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Vender mais por dropshipping: o guia estratégico para seu negócio

Saiba como inovar seu negócio e vender mais com o dropshipping

Vender por dropshipping: o guia estratégico para seu negócio

Com o avanço da tecnologia e da internet, vender de forma online se tornou um tipo de negócio que pode aumentar as vendas consideravelmente, atrair mais clientes que procuram por experiência de compra mais dinâmica, rápida e segura e ainda expandir seu empreendimento de forma constante.

O dropshipping é um novo modelo de venda que está ganhando palco entre os empreendedores pela sua praticidade, baixo custo e facilidade de organização, ideal para quem está começando a empreender pela internet com um e-commerce.

Mas, antes de começar a vender por dropshipping, é ideal conhecer bem essa modalidade de vendas, entender os processos e como funciona. Por trabalhar mais abertamente com fornecedores, a organização e o planejamento são peças chaves para ter um negócio de sucesso.

O que é vender por dropshipping?

O dropshipping (no inglês, “drop” significa largar e “shipping” significa remessa) é um modelo de negócios que permite que o empreendedor venda sem ter um estoque próprio, dependendo do estoque de terceiros para seguir com as entregas dos seus produtos. Você vende seu produto pela sua loja virtual e todo o processo de entrega e logística é feito por um fornecedor parceiro.

Você será um intermediário no processo de compra. Você irá vender para seu cliente e oferecer as melhores formas de pagamento para ele fechar a compra. Todo o processo de entrega, da embalagem até o cliente ter o produto em mãos, será de responsabilidade total do fornecedor que você escolher para ser seu parceiro. 

O processo de vender por dropshipping não é difícil se for organizado, permitindo que o cliente realize o processo de compras completo, você intermedie e o fornecedor realize o processo de entrega e logística. 

Todo o processo é composto pelas seguintes fases:

FASE 1

Tudo começa com seu cliente realizando uma pesquisa em seu e-commerce, no catálogo disponibilizado previamente pelo fornecedor baseado no estoque próprio dele e na logística de entrega. O importante nesta etapa é garantir seu alinhamento e organização com seu fornecedor, para oferecer uma ótima experiência de compra ao empreendedor.

FASE 2

Após seu cliente realizar o pedido e o pagamento em sua loja virtual, você irá aprovar o pagamento e repassar a ordem de compra para seu fornecedor. Nesta fase, o cliente não precisa saber que seu site funciona por dropshipping, não interferindo em sua compra e contribuindo para o processo fluir naturalmente.

FASE 3

Agora é com o fornecedor. Ele ficará encarregado de realizar a logística e a entrega, garantindo que seu cliente receba o produto certinho em sua casa. A única necessidade que você precisará adquirir com ele é o código de rastreio da compra, para enviar para seu cliente e ele poder acompanhar o pedido.

Para que essas fases sejam fluidas, ou seja, para que o cliente não encontre nenhuma dificuldade ou desconforto na hora de realizar a compra do produto e esperar a entrega, lembre-se de alinhar a organização com o seu fornecedor. 

Mercado Pago - Dropshipping

A importância de vender por dropshipping

O mercado do dropshipping está em constante evolução e vem atraindo cada vez mais empreendedores e consumidores. De acordo com a Market Data Forecast, especializada em pesquisa de mercado, o dropshipping tinha um valor de mais de $128 bilhões. As projeções atuais mostram que até 2026, a taxa de crescimento anual é estimada em 32%. 

Sendo um novo modelo de mercado, é muito importante que quem empreende de forma online, com um e-commerce, por exemplo, saiba que é possível escolher e investir nessa nova forma de negócio. Além de acompanhar a evolução do mercado digital e estar presente para seus clientes, você faz com que seu negócio venda mais e cresça constantemente.

Além disso, esse é um mercado relativamente de baixo custo, ideal para quem está começando a empreender e não quer prejudicar seu orçamento inicial. Manter um estoque próprio pode gerar diversos gastos para seu negócio, como local de estocagem e compra de mercadorias. 

Há certos processos que são importantes levar em conta para garantir que seu cliente tenha seu negócio como referência e compre constantemente com você. 

O prazo de entrega é um processo ideal para garantir a transparência com seus consumidores. Não basta apenas oferecer um produto bom com um preço competitivo, mas sim disponibilizar todas as informações sobre a entrega para seu cliente se sentir seguro. Seja claro e esteja à disposição do seu consumidor para que ele possa te contatar para qualquer dúvida que ele tiver.

Outro item que é essencial para garantir que a experiência do cliente seja boa é o código de rastreio. Totalmente relacionado com o prazo de entrega, o código de rastreio é uma segurança maior tanto para quem compra, quanto para quem vende. No caso do cliente, ele tem total segurança de saber onde seu produto está. Já para o empreendedor,  ajuda a proteger em caso de contestação do pagamento, comprovando que o produto foi vendido e enviado. 


A política de cancelamento de compra é uma obrigatoriedade que o empreendedor precisa seguir, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, garantindo a troca ou devolução de um produto. O consumidor tem até sete dias após a entrega do produto para entrar em contato com o negócio e solicitar o processo. Oferecer esse direito ao seu consumidor pode garantir credibilidade e segurança do seu negócio. 

Combinando todos esses processos, você evita dores de cabeça e acaba fidelizando mais clientes.

Você sabia?

As projeções atuais mostram que até 2026, a taxa de crescimento anual do dropshipping é
estimada em 32%

Como começar a vender por dropshipping

Começar a vender por dropshipping não é complicado, mas é ideal contar com uma organização para garantir que seu e-commerce venda mais, atraia mais clientes e contribua para a expansão do seu negócio.

