Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Como tirar fotos de produtos para vender mais

Boas imagens podem fazer a diferença nas vendas online. Confira algumas boas práticas que vão te ajudar a produzir as fotos certas para conquistar seus clientes!
Como tirar fotos de produtos

Não é novidade que as compras on-line são um sucesso. No entanto, engana-se quem pensa que, ao disponibilizar produtos ou serviços, eles serão comprados instantaneamente. Um negócio de sucesso é o resultado de muito trabalho. Para isso, é preciso reunir diversos fatores para atrair clientes e levá-los a uma compra. Um desses pontos, talvez um dos mais importantes, são as fotos dos produtos.

Enquanto o cliente de uma loja física pode experimentar, tocar e sentir a mercadoria, em uma loja virtual, isso não é possível. É justamente por isso que a sua loja virtual precisa de boas fotos para vender. Aliás, 67% dos compradores levam em consideração a qualidade das imagens dos produtos ao fazer uma compra. E não é só na hora de atrair o olhar dos clientes que elas fazem a diferença: um teste da Optimizer revelou que boas imagens aumentam em 9% a conversão de vendas.

 

 

Como tirar boas fotos dos seus produtos 


Felizmente, produzir fotos de qualidade e atrativas para o seu negócio é muito acessível hoje em dia. Para isso, basta treino e cuidado com os itens a seguir: 

seta2 Escolha um fundo branco 

 

A estrela da imagem deve ser o produto, é claro. Por isso, contar um cenário neutro, como um fundo branco, ajuda a dar destaque ao item fotografado e a harmonizar sua loja virtual. E não é preciso um grande investimento para isso: uma parede branca, tecido, papel ou fundo infinito já garante esse padrão.

seta2 Faça fotos de ângulos diferentes

 

Como seu cliente não pode conferir os produtos em mãos, pense sempre como as imagens podem ajudar a melhorar essa experiência. Busque oferecer fotos de diferentes pontos de vista para sanar as possíveis dúvidas e eliminar qualquer objeção até a compra. Além disso, fique atento à fidelidade de cores. 

seta2Tire fotos com boa resolução

 

Para conseguir imagens de qualidade, é necessário prestar atenção à quantidade de pixels da sua câmera, assegurando que ela terá nitidez suficiente para exibir o produto e seus detalhes. Felizmente, a maioria dos smartphones atuais já consegue proporcionar qualidade acima das configurações mínimas recomendadas:

seta2 Imagens retangulares: 640 x 480 pixels
seta2 Imagens quadradas: 640 x 640 pixels

 

seta2Preste atenção na iluminação

 

Para fotografar produtos, o mais recomendável é usar luz natural ou branca para captar cores fiéis. Uma simples luminária ou ring light já pode melhorar o resultado final.

seta2 Considere fotos em escala

 

Já imaginou comprar um produto e, no momento de recebê-lo, descobrir que se trata de uma miniatura? Mesmo que você descreva as dimensões do produto no site, a foto pode ajudar a transmitir melhor o tamanho real e evitar dúvidas. Um bom recurso para isso é fotografar a mercadoria próxima a um objeto que sirva de parâmetro. Assim, o cliente terá noção do tamanho e evitará possíveis frustrações. 

seta2 Crie um padrão de fotos de produtos

 

Além de ajudar na identidade visual da sua marca, manter um padrão ajuda o cliente na hora de fazer as buscas na sua loja virtual. Isso serve tanto para o tamanho e formato, quanto ao fundo e ao ambiente em que as fotos de produto são tiradas. Imagens padronizadas proporcionam uma melhor a experiência visual, além de transmitir mais profissionalismo.

seta2 Busque inspirações e boas referências

 

Essa dica vai te ajudar a nunca ficar sem ideias na hora de produzir suas fotos. Pesquise nos sites de concorrentes, em outras marcas que você acompanha e até em redes sociais como Pinterest, assim será mais fácil ter ideias de imagens que valorizem produtos. Diversos nichos como moda, decoração e artesanato podem se beneficiar de boas referências.  

seta2 Abuse da criatividade

 

Padronização não quer dizer que as suas fotos precisam ser sem graças. Com criatividade e prática, é possível dar um toque de personalidade e ajudar a trazer a identidade visual do seu site também para a fotografia dos seus produtos. 

 

                            💡 Leia também dicas para vender online

 

E os equipamentos necessários? 


Com a tecnologia dos smartphones atuais, é possível sim produzir imagens de qualidade sem gastar muito. Além das dicas, alguns acessórios acessíveis podem ajudar a garantir um resultado ainda mais profissional, como uso de ring lights, tripé e fundos prontos. Tudo isso pode ser comprado on-line e ajuda na criação das fotos do seu negócio. 

 

Invista em boas imagens para o sua loja virtual


Agora, você já sabe como boas imagens fazem toda a diferença em um negócio de sucesso. Por isso, não perca tempo, pense em como gostaria de fazer as fotos dos seus produtos, pesquise referências e vá em frente!

 

Manual de Vendas Online com Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados