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Como usar link de pagamento e destacar sua loja no Instagram Shopping

Mercado Pago: imagem de duas mãos segurando um celular. Na tela do aparelho, é possível ver o logo do Instagram e Meta, indicando que a pessoa está logando em sua conta para criar uma loja utilizando o Instagram Shopping e vender com link de pagamento. Ao fundo da imagem, também é possível ver parte de um notebook.

Que as redes sociais se tornaram um destino certo do brasileiro durante as horas vagas, todo mundo sabe! Mas o que muitos ainda não sabem é que elas se tornaram também um local de oportunidades. O Instagram, por exemplo, é uma das principais plataformas para quem empreende, isso porque através dele é possível alcançar mais clientes, vender produtos e ainda ampliar sua loja.

A ferramenta Instagram Shopping é uma loja virtual diretamente na rede, em que o empreendedor pode vender seus produtos e facilitar a jornada de compra dos seus seguidores. Ou seja, sem a necessidade de sair do Instagram para comprar.

 

Instagram Shopping: por que essa ferramenta é potencial para vender online?

Mais de 2 bilhões de usuários estão presentes no Instagram, isso faz dele um potencializador dos seus negócios, já que é possível alcançar e conquistar muitos clientes. Além disso, suas funcionalidades voltadas para vendas fazem com que seja possível dar ainda mais facilidade ao cliente que viu seu perfil, gostou do produto e quer comprar. A ferramenta permite a adição de tags nos produtos, criação de coleções, botão de loja, lives, anúncios de produtos, dentre outros.

Negócios e empresas de todos os portes já exploram essa funcionalidade, tanto para aumentar vendas, quanto para expandir o alcance da marca e produtos que vende. Uma pesquisa feita pela Opinion Box, revelou que 52% dos usuários já compraram algum produto ou serviço vendido pela rede social, além disso, 76% procuram as redes sociais para pesquisar produtos.

Esses números revelam a importância da sua loja também fazer parte deste meio que só tende a crescer, visto a facilidade e oportunidade criadas, principalmente para negócios que desejam entrar no mercado do e-commerce sem a necessidade de grandes investimentos. Isso tudo sem contar o acerto que é poder colocar a sua marca no mesmo local que estão seus clientes.

Ou seja, se a ideia é explorar tudo o que as vendas em um e-commerce de sucesso podem oferecer, essa pode ser uma ótima porta de entrada, já que você pode começar com passos menores.

Além disso, o contato com os clientes por meio do Instagram é muito maior, permitindo que as vendas sejam experiências mais humanizadas e personalizadas até mesmo pela facilidade de impactar clientes em potencial apresentando, por exemplo, conteúdos relevantes relacionados aos produtos e serviços do seu negócio. 

Somada a isso tudo está ainda a comodidade e rapidez de poder proporcionar transações mais rápidas direto pela rede social, aproveitando o interesse da audiência.

 

Como configurar sua loja no Instagram Shopping?

O Instagram Shopping funciona da mesma maneira que uma vitrine gigante no centro de uma rua movimentada da sua cidade, ou seja, aparecerá para muitas pessoas, mesmo que elas não estejam procurando seu produto. Isso é essencial para vender mais e despertar o desejo das pessoas que estão na rede social. 

O mais interessante nisso tudo é a facilidade com a qual o Instagram Shopping funciona, isso porque é possível marcar os produtos diretamente nas fotos e vídeos, adicionar valor, adicionar mais de um produto em uma mesma foto, criar especificações a fundo dos produtos, criar conteúdos criativos e marcar os produtos que aparecem nele, entre muitas outras funcionalidades para vender online.

Além disso, é possível alcançar qualquer pessoa que tenha um perfil ativo no Instagram, as direcionando para as páginas dos produtos, local em que haverá informações detalhadas sobre eles e um botão de compras. Para configurar tudo isso e colocar sua loja para vender online hoje mesmo é importante seguir alguns passos:

 

  1. Tenha um perfil comercial: para isso, basta acessar as configurações do app, clicar em “Conta” e "Mudar para conta profissional”. Após isso, basta escolher a opção que mais descreve seu perfil (negócios ou criador de conteúdo), selecionando a categoria do negócio e adicionando informações comerciais.

