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Como montar uma loja online

Empreendedor vendo como montar uma loja online no computador e celular.

Nos últimos anos, o comércio eletrônico vem registrando crescimento cada vez mais expressivo. Em 2020, houve um aumento de mais de 30% do número de pedidos e de 41% no faturamento em relação ao ano anterior, conforme Nielsen l Ebit. Ou seja, é um momento muito oportuno para montar uma loja virtual. 

 

Sem dúvidas, começar um novo negócio é um grande desafio que exige trabalho duro e tomada de decisões na hora certa. Apesar disso, criar uma loja virtual não é nenhum bicho de sete cabeças.

Com um bom planejamento e dedicação, é possível fazer acontecer. 

 

📖Checkout de pagamento: o guia completo para vendas online de sucesso

6 dicas para montar uma loja online

Com certeza, se você já pensa em abrir um negócio, deve ter várias ideias. Mas antes, é preciso entender alguns pontos essenciais em como montar uma loja virtual. Confira: 

 

1. Escolha os produtos certos para vender

O primeiro passo é saber quais produtos deseja vender online, no atacado ou diretamente ao consumidor. É a hora de encontrar oportunidades de produtos, entender a demanda de mercado, nichos a serem explorados e mapear fornecedores.

Com isso em mente, é possível escolher então os produtos que serão ofertados no seu e-commerce. 

 

2. Pesquise e faça um bom planejamento

Chegou a hora de caprichar na pesquisa. Comece analisando a concorrência para saber quais são os desafios e como poderá dar destaque à sua empresa.

Esse planejamento é a documentação das estratégias a serem adotadas e devem envolver itens como: precificação, serviço, entrega, gestão e os diferenciais do seu negócio. 

Além disso, é preciso mapear o perfil do cliente, canais de marketing, abordagem de vendas, tudo aquilo que será necessário para o sucesso do seu empreendimento. E nada de guardar a pesquisa na gaveta: faça a revisão desse material periodicamente e analise melhorias e adequações. 

 

3. Configure seu negócio 

Existem muitos elementos a serem considerados, mas a plataforma do e-commerce é um dos mais relevantes.

Em alguns casos, vale a pena investir em criar seu próprio e-commerce – o que exige mais investimento, pois precisará desenvolver tudo do zero. Mas não precisa se preocupar porque você pode escolher alguns caminhos:

  • Plataformas alugadas: elas oferecem pacotes prontos com baixa complexidade para customização e atendimento para os mais variados tipos de venda online;
  • Loja com código aberto (Open Source): é necessário configurar plugins para cada necessidade do negócio, como meio de pagamento e gateway logístico. 
  • Loja com código próprio: oferece mais possibilidade de personalização e exige maior investimento. Toda a construção do site depende integralmente da equipe de desenvolvimento alocada. 



Uma boa opção é abrir uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce, que traz muitas vantagens sobre o desenvolvimento de um site do zero e conta com um serviço completo e fácil de usar. Além disso, também é possível contar com o marketplace, já que não é preciso investir em estrutura e essa plataforma oferece um grande tráfego de possíveis compradores.

De modo geral, é importante fazer um mapeamento dos possíveis canais para vender pela internet e definir a melhor estratégia para sua empresa. A combinação certa de canais dependerá de seus produtos, seu público alvo e sua estratégia de venda. Mas quem está começando deve investir em mais de um canal para aumentar suas chances e atrair mais clientes, além de também investir em vendas pelo Instagram e pelo WhatsApp.

Outro ponto decisivo é investir em um bom parceiro de solução de pagamento online. Em suma, essa ferramenta deve facilitar o checkout e oferecer os melhores e mais variados métodos de pagamento.

Assim, você garante que os clientes sintam confiança e tenham praticidade ao comprar no seu site, melhorando as suas taxas de conversão. As soluções de pagamento também contam com segurança antifraude e a facilidade de gestão das vendas.

 

4. Prepare-se para o lançamento da sua loja online

Com o produto e estrutura definidos, a próxima fase é a preparação para o lançamento do seu negócio, e quanto mais tempo para o planejamento de todos os detalhes, melhor. 

Entre os principais pontos de atenção está a logística. Na hora da escolha dos parceiros de entrega, lembre-se de contar com soluções que ofereçam um bom equilíbrio entre os custos de envio e prazos satisfatórios. 

Há também a escolha das embalagens, que fazem parte da experiência de compra e devem estar alinhadas com a sua identidade visual, assim como acomodar bem os produtos para que cheguem em perfeito estado para os clientes. 

Não esqueça de deixar as políticas de trocas e cancelamentos bem claras nos canais da sua loja virtual, assim como para a equipe de atendimento. 

Por fim, é preciso mapear os indicadores que nortearão o seu negócio. Veja quais são as principais métricas para o seu e-commerce e como utilizar essas informações de forma estratégica.

 

5. Faça sua loja aparecer nos mecanismos de busca

Também importante para a visibilidade da sua loja é entender fundamentos da otimização de mecanismos de pesquisa para que possa estruturar adequadamente seu site e suas páginas para o Google e outros mecanismos de pesquisa. O SEO (otimização para mecanismos de busca) é absolutamente vital para o sucesso de qualquer projeto de comércio eletrônico.

Para isso, você pode usar ferramentas de pesquisa de palavras-chave para descobrir quais pesquisas são realizadas para o seu tipo de produto e garantir que seu site contenha todas essas palavras-chave em todos os lugares certos, como: 

  • Títulos de página;
  • Descrições de produtos;
  • Títulos;
  • Meta descrições;
  • URLs;

Você encontrará informações mais detalhadas sobre como tornar um site visível no Google acessando esse guia de SEO para iniciantes

 

6. Invista em outras ações para impulsionar suas vendas

Existem diversas ações que ajudam a dar um gás e aquecer as vendas na sua loja online. Com táticas de marketing, você pode expandir o tráfego e convertê-lo em vendas online.

Entre algumas das estratégias mais efetivas, estão:

  • Publicidade paga, em plataformas como Google Ads e o Facebook Ads;
  • Marketing de conteúdo, aumentando a visibilidade do seu negócio e atraindo público qualificado;
  • Social selling: prática que cria relacionamento com os clientes através das redes sociais com o objetivo de gerar vendas. Algumas das plataformas usadas recentemente são: Facebook, Instagram e Pinterest.  

 

💡 Leia também: Saiba como inovar seu negócio e vender mais com o dropshipping

 

Comece a investir no seu sonho criando uma loja digital

Com o tempo, você aprenderá e desenvolverá as melhores práticas para escolher um produto, avaliar sua viabilidade, as melhores ferramentas, fornecedores, fazer marketing e vender. O importante é estar atento às dicas do mercado, oferecer um bom produto, encantar seus clientes e aprimorar os processos do seu e-commerce.

Vender na internet pode ser a sua chance de realizar o sonho de ter seu próprio negócio. Quer fazer parte do crescimento do comércio eletrônico? 

Siga essas dicas de como montar sua loja e aprenda também como vender nas redes sociais, é simples, prático e pode trazer excelentes resultados.

 

Potencilize as vendas do seu e-commerce com soluções personalizadas de checkout de pagamento

 


Escrito por:

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