Como lidar com recusas de pagamento do cartão de crédito no e-commerce
Como um bom empreendedor virtual, você faz de tudo para que seu e-commerce atenda aos melhores padrões de qualidade: investe em uma plataforma excelente para vender seus produtos de maneira fácil, visual e agradável.
Cria uma boa experiência de compra para seus visitantes, oferece bons preços, diversos e inovadores métodos de pagamentos, proporciona a melhor visualização, usabilidade e navegação em dispositivos móveis para atender a demanda mobile e garante que seu processo de checkout seja rápido e seguro, contando com um gateway de pagamentos que assegure as transações no seu e-commerce.
💙 Acesso rápido - Recusas de pagamento do cartão de crédito
🤔Por que as recusas de pagamento acontecem?
💳 Cartão expirado ou bloqueado
💳 Informações incorretas
💳 Segurança do banco
💳 Falta de informações atualizadas
💳 Prevenção de fraudes
🤔 Como lidar com as recusas de pagamento do cartão de crédito?
😉 Vá além na administração do seu e-commerce e conquiste taxas de aprovação mais altas
No entanto, um imprevisto acontece: o cliente tem o pagamento recusado pelo cartão de crédito. Algo que parece sair completamente do seu controle e acaba com toda a experiência de compra que você acabou de proporcionar. E agora?
Ainda que isso seja difícil de prever e afete a taxa de aprovação do seu e-commerce, é possível contornar a situação e criar outras formas de concretizar a compra, com o pagamento aprovado, sem problemas maiores.
Por que as recusas de pagamento acontecem?
Antes de falarmos como reverter as recusas de pagamento do cartão de crédito, é importante pontuar alguns motivos pelos quais elas acontecem:
Cartão expirado
ou bloqueado
Das duas uma: ou seu cliente inseriu as informações de um cartão que tem a data de vencimento ultrapassada, isto é, o cartão está vencido e não tem mais validade, ou o cartão está bloqueado pelo banco ou instituição financeira pelo atraso no pagamento da fatura.
Falta
de limite
Outro motivo comum para recusa no pagamento, principalmente nas compras parceladas, é justamente a falta de limite. Muitas vezes, seus clientes podem não estar atentos ao limite disponível para uso no cartão de crédito que optaram por utilizar para realização da compra e, por isso, houve a recusa do meio de pagamento escolhido.
Informações
incorretas
No checkout, é preciso informações sensíveis para identificar a veracidade da transação: nome completo do titular, número do cartão, CPF, data de nascimento, data de vencimento do cartão e código CVV de segurança. Se pararmos para pensar, é uma baita porção de números e é fácil errar algum. Por isso, pode acontecer de seus clientes digitarem errado.
Segurança
do banco
Outro fator que pode bloquear a utilização de um cartão de crédito é a falta de comunicação com o sistema do banco, bem como recusas por políticas de segurança estabelecidas por protocolos da própria instituição financeira e, nesse caso, o cliente precisaria entrar em contato com a central emissora do seu cartão de crédito, para autorizar manualmente seu pagamento
Falta de
informações atualizadas
Muitas vezes, a recusa pode ocorrer por problemas na comunicação entre o seu e-commerce e o sistema bancário ou a bandeira de cartão de crédito. Entenda, toda vez que uma transação acontece, as informações que você coletou do seu possível cliente são enviadas para a instituição financeira validar e retornam para o seu sistema. No entanto, se algum sistema está desatualizado, pode influenciar esse processo e resultar na recusa do pagamento.
Prevenção
de fraudes
Talvez seu sistema antifraude tenha recusado um pagamento de um possível consumidor para proteger seu e-commerce. Isso pode acontecer por muitas razões: valor da compra muito acima do padrão de comportamento de compra do seu cliente, muitas compras realizadas em sequência com o mesmo cartão de crédito ou, até mesmo, algum detalhe diferente nas informações apresentadas. Um sistema que conta só com inteligência artificial, tende a bloquear esse tipo de transação e considerá-la fraudulenta.
Leia também: Como funcionam as recusas de aprovação de pagamentos no Mercado Pago
Como lidar com as recusas de pagamento do cartão de crédito?
Independentemente do motivo pelo qual aconteceu, a recusa do pagamento é contornável. Mas, para isso, é importante:
- Ter clareza sobre os motivos de recusa
Sem saber o motivo da recusa, você não pode explicar para o seu cliente o que aconteceu e nem pode tentar contornar a situação. Por isso, é importante contar com soluções de pagamento que ofereçam essa informação.
- Contar com uma plataforma multiadquirência
Quando trabalha com diversas adquirentes, a plataforma de pagamentos pode fazer a retentativa automática quando há uma recusa. Esse processo dura segundos e garante que um pagamento legítimo não seja recusado por motivos facilmente resolvidos.
- Oferecer outras opções de pagamento parcelamento
Contar com outras opções de pagamento, via carteira virtual ou boleto parcelado, é um excelente movimento e que pode ser crucial para concretização da compra. Aqui, oferecer uma saída alternativa para seus clientes, independentemente do motivo pelo qual tiveram seus cartões recusados, é transformar a experiência de compra, mostrando que se importa com eles.
- Ter ferramentas de retentativa para gestão e recuperação de vendas
No planejamento da sua loja virtual, pense em quais alternativas pode usar quando acontece uma recusa, como enviar um link de pagamentos para a retentativa com outro método, por exemplo. Isso mostra o seu interesse em contornar a situação e oferecer uma boa experiência para os compradores.
Vá além na administração do seu e-commerce e conquiste taxas de aprovação mais altas
Lidar com as recusas de pagamento não precisa ser uma dor de cabeça na gestão do seu e-commerce. Estar atento aos motivos por que isso acontece e contar com ferramentas que te ajudem a contorná-los faz toda a diferença em um fator muito importante: suas vendas.
Isso melhora suas taxas de aprovação e aumenta a credibilidade da sua loja diante dos clientes, que, com certeza, voltarão a comprar com você, fidelizando sua marca.
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