  2. Crie um catálogo de produtos: você pode criar através de duas formas, o gerenciador de catálogos, em que você adiciona produtos dentro do gerenciador de negócios do Facebook, em massa, ou manualmente. E também através de plataformas e-commerces, que são parceiras do Meta e permitem a importação automática. 

  3. Conecte seu catálogo ao Instagram: no app do Instagram, clique em “Configurações”, depois em “Empresa”, “Configurar Instagram Shopping” e, seguindo as instruções, já pode concluir o processo e enviar sua conta para a revisão, que pode levar alguns dias.

  4. Marque produtos em suas publicações: após a revisão ser concluída e a loja aceita, você pode criar publicações e adicionar tags com os produtos no momento do post, para isso, basta clicar em “Marcar Produtos” e tocar em cima do produto na imagem para escolher no catálogo qual deles quer marcar.

  5. Ative o botão de compra: com a sua loja ativa, o botão de “Ver Loja” aparecerá automaticamente no seu perfil, assim como nas publicações em que você marcar produtos, com isso, os usuários já podem acessar o seu catálogo.

 

Dicas extras: impulsione suas vendas com essas estratégias!

Além de configurar sua loja para vender online, é importante colocar em prática algumas estratégias para atrair mais clientes ao seu negócio e, consequentemente, poder vender mais. Algumas delas são:

  • Qualidade das imagens: é fundamental que as imagens sejam em alta qualidade e, se possível, contenham todos os detalhes do produto. Em alguns casos, pode ser interessante adotar o uso de fotos com fundo branco. Isso faz com que o cliente possa ter noção real do que está comprando.
  • Descrições concisas: assim como em qualquer site, é importante que o anúncio contenha todas as descrições do produto, como tamanho, cor, modo de utilizar, fabricação, modos de conservação, histórico do produto e outras informações necessárias para que o cliente possa utilizar da melhor forma.
  • Variações dos produtos: se você vende um produto que contenha variações, é importante que cada um deles tenha um anúncio diferente, isso faz com que seus clientes tenham mais opções para comprar, além de poder ver com mais exatidão cada opção existente. 
  • Link para checkout: ao incluir um link para a conclusão da compra, é possível dar mais agilidade e facilidade ao cliente. É importante também que essa página de checkout seja otimizada e facilite a compra do cliente, tirando obstáculos que poderiam fazer com que ele a abandonasse e deixasse o carrinho para trás.
  • Promoções e descontos: aproveite para oferecer descontos especiais e promoções de kits e combos de produtos em compras feitas através do Instagram Shopping. Você pode oferecer também alguns cupons e vouchers a serem aplicados na página de checkout. Tudo isso estimula ainda mais as vendas pela plataforma.
  • Análise de desempenho: o Instagram Shopping oferece métricas detalhadas sobre o desempenho dos produtos, como a quantidade de cliques em tags, visualizações da loja e também a taxa de conversão. Utilize isso para mudar ou aprimorar estratégias de vendas, saber se um produto vai bem ou não, se a loja precisa de melhorias ou se deve permanecer como está, dentre outras possibilidades.

 

6 maneiras de explorar o link de pagamento para se destacar no Instagram Shopping

O link de pagamento é fundamental para vender online e com maior otimização no Instagram Shopping, isso porque ele simplifica o processo da venda. Integrando essa funcionalidade, você poderá oferecer uma experiência de compra muito mais ágil e direta, evitando burocracias que desestimulam a compra por parte do cliente.

Fazer a escolha certa nessas horas é fundamental para ter acesso aos melhores benefícios e também para garantir os melhores e mais seguros processos de vendas.

