como usar essa solução

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Escrito por:

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