Vender no Instagram: como fazer vendas rápidas com link de pagamento
É difícil imaginar alguém que não possua uma rede social hoje em dia, não é mesmo?! Independente da plataforma, pessoas com as mais diversas faixas etárias têm nas redes sociais uma ferramenta importante para encontrarem produtos que desejam comprar e até mesmo fazerem uma pesquisa mais detalhada para descobrir se realmente vale ou não a pena ir àquele restaurante novo na cidade.
Pensando nisso, muitos empreendedores têm utilizado essa ferramenta cada vez mais para promover seus produtos e serviços e, é claro, se aproximarem se seus clientes também. Plataformas como o Instagram oferecem uma série de recursos para quem deseja vender e fidelizar clientes, mas, afinal, como se beneficiar das vendas online para ter um bom faturamento com esse tipo de ferramenta?
É aí que os meios de pagamento digitais, como o link de pagamento, surgem como soluções realmente interessantes e que podem fortalecer muito as vendas de quem quer extrair o melhor que as redes sociais podem oferecer.
Por que vender no Instagram é uma ótima estratégia?
Comprar usando meios digitais já é uma realidade para mais da metade dos brasileiros. Um estudo recente realizado pela Opinion Box apontou que 61% da população tem preferência pelas compras online. E o que isso significa? Esses dados mostram um comportamento que vem crescendo mais a cada dia: o consumidor tem buscado comodidade, versatilidade, experiências e compras únicas.
Processos de compra extensos, carregados de etapas ou que o comprador precise mudar muito de página, ou ainda que transmitam pouca segurança tendem a afastar esse consumidor. Da mesma forma, algumas compras físicas, com longas esperas em fila ou à procura de um produto, podem representar cenários dos quais o consumidor atual quer fugir!
Pensando nisso, as compras online representam fatias cada dia maiores na vida de quem quer receber o produto em casa ou mesmo apenas sair de casa para retirar o produto, sem esperar nas filas ou sem precisar escolher o produto na loja.
É assim que o Instagram está crescendo como uma ferramenta forte ao garantir bons recursos de vitrine, com uso de fotos e vídeos, além da possibilidade de criação de catálogos e divulgação de links de pagamento. Vender no Instagram nunca foi tão fácil e os processos proporcionam aos compradores uma facilidade de compra igualmente rápida e segura.
Mesmo para quem tem uma loja física, por exemplo, o Instagram pode ser um poderoso aliado. Imagine o caso de uma loja de roupas que, ao postar peças de uma nova coleção, oferece aos clientes a possibilidade de compra online utilizando um link de pagamento, dando a eles a possibilidade de optarem pela retirada do produto no local a pronta entrega, ampliando as formas de pagamento e criando uma experiência mais completa e prática.
Erros para evitar ao vender no Instagram
Embora o Instagram ofereça muitas oportunidades, é essencial utilizá-lo da maneira certa. Caso contrário, você pode acabar perdendo clientes.
Aqui estão erros comuns que devem ser evitados ao começar a vender no Instagram:
- Falta de planejamento de conteúdo: imagine que você administra uma loja de cosméticos e ao publicar um post sobre um novo produto, posta outro sobre um produto completamente diferente no dia seguinte, e depois fica vários dias sem postar. Isso confunde seus seguidores, que não entendem o foco do seu negócio, e você perde a oportunidade de manter um relacionamento consistente com eles. O ideal é planejar o conteúdo com um calendário bem estruturado e de forma que as publicações sigam uma lógica e sejam complementares umas às outras.
- Não conhecer seu público: é fundamental saber para quem você está vendendo e adaptar suas mensagens a esse público. Se você tem um negócio de roupas voltado para jovens, mas suas postagens usam uma linguagem formal e são voltadas para um público mais velho, dificilmente você vai atrair as pessoas certas. Conhecer bem quem são seus clientes (idade, preferências, necessidades) ajuda a criar conteúdos que conversem diretamente com eles. Por exemplo, ao vender para um público jovem, uma abordagem mais descontraída, com memes e gifs, pode ser muito mais efetiva.
- Não ter fotos de qualidade: fotos mal produzidas não atraem atenção e podem até prejudicar a imagem do seu negócio. Imagine que você está vendendo um relógio de luxo, mas a foto está mal iluminada e desfocada. Isso passa uma imagem de descuido e pode fazer o cliente questionar a qualidade do produto.