No caso da solução de link de pagamento recebimento na hora do Mercado Pago, por exemplo, além de um poderoso sistema antifraude, suporte, aceitação a diversos meios de pagamento, é possível acessar diversos recursos de otimização para tornar cada venda uma experiência única para os clientes. Algumas das formas de explorar o link de pagamento com mais eficiência são:

1. Personalize a experiência de pagamento

É possível contar com um provedor de pagamentos que gere um link de pagamento e que ofereça uma experiência mais dinâmica e ágil para realizar o pagamento. No caso do link de pagamento Mercado Pago, por exemplo, é possível adicionar fotos, descrições dos produtos e até mesmo determinar se o link de pagamento irá ou não expirar em uma data determinada por você. Tudo para fazer com que o cliente tenha uma experiência realmente única a cada compra.

 

2. Facilite o processo de checkout

O processo de checkout deve ser o mais dinâmico possível, trazendo apenas informações relevantes e que direcionem o cliente para a efetivação da compra, sem a necessidade de sair para conferir os produtos que está comprando, analisar endereço de entrega e outros. Tudo precisa estar facilmente visível para ele não precisar abandonar a página.

 

3. Utilize Call to Actions (CTAs) estratégicos

Chamadas estratégicas são fundamentais para atrair clientes, destacando sempre a escassez do produto, a oportunidade da oferta e a alta demanda daquele item. Isso faz com que o cliente gere uma demanda pessoal de desejo e necessidade, evoluindo para a compra. Você pode, por exemplo, usar chamadas como “últimas peças; últimas unidades; compre com desconto até (data ou horário)” e disponibilizar um link.

 

4. Automatize as respostas

Algumas dúvidas e necessidades dos clientes podem ter respostas automáticas, isso agiliza o processo de compra e permite que sua loja tenha uma maior padronização das respostas, assim como a retirada de dúvidas e demandas em 24/7. Crie um atendimento pela DM (Direct Message), o campo de mensagens particulares no Instagram com respostas otimizadas para acelerar e filtrar os primeiros atendimentos e já fazer uma primeira triagem. Você pode, por exemplo, separar dúvidas de clientes e contatos para parcerias.

 

5. Ofereça suporte em tempo real

Seja para auxiliar em uma compra, resolver um problema ou até mesmo tirar dúvidas mais complexas, o suporte em tempo real, tanto automatizado, ou humanizado, é fundamental para não perder vendas, afinal, mesmo com todas as informações adicionadas ao produto, ainda é possível que dúvidas surjam. 

 

6. Combine o link de pagamento com ofertas exclusivas

É possível oferecer ofertas, cupons, vouchers e demais promoções ao cobrar com link de pagamento, isso estimula as vendas e ainda possibilita a criação de estratégias e ações através de uma ferramenta simples e fácil de utilizar em sua loja. Você pode, por exemplo, criar links com ofertas por tempo limitado até mesmo para fazer queimas de estoque ou para datas comemorativas.

 

Com um link de pagamento e o Instagram, sua loja vai decolar!

Configurando sua loja no Instagram Shopping e aliando o link de pagamento no processo de vendas, seu negócio pode se tornar uma máquina de vendas. Isso porque você levará o seu produto no local que os clientes estão, além disso, oferecerá a eles a oportunidade de comprar com muito mais facilidade. 

Saber como gerar link de pagamento para explorar ao máximo essa solução no seu negócio é essencial para aumentar vendas e eliminar barreiras e obstáculos no processo de compra do cliente.

Aplicando as dicas e implementando agora mesmo o Instagram Shopping, é possível alcançar clientes que antes não poderia, assim, poder vender mais, impulsionar seu negócio para o futuro e alcançar o sucesso que sempre quis! Tudo isso, investindo pouco ou quase nada, em uma estratégia que só tende a crescer. 

 


💡Leia também:

Como funciona o link de pagamento e como cobrar a distância

O que é Compra Garantida Mercado Pago no Link de Pagamento

Retentativa de pagamento: o que é e como o link pode ajudar

Vender por link com MEI: como o link de pagamento Mercado Pago ajuda

Antes e depois: a evolução da indústria de pagamentos online

 

Conheça as vantagens que o Link de Pagamento oferece para seu negócio


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