Confira alguns passos para começar seu negócio dropshipping:

  • Escolha um nicho para trabalhar
    Antes de começar seu e-commerce, é importante escolher um nicho de mercado para investir, seguindo uma linha de produtos específicos ou trabalhar com variedades. Definir esses pontos pode te ajudar a entender melhor seu negócio e planejar as estratégias certas.
  • Faça parcerias com os fornecedores certos
    Por ser um modelo de mercado no qual você precisa contar com um fornecedor para oferecer os produtos e realizar as entregas, escolher os parceiros certos pode garantir o sucesso do seu negócio. Busque por instituições que já realizam esse tipo de serviço e que tenham experiências boas com outros empreendedores.
  • Conheça os produtos de perto
    Uma vez definido o fornecedor, conhecer e testar os produtos que você irá vender é essencial para saber exatamente o que você está vendendo e avaliar a oferta e o público alvo. Além disso, pode te ajudar a criar boas descrições de produtos no seu e-commerce, evitando reclamações e reembolso. Ofereça informações como fotos, dimensões, detalhes de uso e avaliações de outros compradores.
  • Fique de olho na concorrênciaPrincipalmente por causa da facilidade que o mundo digital traz para quem empreende, muitos negócios começaram a utilizar o dropshipping como forma de negócio. É essencial realizar uma pesquisa de concorrência para saber sobre o que eles vendem e como eles vendem.
  • Crie um site
    Depois de todos esses processos, você está pronto para construir seu e-commerce que tenha as funcionalidades ideais para dropshipping. Você vai fazer da sua loja uma vitrine, portanto investir em uma plataforma dinâmica, rápida e agradável pode ajudar seu cliente a realizar suas compras da melhor forma.
  • Ofereça formas de pagamento simples e seguras
    Além de uma plataforma de vendas dinâmica, também é essencial escolher um bom meio de pagamento, que opere na modalidade de dropshipping. Priorize o prazo rápido de liberação do dinheiro das vendas na hora de escolher, contribuindo para um bom fluxo de caixa.
  • Desenvolva estratégias de marketing e publicidade
    Para ter um negócio digital de sucesso, é essencial investir e desenvolver estratégias de marketing e publicidade, visando atrair mais clientes e expandir sua rede de contatos. Usufrua da facilidade que a internet oferece para seu negócio e seja referência em vendas.
  • Tenha uma política de cancelamento clara
    Como falamos, a política de cancelamento deve levar segurança e clareza para que seu cliente não desconfie e não compre mais com você. Por isso, forneça todas as informações possíveis para seu cliente caso ele desista da compra e ofereça um bom atendimento em relação às informações da entrega.
  • Faça uma análise e otimize seu e-commerce
    Atente-se aos seus processos e aos resultados que eles geram.  Esteja pronto para realizar qualquer mudança necessária, que contribua para a evolução do seu negócio, fazendo que ofereça o melhor aos clientes. 
  • Venda por marketplaces: para começar a vender por dropshipping, você pode considerar utilizar marketplaces para operar nessa modalidade. O Mercado Livre, por exemplo, é um ótimo marketplace para você iniciar suas vendas através do dropshipping. 
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5 vantagens de vender por dropshipping

Conhecendo bem como esse mercado funciona, seu negócio terá um faturamento maior, atrair e fidelizar mais clientes e contribuir para o crescimento constante do empreendimento. Vender por dropshipping é a solução para quem busca mais facilidade nas vendas. 

Confira algumas vantagens do dropshipping:

  • 1Reduz os custos
    Por ser um tipo de negócio que não requer gerenciamento de estoque, os custos e investimentos são reduzidos pelo empreendedor não precisar gastar com embalagem e transportadora, por exemplo. 

  • 2 Trabalhe com variedade de produtos 
    Com o dropshipping, você consegue trabalhar e vender com uma grande variedade de produtos que se correlacionam e aumentar o interesse dos clientes pelo seu negócio. Por exemplo, se você vende calçados como tênis, você pode começar a vender meias, cadarços, itens que se relacionem com o produto. 

  • 3 Tenha mais flexibilidade
    Não tendo um estoque de forma física, você não terá um lugar fixo para trabalhar, podendo realizar suas vendas quando e onde quiser. Você só precisa contar com uma boa conexão de internet e bons equipamentos como um notebook. 

  • 4 Alcance mais clientes
    Tendo essa flexibilidade de vendas, você também consegue atingir mais clientes por todo Brasil e internacionalmente, se for o caso.Assim, seu negócio cresce de forma constante e saudável.

  • 5 Administre mais facilmente
    Vender por dropshipping te garante mais facilidade em administrar seu negócio. Você foca na experiência e no relacionamento com o cliente e na divulgação do seu empreendimento, tendo mais autonomia.

Dropshipping no Mercado Pago: venda mais e melhor!

O dropshipping é uma modalidade cada vez mais comum entre os empreendedores, e investir neste tipo de negócio pode ajudar tanto quem está começando, como para quem deseja inovar e vender mais. 

E o Mercado Pago pode ajudar seu negócio dropshipping a decolar mais e você ter uma experiência otimizada. Seu dinheiro cai na hora, você terá auxílio para cuidar de chargebacks ("reversão de pagamentos" em português), altas taxas de aprovação de pagamentos e poderá contar com um sistema antifraude robusto, além das melhores soluções em pagamentos online.

Conte com o Mercado Pago como um parceiro no seu negócio de dropshipping e descubra tudo que o banco digital pode fazer pelo seu e-commerce.

 

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