- Comprar seguidores: além de não gerar engajamento real, essa ação pode prejudicar sua credibilidade. Comprar seguidores pode parecer uma forma rápida de aumentar seu público, mas eles não vão interagir com seu conteúdo e não vão se tornar clientes reais. Imagine que você tenha 10 mil seguidores, mas apenas 10 curtidas em cada post. Isso afeta negativamente sua credibilidade e as chances de atrair compradores reais diminuem.
- Perfil sem informações claras: o cliente precisa ter fácil acesso a dados importantes como preço, formas de pagamento e condições de entrega, contato e endereço. Se você faz uma promoção de um produto nos stories, mas não coloca o preço nem como o cliente pode pagar ou retirar o item, o que poderia ser uma estratégia para fomentar o envio de mensagens para saber tudo isso, pode resultar em uma chuva de desistências no meio do processo. Deixe sempre as informações que são essenciais claras no perfil ou nas publicações.
- Dificultar acesso ao preço: transparência é essencial. Se o cliente precisar procurar demais, ele pode desistir. Um exemplo clássico é quando você posta uma foto de um produto incrível, mas não menciona o preço e ainda pede para o cliente enviar mensagem direta para saber. Esse excesso de etapas geralmente frustra os seguidores que querem a informação na hora. Seja transparente e coloque o preço nas postagens para facilitar a vida do cliente e facilitar a compra.
- Não explorar todos os recursos do Instagram: stories, Reels e lives podem alavancar suas vendas quando bem utilizados. Se você está apenas publicando fotos no feed, mas nunca usa os stories, Reels ou faz live commerce pode perder a oportunidade de interagir mais diretamente com seus seguidores. Uma loja de roupas, por exemplo, pode fazer stories para mostrar uma nova coleção, ou também falar do dia a dia em sua loja, além tirar dúvidas de pessoas interessadas e até oferecer links de pagamento para compras imediatas.
- Não produzir conteúdo relevante: ofereça informações que interessem e engajem seu público, sempre com foco nas necessidades dele. Imagine um pet shop que só posta fotos dos produtos, mas nunca dá dicas de cuidados com os animais ou mostra como usar os produtos. O cliente quer conteúdo que agregue valor. Produzir dicas, tutoriais e informações úteis que resolvam o problema do seu público é a chave para manter o engajamento e o interesse.
7 formas de vender mais no Instagram com link de pagamento
Agora que você já sabe os cuidados que deve ter ao usar o Instagram como uma ferramenta de vendas, vamos falar sobre como vender no Instagram de forma mais rápida e eficiente. O primeiro passo é criar um perfil profissional para o seu negócio e completar todas as informações essenciais, como formas de contato, descrição dos produtos e, claro, links de pagamento. Isso torna o processo de compra simples e acessível para seus seguidores.
Depois de configurar seu perfil, é hora de movimentar sua página de acordo com seu público-alvo. Veja algumas estratégias práticas que podem ajudar você a vender no Instagram usando recursos que podem agilizar suas vendas e fazer com que você possa lucrar mais:
1. Crie promoções exclusivas nos Stories
Use os stories para divulgar promoções rápidas, com links de pagamento que facilitem a compra imediata. Os stories são uma ótima maneira de captar a atenção dos clientes com rapidez. Você pode, por exemplo, dar um desconto de 15% em pulseiras por 24 horas e divulgar essa promoção com um link de pagamento diretamente no Instagram da sua loja. Essa estratégia é eficaz para aumentar as vendas imediatas e criar um senso de urgência.
2. Faça lives de vendas
Durante uma live, você pode apresentar produtos e inserir o link de pagamento, permitindo que os clientes comprem na hora. As lives são uma forma interativa e divertida de vender mais. Uma loja de cosméticos, por exemplo, pode fazer uma live para demonstrar a aplicação de maquiagens ou apresentar uma nova linha de produtos e disponibilizar links de pagamento para as vendas.
3. Use anúncios com "Saiba mais"
Perfis com mais de 10 mil seguidores podem usar o recurso de "saiba mais" nos stories. Por exemplo, se você vende produtos de moda, pode criar um anúncio com um look completo e, ao final, colocar a opção de saiba mais, ou outro tipo de chamada para ação, como “quero comprar” para o cliente ser redirecionado diretamente para o link de pagamento. Assim, o cliente já visualiza o produto, gosta, e com um simples gesto, finaliza a compra.
