Como tirar fotos de produtos para vender mais
Não é novidade que as compras on-line são um sucesso. No entanto, engana-se quem pensa que, ao disponibilizar produtos ou serviços, eles serão comprados instantaneamente. Um negócio de sucesso é o resultado de muito trabalho. Para isso, é preciso reunir diversos fatores para atrair clientes e levá-los a uma compra. Um desses pontos, talvez um dos mais importantes, são as fotos dos produtos.
Enquanto o cliente de uma loja física pode experimentar, tocar e sentir a mercadoria, em uma loja virtual, isso não é possível. É justamente por isso que a sua loja virtual precisa de boas fotos para vender. Aliás, 67% dos compradores levam em consideração a qualidade das imagens dos produtos ao fazer uma compra. E não é só na hora de atrair o olhar dos clientes que elas fazem a diferença: um teste da Optimizer revelou que boas imagens aumentam em 9% a conversão de vendas.
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Como tirar boas fotos dos seus produtos
Felizmente, produzir fotos de qualidade e atrativas para o seu negócio é muito acessível hoje em dia. Para isso, basta treino e cuidado com os itens a seguir:
Escolha um fundo branco
A estrela da imagem deve ser o produto, é claro. Por isso, contar um cenário neutro, como um fundo branco, ajuda a dar destaque ao item fotografado e a harmonizar sua loja virtual. E não é preciso um grande investimento para isso: uma parede branca, tecido, papel ou fundo infinito já garante esse padrão.
Faça fotos de ângulos diferentes
Como seu cliente não pode conferir os produtos em mãos, pense sempre como as imagens podem ajudar a melhorar essa experiência. Busque oferecer fotos de diferentes pontos de vista para sanar as possíveis dúvidas e eliminar qualquer objeção até a compra. Além disso, fique atento à fidelidade de cores.
Tire fotos com boa resolução
Para conseguir imagens de qualidade, é necessário prestar atenção à quantidade de pixels da sua câmera, assegurando que ela terá nitidez suficiente para exibir o produto e seus detalhes. Felizmente, a maioria dos smartphones atuais já consegue proporcionar qualidade acima das configurações mínimas recomendadas:
Imagens retangulares: 640 x 480 pixels
Imagens quadradas: 640 x 640 pixels
Preste atenção na iluminação
Para fotografar produtos, o mais recomendável é usar luz natural ou branca para captar cores fiéis. Uma simples luminária ou ring light já pode melhorar o resultado final.
Considere fotos em escala
Já imaginou comprar um produto e, no momento de recebê-lo, descobrir que se trata de uma miniatura? Mesmo que você descreva as dimensões do produto no site, a foto pode ajudar a transmitir melhor o tamanho real e evitar dúvidas. Um bom recurso para isso é fotografar a mercadoria próxima a um objeto que sirva de parâmetro. Assim, o cliente terá noção do tamanho e evitará possíveis frustrações.
Crie um padrão de fotos de produtos
Além de ajudar na identidade visual da sua marca, manter um padrão ajuda o cliente na hora de fazer as buscas na sua loja virtual. Isso serve tanto para o tamanho e formato, quanto ao fundo e ao ambiente em que as fotos de produto são tiradas. Imagens padronizadas proporcionam uma melhor a experiência visual, além de transmitir mais profissionalismo.
Busque inspirações e boas referências
Essa dica vai te ajudar a nunca ficar sem ideias na hora de produzir suas fotos. Pesquise nos sites de concorrentes, em outras marcas que você acompanha e até em redes sociais como Pinterest, assim será mais fácil ter ideias de imagens que valorizem produtos. Diversos nichos como moda, decoração e artesanato podem se beneficiar de boas referências.
Abuse da criatividade
Padronização não quer dizer que as suas fotos precisam ser sem graças. Com criatividade e prática, é possível dar um toque de personalidade e ajudar a trazer a identidade visual do seu site também para a fotografia dos seus produtos.
E os equipamentos necessários?
Com a tecnologia dos smartphones atuais, é possível sim produzir imagens de qualidade sem gastar muito. Além das dicas, alguns acessórios acessíveis podem ajudar a garantir um resultado ainda mais profissional, como uso de ring lights, tripé e fundos prontos. Tudo isso pode ser comprado on-line e ajuda na criação das fotos do seu negócio.
Invista em boas imagens para a sua loja virtual
Agora, você já sabe como boas imagens fazem toda a diferença em um negócio de sucesso. Por isso, não perca tempo, pense em como gostaria de fazer as fotos dos seus produtos, pesquise referências e vá em frente!
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