Nos últimos anos, o comércio eletrônico vem registrando crescimento cada vez mais expressivo. Em 2020, houve um aumento de mais de 30% do número de pedidos e de 41% no faturamento em relação ao ano anterior, conforme Nielsen l Ebit. Ou seja, é um momento muito oportuno para montar uma loja virtual.
Sem dúvidas, começar um novo negócio é um grande desafio que exige trabalho duro e tomada de decisões na hora certa. Apesar disso, criar uma loja virtual não é nenhum bicho de sete cabeças.
Com um bom planejamento e dedicação, é possível fazer acontecer.
📖Checkout de pagamento: o guia completo para vendas online de sucesso
Com certeza, se você já pensa em abrir um negócio, deve ter várias ideias. Mas antes, é preciso entender alguns pontos essenciais em como montar uma loja virtual. Confira:
O primeiro passo é saber quais produtos deseja vender online, no atacado ou diretamente ao consumidor. É a hora de encontrar oportunidades de produtos, entender a demanda de mercado, nichos a serem explorados e mapear fornecedores.
Com isso em mente, é possível escolher então os produtos que serão ofertados no seu e-commerce.
Chegou a hora de caprichar na pesquisa. Comece analisando a concorrência para saber quais são os desafios e como poderá dar destaque à sua empresa.
Esse planejamento é a documentação das estratégias a serem adotadas e devem envolver itens como: precificação, serviço, entrega, gestão e os diferenciais do seu negócio.
Além disso, é preciso mapear o perfil do cliente, canais de marketing, abordagem de vendas, tudo aquilo que será necessário para o sucesso do seu empreendimento. E nada de guardar a pesquisa na gaveta: faça a revisão desse material periodicamente e analise melhorias e adequações.
Existem muitos elementos a serem considerados, mas a plataforma do e-commerce é um dos mais relevantes.
Em alguns casos, vale a pena investir em criar seu próprio e-commerce – o que exige mais investimento, pois precisará desenvolver tudo do zero. Mas não precisa se preocupar porque você pode escolher alguns caminhos:
Uma boa opção é abrir uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce, que traz muitas vantagens sobre o desenvolvimento de um site do zero e conta com um serviço completo e fácil de usar. Além disso, também é possível contar com o marketplace, já que não é preciso investir em estrutura e essa plataforma oferece um grande tráfego de possíveis compradores.
De modo geral, é importante fazer um mapeamento dos possíveis canais para vender pela internet e definir a melhor estratégia para sua empresa. A combinação certa de canais dependerá de seus produtos, seu público alvo e sua estratégia de venda. Mas quem está começando deve investir em mais de um canal para aumentar suas chances e atrair mais clientes, além de também investir em vendas pelo Instagram e pelo WhatsApp.
Outro ponto decisivo é investir em um bom parceiro de solução de pagamento online. Em suma, essa ferramenta deve facilitar o checkout e oferecer os melhores e mais variados métodos de pagamento.
Assim, você garante que os clientes sintam confiança e tenham praticidade ao comprar no seu site, melhorando as suas taxas de conversão. As soluções de pagamento também contam com segurança antifraude e a facilidade de gestão das vendas.
Com o produto e estrutura definidos, a próxima fase é a preparação para o lançamento do seu negócio, e quanto mais tempo para o planejamento de todos os detalhes, melhor.
Entre os principais pontos de atenção está a logística. Na hora da escolha dos parceiros de entrega, lembre-se de contar com soluções que ofereçam um bom equilíbrio entre os custos de envio e prazos satisfatórios.
Há também a escolha das embalagens, que fazem parte da experiência de compra e devem estar alinhadas com a sua identidade visual, assim como acomodar bem os produtos para que cheguem em perfeito estado para os clientes.
Não esqueça de deixar as políticas de trocas e cancelamentos bem claras nos canais da sua loja virtual, assim como para a equipe de atendimento.
Por fim, é preciso mapear os indicadores que nortearão o seu negócio. Veja quais são as principais métricas para o seu e-commerce e como utilizar essas informações de forma estratégica.
Também importante para a visibilidade da sua loja é entender fundamentos da otimização de mecanismos de pesquisa para que possa estruturar adequadamente seu site e suas páginas para o Google e outros mecanismos de pesquisa. O SEO (otimização para mecanismos de busca) é absolutamente vital para o sucesso de qualquer projeto de comércio eletrônico.
Para isso, você pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir quais pesquisas são realizadas para o seu tipo de produto e garantir que seu site contenha todas essas palavras-chave em todos os lugares certos, como:
Você encontrará informações mais detalhadas sobre como tornar um site visível no Google acessando esse guia de SEO para iniciantes.
Existem diversas ações que ajudam a dar um gás e aquecer as vendas na sua loja online. Com táticas de marketing, você pode expandir o tráfego e convertê-lo em vendas online.
Entre algumas das estratégias mais efetivas, estão:
💡 Leia também: Saiba como inovar seu negócio e vender mais com o dropshipping
Com o tempo, você aprenderá e desenvolverá as melhores práticas para escolher um produto, avaliar sua viabilidade, as melhores ferramentas, fornecedores, fazer marketing e vender. O importante é estar atento às dicas do mercado, oferecer um bom produto, encantar seus clientes e aprimorar os processos do seu e-commerce.
Vender na internet pode ser a sua chance de realizar o sonho de ter seu próprio negócio. Quer fazer parte do crescimento do comércio eletrônico?
Siga essas dicas de como montar sua loja e aprenda também como vender nas redes sociais, é simples, prático e pode trazer excelentes resultados.