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Como vender aparelhos eletrônicos online e se destacar no Dia dos Pais

Mercado Pago: Homem de óculos vestindo camisa azul e sentado em uma cadeira verde, em frente a uma mesa marrom com computador aberto em um e-commerce de produtos eletrônicos. Ele busca saber como vender mais em sua loja. Na mesa, há uma luminária preta, um celular, um vaso de planta e um porta-lápis.

As vendas online ganham cada vez mais popularidade, conforme as inovações no mercado avançam. Hoje, é fácil encontrar qualquer item na internet e também diversos deles, o que mostra a alta concorrência.

Mas, se por um lado existem inúmeros vendedores, por outro também existem centenas de compradores com necessidades diferentes, sendo a oportunidade que você procura para chamar a atenção deles para os seus produtos, principalmente se você trabalha com o nicho de aparelhos eletrônicos.

Fazer isso pode até parecer tarefa complicada, mas utilizando as estratégias certas e ações de efeito, é possível entender como vender pela internet com sucesso, principalmente no Dia dos Pais, uma das datas comemorativas mais importantes para quem empreende. Uma das missões mais importantes nessa tarefa é a inovação, que é necessária na hora de destacar produtos eletrônicos.

E cá entre nós, você até deve estar se perguntando: como vender mais e destacar meus aparelhos eletrônicos em datas sazonais? Mantenha a calma, pois isso é possível e você entenderá o porquê.

 

Por que e como vender produtos eletrônicos no Dia dos Pais?

No ano passado, as vendas de Dias dos Pais tiveram um grande crescimento no e-commerce, com um aumento de 30% e a tendência para 2024 é que esse aumento continue, dado a facilidade e segurança que comprar de forma online proporcionam. Esse crescimento nos números mostra a grande oportunidade que o seu negócio pode ter em investir nesta área, principalmente oferecendo produtos eletrônicos, que tem grande aceitação e são tendências de presentes atualmente.

Esse crescimento pode ser atribuído a diversos fatores, principalmente pelo fato da praticidade que as compras online oferecem aos consumidores. Itens como celulares, relógios inteligentes, notebooks, tablets, carregadores portáteis, caixinhas de som, fones de ouvido sem fio e assistentes virtuais são opções que chamam atenção. 

Eles despertam o interesse dos consumidores que estão atrás de presentes, sendo algumas das opções mais procuradas, por oferecerem mais praticidade, entretenimento e conectividade. 

Mas como vender produtos eletrônicos online? Primeiro, é preciso entender que a popularidade das vendas online está relacionada à conveniência oferecida aos consumidores, que podem comparar preços, verificar avaliações e realizar as compras de qualquer lugar e a qualquer hora.

E não podemos esquecer da diversidade de produtos e a possibilidade de encontrar ofertas exclusivas online que atraem cada vez mais consumidores para o e-commerce, por isso, é muito importante ter atenção a essas questões. 

Nesse contexto, entender o perfil do consumidor, o comportamento de compra e as tendências atuais também é importante, já que é através disso que você poderá escolher os produtos certos e criar estratégias de marketing e vendas bem estruturadas para construir uma campanha de Dia dos Pais mais eficaz e impactante. E não se esqueça da experiência de compra personalizada, que pode aumentar significativamente as chances de conversão e fidelização.

 

Produtos e aparelhos eletrônicos ideais para o Dia dos Pais

Existem diversos produtos eletrônicos que sua loja pode explorar e vender pela internet, todos eles têm ótima aceitação e são excelentes opções de presente. E para alcançar o sucesso, é fundamental trabalhar com a experiência de compra, ou seja, não apenas oferecer um item ao cliente, mas sim proporcionar a melhor jornada possível desde a escolha do produto até a entrega. 

Alguns dos produtos eletrônicos que você pode pensar em colocar a venda na sua loja são:

 

  • Smartphones e tablets: os clássicos nunca saem de moda, não é? Celulares e tablets oferecem diversas funcionalidades aos pais, desde a comunicação até o entretenimento. O ideal é trabalhar com diferentes modelos e faixas de preço para atingir um público mais amplo. Além disso, você pode oferecer uma consultoria personalizada, com atendimento  via chat ou telefone para auxiliar os seus clientes a escolherem o melhor modelo baseado nas necessidades do pai que será presenteado. Disponibilize também ferramentas de comparação que permitam os clientes verem as especificações dos produtos lado a lado. 