4. Caixas de perguntas para compras diretas
Interaja com os seguidores respondendo dúvidas. As caixas de perguntas nos stories podem ser utilizadas de maneira criativa para facilitar as vendas. Digamos que você esteja vendendo camisetas personalizadas, para isso abra uma caixa de perguntas e peça para seus seguidores enviarem dúvidas sobre os tamanhos, cores disponíveis ou formas de entrega. Aproveite para, junto das respostas, enviar um link de pagamento personalizado para cada cliente, tornando a compra simples e direta.
5. Crie destaques com ofertas exclusivas
Mantenha promoções ativas nos destaques do seu perfil, facilitando o acesso ao link de pagamento. Os destaques no perfil do Instagram são perfeitos para manter promoções ativas e acessíveis, se você fez uma promoção rápida nos stories, não deixe que ela desapareça depois de 24 horas. Salve essas ofertas nos destaques, facilitando que seus seguidores encontrem os produtos com desconto e, claro, o link de pagamento, sempre à mão. Essa estratégia é útil para aumentar as chances de venda com clientes que acessam o perfil depois do fim dos stories.
(Mas lembre-se de retirar esse destaque do ar ao final da promoção para evitar problemas futuros com seguidores novos).
6. Ofertas com contagem regressiva
Crie senso de urgência combinando ofertas limitadas com a contagem regressiva dos stories. Uma loja de calçados, por exemplo, pode preparar ofertas em comemoração ao seu aniversário. Usando a função de contagem regressiva nos stories, é possível gerar expectativa clientes e incentivá-los a se programarem para ofertas na data antes que as condições especiais acabem. O link de pagamento pode estar bem visível, facilitando a ação imediata.
7. Depoimentos de clientes
Postar a opinião de quem já comprou aumenta a confiança e facilita novas vendas, principalmente se o cliente já acompanha as suas redes sociais. Nada vende mais do que a opinião de um cliente satisfeito. Um restaurante, por exemplo, pode postar depoimentos de clientes que já provaram seus pratos, ao mostrar esses depoimentos, é possível adicionar o link de pagamento junto com o cardápio. Isso aumenta a confiança do público, que, ao ver a experiência positiva de outros clientes, se sente motivado a realizar a compra.
Quer oferecer uma experiência única de venda para seus clientes?
Com o link de pagamento Mercado Pago, é possível chegar a níveis avançados de personalização! Você pode incluir uma foto do produto, uma descrição detalhada e até mesmo configurar uma data de expiração para o link, criando um senso de urgência. E por que essa personalização é importante? Ela é quem cria uma experiência verdadeiramente imersiva para o comprador, aumentando muito suas credibilidade e chances de vender mais.
E tem mais: você ainda pode receber o dinheiro das vendas na hora, direto em sua Conta Mercado Pago, um grande diferencial para manter seu fluxo de caixa sempre ativo.
Além disso, você pode gerar um link de pagamento personalizado em poucos cliques e enviá-lo pelo WhatsApp, e-mail ou diretamente no Instagram. É uma maneira rápida e segura de concluir vendas sem complicação, oferecendo mais conveniência para seus clientes.
Otimize seus links de pagamento e venda mais no Instagram!
Unir a rapidez do Instagram com a possibilidade de cobrar com link de pagamento é a receita perfeita para vender mais e melhor. Ao oferecer uma solução rápida e personalizada, você garante um atendimento humanizado e prático, cativando seus clientes e fidelizando seu público.
Ao desenhar essa estratégia, conte com um parceiro como o Mercado Pago, que além de oferecer inovação com um link de pagamento com alto nível de otimização, tem um poderoso sistema antifraude para agregar mais segurança às suas transações digitais.
Com o uso de links de pagamento, você oferece uma jornada de compra imersiva e eficiente para seus clientes e ainda facilita a sua gestão com a possibilidade do recebimento do dinheiro na hora. Invista nessas soluções e potencialize as vendas do seu empreendimento!
💡Leia também:
Link de pagamento parcelado: o que é e como usar essa solução
Qual é o prazo de recebimento do link de pagamento Mercado Pago?
8 erros mais comuns ao vender nas redes sociais e como evitá-los
Vender por link com MEI: como o link de pagamento Mercado Pago ajuda
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