  • Notebooks: os notebooks são presentes ideais para os pais que precisam de mais mobilidade e desempenho, seja relacionado ao trabalho ou ao lazer. Sua loja pode oferecer opções com diversas configurações para diferentes usos. Além disso, você pode realizar demonstrações ao vivo em live para mostrar as funcionalidades e diferenças entre os modelos, além de brindes como capinhas para transporte e outros itens que complementam, como mouse ou apoio de notebook para mesa. 

  • Smartwatches: eles ganham cada vez mais espaço no universo dos eletrônicos e, por terem bom custo benefício e alta usabilidade, atraem os consumidores que querem oferecer algo diferente aos pais. Estes dispositivos oferecem monitoramento de atividades físicas, notificações e várias outras funcionalidades e para atrair ainda mais a atenção, você pode criar guias explicativos sobre as funcionalidades e benefícios, além de oferecer descontos ao cliente e combinar os smartwatches com outros produtos, como celulares ou um conjunto de pulseiras personalizadas. 

  • Fones de ouvido: os fones são excelentes aparelhos eletrônicos para oferecer e é interessante tentar atrair a atenção do cliente levantando alguns pontos como: se o pai dele viaja muito, se pratica esportes ou se gosta de ouvir músicas, então o fone de ouvido é o melhor presente para estes pais. Para impulsionar ainda mais a experiência, disponibilize vídeos ou áudios de demonstração que mostrem a qualidade do som e garanta uma política de troca fácil caso o cliente não fique satisfeito com o produto ou deseje outro modelo, como um sem fio. 

  • Câmeras fotográficas: para pais que são entusiastas da fotografia, câmeras digitais e acessórios são ótimas opções. O ideal é que sua loja disponha de modelos que variem desde compactas até DSLR e mirrorless. Pense também em oferecer workshops gratuitos ou tutoriais online sobre fotografia, como tirar fotos de produtos e pessoas e uso da câmera. Venda também pacotes que incluem acessórios como tripés, lentes e cartões de memória.

  • Jogos e consoles: aquele bom e velho videogame como presente nunca falha, por isso, apostar nesses itens e ofertá-los com a possibilidade dos filhos passarem mais tempo junto aos pais em um momento de diversão pode atrair os olhares dos que vão presentear. Nesta opção vale oferecer opções de parcelamento. Crie pacotes promocionais que incluam jogos populares e acessórios para aumentar o interesse pela sua loja e destaque as pré-vendas de jogos ou consoles, oferecendo brindes exclusivos.

  • Dispositivos de segurança e vigilância: para pais preocupados com a segurança doméstica câmeras de segurança, sistema de alarmes, travas e outros aparelhos eletrônicos para segurança patrimonial podem ser boas pedidas na hora de ofertar aos consumidores. Trabalhar boas estratégias de marketing, oferecendo estes itens como presentes úteis e diferenciados é uma excelente opção para ter sucesso. Além disso, você pode criar tutoriais em vídeo para ajudar os clientes na instalação dos dispositivos.

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Como vender produtos eletrônicos no Dia dos Pais em 8 estratégias

Agora que você já tem uma ideia de quais produtos escolher para oferecer aos seus clientes para o Dia dos Pais, é hora de saber como fazer isso de forma inteligente, utilizando estratégias eficazes para aumentar suas vendas online. 

Algumas das principais ações que você pode tomar são:

 

1. Inicie o planejamento das campanhas do Dia dos Pais com antecedência

Qualquer campanha mais elaborada e bem estruturada precisa de um tempo de antecedência para ser bem planejada, assim, você consegue ter mais tempo para pensar ações, escolher produtos, traçar o perfil do seu público e conseguir boas condições com fornecedores. Uma solução é criar um calendário detalhado com todas as ações de marketing, desde a pré-campanha até o pós-Dia dos Pais, incluindo datas para lançamentos de promoções, envio de e-mails e publicações em redes sociais.

 

2. Customize as campanhas e conteúdos

Criar campanhas voltadas ao Dia dos Pais tem o poder de atrair mais pessoas que apenas uma campanha promocional normal, isso porque as pessoas sairão em busca de promoções de Dia dos Pais. Para isso utilize dados e insights sobre seus clientes para criar mensagens que ressoem com suas necessidades e desejos, utilize as redes sociais, entregue conteúdos personalizados que falam sobre a usabilidade do produto para os pais. Por exemplo, você pode enviar e-mails personalizados com recomendações de produtos baseadas nas compras anteriores dos clientes e nas suas preferências.

 

3. Garanta um site intuitivo e melhore a experiência do usuário

Seu site precisa ser dinâmico e intuitivo, ou seja, ter facilidade de navegação, visualização e possibilidade de fácil escolha de produtos e também conclusão da compra. Para isso, ter um checkout otimizado é fundamental, tudo para melhorar a experiência de compra do cliente. Uma outra ideia de otimização é implementar uma barra de busca com sugestões automáticas e filtros avançados para facilitar a localização dos produtos.

 

4. Implemente formas de pagamento diversificadas

Foi a época em que as pessoas utilizavam apenas um meio de pagamento. Atualmente, todos são requisitados e é ideal contar com um sistema de checkout que possibilita o pagamento por cartão de crédito e débito, Pix, link de pagamento, débito automático em conta e opções de parcelamento.

 

5. Pense em estratégias integradas de marketing digital

Utilize uma combinação de canais de marketing digital para alcançar seu público de forma eficaz e consistente. Por exemplo, você pode sincronizar campanhas de e-mail marketing, redes sociais, anúncios pagos e marketing de conteúdo para criar uma mensagem coesa em todos os pontos de contato com o seu cliente. Além disso, você também pode usar a estratégia de anúncios de remarketing para alcançar clientes que visitaram seu site mas não finalizaram a compra, oferecendo lembretes ou descontos adicionais.

 

6. Crie promoções atrativas

Ofertas especiais podem ser um grande incentivo para os clientes realizarem suas compras em seu e-commerce. Por exemplo, você pode oferecer descontos exclusivos e cupons para o Dia dos Pais, incentivando a compra de presentes. Pense também em ofertar frete grátis para compras acima de um determinado valor, aumentando o ticket médio.

 

7. Ofereça um atendimento ao cliente de excelência

Desde o início do relacionamento, até a conclusão da compra e o pós-venda, é fundamental oferecer bom atendimento. Isso significa retirar dúvidas, solucionar possíveis problemas, oferecer possibilidades conforme a demanda do cliente e tudo o que possa aumentar a experiência de compra. Por exemplo, disponibilize um atendimento ao cliente por chat ao vivo, telefone ou e-mail 24 horas por dia, 7 dias por semana, para auxiliar seu cliente em qualquer necessidade que ele tiver.

 

8. Monitore resultados

Tanto para atualizar a própria campanha que está em andamento, quanto para tomar de lição para campanhas seguintes, monitorar os resultados e pedir feedback dos clientes é fundamental. Pense em utilizar ferramentas de análise e plataformas de CRM para monitorar o tráfego do site, taxas de conversão e comportamento do consumidor. Com base nos dados coletados, ajuste suas campanhas em tempo real, como alterar anúncios com baixo desempenho ou intensificar promoções bem-sucedidas.

 

Nada de carrinho abandonado!

Você já ouviu falar em abandono de carrinho? Essa é a ação que mais preocupa quem foca em vender pela internet. O abandono de carrinho é caracterizado pelo consumidor que coloca um produto no carrinho do site, caminha até a etapa de finalização da compra e acaba desistindo. Isso acontece por diversos motivos, como falta de meios de pagamento disponíveis, dificuldade na compra, frete com um valor muito alto e poucas opções de parcelamento.

E como posso evitar esse fenômeno no meu e-commerce?

Com a solução de Checkout Mercado Pago, é possível reduzir a taxa de abandono de carrinho de maneira otimizada, com um sistema de checkout dinâmico, intuitivo, seguro e completamente integrado ao seu site, o que facilita a compra e transmite credibilidade. Você pode escolher entre as três opções que mais atendam ao seu e-commerce. Além disso, possibilita que o cliente possa pagar por vários meios e ainda te proporcionar o recebimento por suas vendas na hora, diretamente na sua Conta Mercado Pago.



Impulsione as vendas online de eletrônicos no Dia dos Pais!

Escolher os aparelhos eletrônicos certos na hora de vender pela internet pode ser a chave em como vender mais e obter mais lucro no Dia dos Pais. Utilizar esta data para se destacar é a chance de fidelizar clientes para outras épocas do ano, excelente para aumentar o fluxo de caixa do seu negócio.

Além disso, combinar as estratégias de vendas com um parceiro como o Mercado Pago pode ser ainda mais vantajoso, já que, além de oferecer os melhores produtos e ter as melhores condições, como recebimento na hora, você ainda proporcionará ao consumidor as melhores condições de compra. Isso tudo é essencial para aumentar os resultados de vendas e o sucesso do seu negócio, utilizando de uma solução simples e fácil, mas com altos índices de resultados.

 

 


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